Discussão, tensão e fracasso: série mostra bastidores da Alemanha na Copa do Catar

4 minutos de leitura

O 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014 acabou deixando um trauma nos brasileiros quando veem a seleção da Alemanha entrar em campo. Mas, se serve de consolo para quem ainda treme ao ouvir “lá vem eles de novo…”, os dois torneios mundiais seguintes foram um grande desastre para os alemães.

Em 2018, na Rússia, eles caíram na fase de grupos, ficando em último lugar no chave F. E, mais recentemente em 2022, no Catar, o filme se repetiu: os alemães, novamente, não conseguiram se classificar para as oitavas de final.

O que será que passou na cabeça do elenco durante mais uma jornada frustrante no campeonato de seleções mais importante do mundo? É isso que a série documental “All Or Nothing: Die Mannschaft” (“Tudo ou Nada: a seleção”, em português), do Prime Video, pretende mostrar.

Série mostra bastidores da Alemanha na Copa do Mundo do Catar

A nova série do streaming da Amazon é mais uma do catálogo “Tudo ou Nada”, que documenta a jornada de times em uma temporada. No futebol, eles já acompanharam a seleção brasileira, Arsenal, Tottenham, Manchester City e Juventus.

No trailer de “All or Nothing: Die Mannschaft“, vemos alguns acontecimentos cruciais dos bastidores da fatídica campanha da Alemanha na última Copa. Um dos momentos de tensão ocorre em um treino, quando Antonio Rüdiger e Joshua Kimmich discutem. Rüdiger diz “Eu te dou as instruções” ao companheiro, que responde “Mas nunca na minha cara!”.

Em outro trecho, Niklas Sule alerta Kimmich com firmeza dentro do vestiário: “Pare de ‘encher o saco' comigo, estou te dizendo”.

Hansi Flick aparece tenso em diversos cortes durante as reuniões táticas. Em um deles, o treinador diz que não conseguiu dormir direito na noite anterior porque o time “não tinha nenhum apoio na Alemanha”. A série mostra algumas capas de jornal e frases de protesto contra a atuação da seleção que surgiram na época.

Protesto contra medida da Fifa sobre braçadeira de capitão

Uma das grandes polêmicas da Copa do Mundo do Catar foi a proibição de qualquer tipo de símbolo que remetesse à causa LGBTQIA+, como as braçadeiras de arco-íris que são usadas pelos capitães em algumas ligas do futebol europeu. A Fifa alertou que os jogadores que cometessem essa infração receberiam cartão amarelo.

Em resposta à proibição, os jogadores alemães cobriram a boca enquanto posavam para uma foto do time antes da partida contra o Japão. O trailer dá a entender que os bastidores dessa situação serão apresentados ao público. Flick diz em um trecho “Esqueçam o que aconteceu, pessoal. Acabamos de conversar sobre política”.

“All or Nothing: Die Mannschaft” estará disponível aos assinantes do Prime Video a partir desta sexta-feira (8). No dia seguinte, a seleção alemã entra em campo para um amistoso contra o Japão, a partir das 15h45 (horário de Brasília).

Assista ao trailer (legendado em inglês) de All or Nothing: Die Mannschaft

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.