Sequestradores revelam condições para liberação do pai de Luis Díaz

4 minutos de leitura

O atacante Luis Díaz emocionou o mundo da bola ao marcar o gol de empate do Liverpool no último domingo (5), em meio a um grave drama familiar. O pai do colombiano está sequestrado por um grupo guerrilheiro do país sul-americano deste o dia 28 de outubro. Para alívio do jogador, a situação pode estar próxima do fim.

O  Exército de Libertação Nacional (ELN) é o responsável pelo sequestro de Luis Manuel Díaz. A organização criminosa divulgou um comunicado externando o que desejam para libertar o pai do jogador e admitindo que ação foi um erro.

Sequestradores querem segurança para libertarem pai de Luis Díaz

A ELN responsabilizou as forças públicas de segurança da Colômbia pelo pai de Luis Díaz seguir sequestrado. No comunicado revelado nesta segunda-feira (6), o grupo alegou que tomou a decisão de libertar o pai do atacante do Liverpool no dia 2 de setembro, mas que o ato não pôde ser consumado por conta da proximidade policial.

Os sequestradores ainda “se solidarizam” com a família do jogador e destacaram que libertação será atrasada enquanto a polícia permanecer por perto. A ELN garantiu que irá libertar o pai de Luis Díaz assim que se sentir completamente segura para isso. A nota foi assinada por José Manuel Martinez Quiroz, comandante da Frente de Guerra do Norte.

Confira, na íntegra, o comunicado divulgado pelo ELN

No dia 2 de novembro informamos ao país a decisão de libertar o senhor Luis Manuel Díaz, pai do jogador Luis Díaz. A partir dessa data iniciamos o processo para fazê-lo o mais breve possível. Estamos fazendo esforços para evitar incidentes com forças oficiais.

A área continua militarizada, realizam voos, desembarque de tropas, transmissões, oferecem recompensas e uma intensa operação de rake. Esta situação não permite a execução do plano de soltura de forma rápida e segura, onde o senhor Luis Manuel Díaz não corre risco. Se as operações continuarem na área, atrasarão a liberação e aumentarão os riscos.

Compreendemos a angústia da Família Díaz Marulanda, a quem dizemos que cumpriremos a nossa palavra de libertá-lo unilateralmente, assim que tivermos garantias de segurança para o desenvolvimento da operação de libertação.

Continuamos com os nossos esforços para construir a paz e resolver o conflito político, armado e social.

O Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN) é uma organização guerrilheira fundada em julho de 1964 e que viveu seu melhor momento nos anos 1990. A organização se financia a partir de quantias conseguidas com sequestros e outras fontes não relacionadas ao narcotráfico. O grupo tem viés político-militar e iniciou processos de acordo com o governo colombiano nos últimos meses.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.