Sheriff Tiraspol: Conheça o time Moldavo, estreante na Champions League 21-22

0
277
Sheriff
Foto: Reprodução: Twitter Sheriff Tiraspol

Antes de mais nada, o Fotbal Club Sheriff é o clube tradicional da Moldávia. Criado assim em 4 de abril de 1997. O time tem apenas 24 anos e já figura como o maior campeão nacional. São 19 títulos sendo 13 deles de forma consecutiva. Além disso,  possui atualmente 10 Copas nacionais e é heptacampeão da Supercopa. Ainda assim, é a primeira equipe moldávica à se classificar para a fase de grupos da UEFA Champions League.

Desde já, o Sheriff é da região de Tiraspol capital da Trasnístia, localizado no leste da Moldávia. Sendo assim, possui uma pequena quantidade de Russos em seu território. Contudo, a maior parte é moldáviana. Entretanto, na década de 90, uma guerra chegou a acontecer em defesa de seu território.

Quem manda na Moldávia é o Sheriff

Decerto a independência do país ocorrer em 1992, desde então as vespas dominaram o futebol moldávico. Nesse sentido, o primeiro título do campeonato nacional veio em 2000-2001, depois disso foi enfileirando conquistas que só foram parar na temporada de 2010, com o Dacia Chisinau. Atualmente, o time é hexacampeão nacional. Além da dez Copas e sete Supercopas.

Por vezes, o Sheriff teve oportunidades de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões, porém, todavia somente agora conseguiu cruzar o caminho até a fase de grupos, a experiência nesta fase na Liga Europa já é considerável.

Em outras palavras, por quatro vezes, disputou a fase de grupos da Europa League. Mas em nenhuma delas conseguiu avançar adiante para os mata-matas decisivos do torneio. A melhor participação do Sheriff foram os terceiros lugares em 2009/10, 2013/14 e 2017/18.

Brasileiros conhecidos

Antes de mais nada, foi o primeiro clube da Moldávia à contratar brasileiros. Por exemplo: Ricardo Luvvanor (se naturalizou moldavo) e Jymmy. Ainda assim, em seu elenco constam três brasileiros, Fernando Constanza (ex-Botafogo), Cristiano (Jogou no Criciúma, CBR e outros e Luvvanor.

Sheriff: Por que o nome?

Contudo, brasão da equipe se parece com o distintivo de um xerife dos Estados Unidos, de onde também vem a inspiração para o nome do time.

O seu estádio Sheriff Stadium tem capacidade para 22.360 torcedores.

Grupo na Champions League 2021-2022

Ainda assim, nessa mesma linha de raciocínio, o Sheriff se classificou para a sua primeira Champions ao vencer o Dinamo Zagreb por 3 x 0 no agregado. Dessa forma, o seu grupo é o D, com:

Real Madrid

Internazionale

Shaktar Donestk

A estreia é contra o Shaktar, quarta-feira (15) no Sheriff Stadium.