Sheffield United x Sheffield Wednesday: a rivalidade da cidade do aço

A cidade de Sheffield é o cenário de uma grande rivalidade entre clubes de futebol

0
472
sheffield
Matthew Lewis/Getty Images

A exemplo de tantas cidades na Inglaterra, Sheffield também abriga uma grande rivalidade entre clubes de futebol.

A cidade é o lar do Sheffield FC, clube de futebol mais antigo do mundo, fundado em 1857 e que figura nas divisões amadores da Inglaterra.

Além disso, se tratando do futebol profissional, Sheffield reúne outras duas equipes que possuem um histórico que ultrapassa cem anos de disputa: Sheffield Wednesday e Sheffield United protagonizam um dos mais intensos derbys da Inglaterra.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

Clássicos Ingleses: Sheffield United x Sheffield Wednesday

Sheffield United x Sheffield Wednesday: a rivalidade da cidade do aço

O início da rivalidade

Localizada em South Yorkshire, a cidade de Sheffield é a sexta mais populosa do país e ficou conhecida por sua importância durante o período da Revolução Industrial.

Sua história no futebol começa a ser contada no longínquo ano de 1867, com a fundação do Sheffield Wednesday, clube que até então realizava somente a prática do críquete.

Em seus primeiros anos, a equipe mandou suas partidas em diversos estádios, sendo o original mandante no Bramall Lane.

No entanto, no ano de 1889, o clube decide se mudar mais uma vez, migrando para o distrito de Owlerton, em seu novo estádio, Hillsborough. A área, inclusive, serviu de inspiração para o apelido da equipe (Owls – Corujas).

George Wood/Getty Images

Com um estádio sem utilização, o Sheffield United Cricket Club, por meio de seu presidente, Sir Charles Clegg decidiu formar em 1889, uma equipe de futebol para atuar no Bramall Lane. Assim, nascia o Sheffield United Football Club.

Em homenagem à cidade de Sheffield e sua indústria, a equipe ficou conhecida como Blades (lâminas), carregando em seu escudo referidas armas.

Richard Heathcote/Getty Images

Leia mais: 10 jogadores que vestiram a camisa do Sheffield United e você não sabia

Primeiros encontros

A primeira partida entre Wednesday e United ocorreu em 15 de dezembro de 1890, em amistoso. O confronto inicial terminou com a vitória da equipe mais antiga pelo placar de 2 a 1.

Já o primeiro jogo oficial entre ambos ocorreu em 16 de outubro de 1893. O Sheffield United recebeu o rival no Bramall Lane em um confronto que acabaria sem vencedor, com o placar de 1 a 1.

Durante várias temporadas consecutivas, as equipes figuraram simultaneamente na primeira divisão da Inglaterra, com seus duelos pela First Division acontecendo entre 1901/1902 até 1914/1915.

Conquistas de cada lado

O Sheffield Wednesday, em seus 153 anos de existência, reúne maior número de conquistas.

A equipe conseguiu vencer por quatro vezes o Campeonato Inglês, atual Premier League (1902/1903, 1903/1904, 1928/1929, 1929/1930). Além disso, conquistou três títulos da Copa da Inglaterra (1895/1896, 1906/1907, 1934/1935).

Os Owls ainda contam com cinco títulos da Second Division, a atual Championship.

O clube ainda soma participações em torneios continentais. Disputou a antiga Inter-Cities Fairs Cup, também conhecida por Taça das Feiras, a antiga Copa da Uefa e a Copa Intertoto.

Já o Sheffield United, em 131 anos, conseguiu conquistar o Campeonato Inglês em uma oportunidade (1897/1898), além de quatro títulos da Copa da Inglaterra (1898/1899, 1901/1902, 1914/1915, 1924/1925).

Além disso, o clube se destacou em 2017 com a conquista da League One, o que tornou os Blades a quarta equipe a sagrar-se campeã nas quatro principais divisões da Inglaterra.

Warren Little/Getty Images

Leia mais: Quiz: Nomeie jogadores brasileiros que atuaram na Premier League

Retrospecto e encontros marcantes

Ainda que seja uma rivalidade com quase 130 anos de história, pode-se dizer que as equipes se enfrentaram em poucas oportunidades.

Até o momento, foram realizados apenas 144 jogos somando amistosos e partidas oficiais.

Como se espera de um dérbi, há muito equilíbrio nos confrontos com a equipe do United tendo mínima vantagem.

Os Blades somam 49 vitórias contra 48 do Wednesday. Além disso, em 47 oportunidades o confronto terminou empatado.

Entre os embates que marcaram o Steel City Derby, está o massacre que o United foi responsável em 8 de setembro de 1951, ocasião em que venceu seu rival por 7 a 3 em um Bramall Lane que contou com a presença de mais de 51 mil pessoas.

Pelo lado do Wednesday, o Boxing Day da temporada 1979/1980 ficou marcando pela goleada sobre os Blades por 4 a 0.

Outro confronto decisivo entre as equipes ocorreu em 3 de abril de 1993, em duelo válido pela semifinal da Copa da Inglaterra, no qual os Owls venceram por 2 a 1 na prorrogação, garantindo assim um lugar na grande decisão do torneio.

Últimos dérbis

A última partida entre ambos na Premier League ocorreu 22 de janeiro de 1994, na qual os Owls saíram de campo com a vitória por 3 a 1.

Desde então, os clubes só se enfrentaram em jogos pela Champiosnhip, reunindo ainda dois jogos pela League One na temporada 2011/2012.

A última temporada em que se enfrentaram foi em 2018/2019 em Steel City. Esses confrontos não viram nenhum vencedor e também nenhum gol.

Stu Forster/Getty Images

Lá e cá

Diversos atletas vestiram a camisa de ambos clubes durante suas carreiras, entre eles, Terry Curran, Imre Varadi, Carl Bradshahw e Leon Clarke.

No entanto, o maior destaque fica para Alan Quinn, que além de ter defendido os dois emblemas de Sheffield, é até hoje o único jogador na história a marcar para os dois lados em um Steel City Derby.

Seu primeiro gol foi marcado a favor do Wednesday em 17 de janeiro de 2003, na derrota de sua equipe por 3 a 1.

Já o gol que o fez entrar para história foi marcado em 3 de dezembro de 2005, na vitória por 1 a 0 dos Blades.

Com uma história tão rica e confrontos tão disputados, o Steel City, sem dúvidas, é um dos grandes clássicos que a Inglaterra abriga, para a felicidade daqueles que admiram os embates entre grandes protagonistas na luta pela supremacia local.

Leia mais: Sheffield United contraria projeções e faz Premier League espetacular