Finalizado
1
-0
Barcelona - Sevilla
Spain Primera Liga - Camp Nou
8° Turno
O Barcelona venceu o Sevilla pelo placar mínimo na tarde desta sexta-feira (29), no Estádio Olímpico Lluís Companys, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Espanhol. O gol do Barça foi de Sergio Ramos, adversário histórico do time culé, dos tempos de Real Madrid, contra.
Um fato curioso é que em 2016, o jovem Lamine Yamal saiu do túnel do Camp Nou em um El Clásico com o zagueiro ídolo do Real Madrid. Hoje, o atacante de 16 anos não só viveu a experiência de enfrentar o defensor, como deu o passe para a área que foi completada sem querer pelo jogador campeão do mundo com a Espanha em 2010.
In 2016, a young Lamine Yamal walked out of the tunnel with Sergio Ramos.
Tonight he starts against Ramos as Barcelona face Sevilla 👏 pic.twitter.com/wFmwJBACJk
— ESPN FC (@ESPNFC) September 29, 2023
Como foram os brasileiros em Barcelona x Sevilla
Raphinha – 6,0
Raphinha vinha tendo uma atuação regular no primeiro. Nos seus 37 minutos em campo, pisou pouco na área e se concentrou mais em puxar as jogadas pelo lado direito antes mesmo do meio de campo. Numa das poucas vezes que chegou perto da meta do Sevilla, o brasileiro foi derrubado por Adrià Pedrosa e pediu pênalti, mas o árbitro não marcou.
Pênalti em Raphinha ou segue o jogo? #LALIGAnaESPN pic.twitter.com/faY3nWxyKE
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) September 29, 2023
Aos 37 minutos da partida, Raphinha acabou sentindo um problema muscular na parte posterior da coxa e precisou ser substituído por Fermín López. O atacante brasileiro foi visto chorando no banco de reservas e o departamento médico do Barcelona preocupa, já que o brasileiro é o terceiro jogador a sentir problemas no músculo. Além dele, Pedri e Araújo (já recuperado) também passaram por isso neste início de temporada.
Outro jogador que integra o departamento médico do Barcelona é Frankie De Jong, que foi substituído no último sábado (23), na vitória de virada sobre o Celta de Vigo, no Estádio Olímpico Lluís Companys, pelo Campeonato Espanhol. Vale dizer que o Barça jogou o terceiro jogo em sete dias.
Caso seja constatada uma lesão mais séria, Raphinha será cortado na seleção brasileira. Seria a segunda vez que Fernando Diniz precisaria convocar um outro jogador para repor as baixas. A primeira foi chamando Guilherme Arana, do Atlético-MG, para o lugar de Caio Henrique, que se lesionou em partida com o Monaco.
Fernando – 5,0
O volante brasileiro entrou no lugar de Djibril Sow aos 21 minutos do segundo tempo e pouco fez na partida.
Confronto fora de campo
Nesta semana, o canal espanhol “El Debate” noticiou que o juiz Joaquin Aguirre indiciou o Barcelona por acusação de suborno. O caso foi nomeado Negreira por ter o suposto envolvimento do ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros da Espanha, José Maria Enruqez Negreira. A guarda civil espanhola chegou a ir à Federação Espanhola de Futebol para seguir com a investigação.
Horas antes do confronto desta tarde, o Sevilla anunciou que não iria ao camarote do Estádio Olímpico Lluís Companys, “por respeito à competição e aos nossos torcedores”. O Barcelona, por sua vez, entendeu o posicionamento como um “ataque injustificado e inadequado” contra a instituição catalã. O clube reforçou que seu presidente, Joan Laporta, está contribuindo há meses com a investigação. Além disso, o Barça alega que seu oponente está sendo incoerente em se posicionar a favor da “presunção de inocência”, ao mesmo tempo em que “nega esse direito ao Barcelona”.
Tabela do Campeonato Espanhol
Com o empate, o Barcelona assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Espanhol, com 20 pontos, e aguarda o resultado do confronto entre Girona e Real Madrid no início da tarde de sábado (30), às 13h30 (horário de Brasília), no Estadi Montilivi, para saber em qual posição terminará a rodada. Já o Sevilla é apenas o 11º, com oito pontos.
Na tarde da próxima quarta-feira (4), às 16h (horário de Brasília), o Barcelona joga contra o Porto, no Estádio do Dragão, pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. Já o Sevilla encara o PSV um dia antes, no mesmo horário, também pela Liga dos Campeões.