Sheffield United contraria projeções e faz Premier League espetacular

Blades viraram grande surpresa da atual temporada da PL

0
366
Sheffield United contraria projeções e faz Premier League espetacular
Richard Heathcote Getty Images Sport

Se a permanência já era um sonho para o recém-promovido Sheffield United, brigar por uma vaga em competições europeias pela Premier League é espetacular. Em uma temporada onde o líder Liverpool ganha os holofotes a cada rodada, os Blades vão fazendo um trabalho de grão em grão que está dando muito certo.

Isso porque o Sheffield United vem se consolidando na briga por vaga na Liga Europa, algo bem impensável nas projeções de início de campeonato. Antes da bola rolar, nem o mais otimista torcedor dos Blades imaginaria que o time estivesse momentaneamente apenas dois pontos atrás do Chelsea, clube que fecha o top 4.

Chris Wilder é a chave do sucesso

LINDSEY PARNABY/AFP via Getty Images

Num mundo do futebol com cada vez mais investimentos exorbitantes em jogadores e técnicos, quem não têm tantos recursos assim precisa dar seu jeito de ser competitivo. E foi com esse pensamento que o técnico Chris Wilder projetou sua equipe para a temporada.

O Sheffield United fez contratações para a temporada, claro, mas nada que o credibilizasse como um time que fosse brigar por vaga na Liga Europa. Longe disso. Os reforços chegaram com o intuito de tentar fazer o time escapar de um provável rebaixamento.

Porém, mesmo sem grandes jogadores em mãos, Chris Wilder conseguiu dar a esse time um nível absurdo de competitividade. Uma equipe que consegue ser flexível de acordo com o adversário. E que tenta jogar de igual para igual seja lá contra quem for.

Quem pensa que o Sheffield é só defesa está errado. Claro que o sistema defensivo do time é o de maior destaque, já que é segundo time que sofreu menos gols na temporada. Mas as ideias do professor Chris Wilder vão além do ‘jogar por uma bola'.

O Sheffield é um time que tem como o esquema padrão o 3-5-2, mas que varia bastante durante as suas partidas. A equipe tenta jogar da melhor forma para ser competitiva diante do adversário -seja ele o Liverpool ou o Norwich.

Leia mais: Clean sheets: o que significa o termo no futebol inglês? 

Este 3-5-2, por exemplo, já virou algo como 1-2-3-2-2, onde o zagueiro central é Egan e seus companheiros O'Connel e Basham viram uma espécie de ala, empurrando os alas de origem ainda mais para frente.

Então, é uma equipe que precisa de muita profundidade para atacar e abusa dos lançamentos longos. Não é chutão aleatório para frente. Isso são estratégias coordenadas e que vem dando muito certo até o momento.

Defensivamente, a equipe marca tentando congestionar ao máximo o espaço dos adversários, onde na maioria das vezes defende com oito jogadores, deixando apenas os dois atacantes lá na frente.

Como citado no início do texto, é a segunda melhor defesa da liga, com apenas 24 gols sofridos, atrás apenas do sistema defensivo do Liverpool, que foi vazado 15 vezes ao longo da competição.

Legado

Richard Heathcote
Getty Images Sport

Não dá para cravar se o Sheffield United vai conseguir vaga na Liga Europa. Seria histórico. Isso porque o time já tem história no futebol inglês. Não é ‘qualquer um' que subiu agora. É um clube tradicional e que estava adormecido.

Mesmo que fique de fora da Liga Europa, por exemplo, mas figure na primeira metade da tabela, a temporada já vai ter sido espetacular. Isso porque a equipe conseguiu curtir o campeonato, algo inimaginável antes da competição começar.

Leia mais: Listamos o maior artilheiro de cada time da Premier League  

O legado de Chris Wilder também é enorme. Conseguiu dar uma cara a este time que consegue competir das mais variadas formas. Sonho e liberdade definem o Sheffield, que segue em busca da tão sonhada competição europeia.

Em uma temporada onde Solskjaer não tem o prestígio de boa parte da torcida do United, Arsenal vive uma crise e o Tottenham bem abaixo, o Sheffield de Chris Wilder deu soluções aos problemas. E está pronto para seguir fazendo ainda mais história.

Não há posts para exibir