Senise: Ten Hag aguenta mais uma derrota no Manchester United?

7 minutos de leitura

Pela primeira vez em CINQUENTA E TRÊS anos, o Manchester United perdeu duas partidas seguidas em Old Trafford por uma diferença de três ou mais gols. São impressionantes oito derrotas em 15 jogos, fazendo desse o pior início das últimas SESSENTA E UMA temporadas.

Todos sabem que a desorganização do clube e os donos que nem entendem o que é futebol são
os principais motivos. Mas o atropelamento diante do rival Manchester City na Premier League e a vexatória eliminação para o Newcastle (ambos por 3 a 0) colocaram outro personagem em evidência: o treinador.

Erik Ten Hag nunca havia sido tão questionado. Na última quarta-feira, ouviu-se muitas vaias vindas da arquibancada. Algo raro na Inglaterra. E, geralmente, quando a torcida dos Red Devils se manifesta negativamente, é para pedir a saída dos donos. Mas, dessa vez, a reclamação foi com o time mesmo. Com o futebol pobre apresentado. Com a notória falta de evolução da equipe.

Soma-se a isso os crescentes relatos de que parte do elenco não está mais satisfeita com o técnico. Tem gente que já não se empolga muito com a intensidade que ele exige nos treinamentos, até porque isso visivelmente não está dando resultado. As declarações também não ajudam. Tem Hag vem constantemente falando que é preciso jogar melhor, demonstrar mais qualidade. Decisões como deixar Raphael Varane no banco para escalar Jonny Evans contra o Manchester City não fazem sentido para muita gente.

Muito menos a explicação dada por ele, alegando “motivos táticos” para isso. Entre os torcedores, o que mais gera desconfiança são as contratações. Antony, comprado por inacreditáveis 88 milhões de libras, por enquanto não rendeu nem metade do que se esperava.

Em 10 jogos na temporada, não fez gol, nem deu uma assistência sequer.

Antony Manchester United
Antony pelo Manchester United (Foto: ICon Sport)

Com a camisa do Manchester United, são 54 jogos, apenas 8 gols e três passes decisivos. E ele foi bancado pelo Ten Hag, com quem havia trabalhado no Ajax. Mason Mount é outro que, até o momento, não fez nada. Chegou por 60 milhões de libras do Chelsea. Com apenas 560 minutos em campo nessa temporada, não fez gol e tem somente uma assistência.

Outros dois jogadores já começam a deixar os torcedores ressabiados. Rasmus Højlund custou 72 milhões de libras. No início, mostrou serviço. Fez três gols nos dois primeiros jogos na Champions League. Mas já são cinco partidas sem marcar. E na Premier League, ainda não balançou as redes.
Sofyan Amrabat como solução pro meio-campo? Poucos acreditam que ele possa mudar algo. Todos esses jogadores não tiveram apenas o aval do treinador, mas foram um pedido dele.

E a verdade é que nem as principais peças do elenco, aquelas que já provaram do que são capazes, têm jogado bem. Marcus Rashford tem um mísero gol em 14 partidas. Foram 1120 minutos em campo!

Bruno Fernandes é outro que está longe de mostrar a genialidade de outrora. Apenas dois gols. Mais um caso que pode ser colocado na conta do técnico. Ten Hag hora o escala centralizado, aí de repente aparece mais aberto pela direita, ou pela esquerda. Se você não consegue achar o lugar correto para o melhor armador do time, tem alguma coisa errada.

Não se pode ignorar o fato de que o United vem sofrendo com uma sequência de lesões. Problemas extracampo, como os casos de violência contra mulher envolvendo Mason Greenwood e Antony também não ajudam em nada. Mas e o Jadon Sancho? No primeiro momento, todos entenderam o afastamento do atleta.

Só que já se começa a perguntar se o treinador não poderia conduzir a situação de uma maneira mais, digamos, sutil. Sancho não pode sequer usar o refeitório do Centro de Treinamento. Precisa pegar tão pesado? Já tem jogador do elenco descontente com o tratamento dado ao atleta.

Por tudo isso, o treinador que levou o United para Champions League e conquistou a Copa da Liga Inglesa na temporada passada, tem sim o futuro incerto. Os dirigentes seguem dizendo que não pensam em substituí-lo, mas está claro para todos que os próximos jogos serão cruciais. E olha, Ten Hag
não pode reclamar de azar.

Fulham e Copenhague fora de casa, Luton em Old Trafford. Mesmo os jogos como visitante são bem factíveis de vitória. Mas aí está o problema. Se o United não somar pelo menos 7 pontos nessa sequência, o técnico corre sim risco de ser dispensado. E não acho que muitos torcedores dos Red Devils ficarão chateados se isso acontecer…

Antony e Bruno Fernandes em jogo do Manchester United (Foto: Icon Sport)
Antony e Bruno Fernandes em jogo do Manchester United (Foto: Icon Sport)
Renato Senise
Renato Senise

Renato Senise é correspondente em Londres desde 2016. São mais de cinco temporadas cobrindo Premier League e Champions League. No currículo, duas Copas do Mundo “in loco”, além de entrevistas com nomes como Pep Guardiola, José Mourinho, Juergen Klopp, Marcelo Bielsa, Neymar, Kevin De Bruyne e Harry Kane.