Palavras do técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate. E com toda razão.
A Inglaterra venceu, fora de casa, a Escócia, forte seleção que tinha 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Eurocopa. Jogo histórico, comemoração dos 150 do primeiro duelo entre os dois países vizinhos e rivais. Com apresentação de gala de Jude Bellingham, o English Team jogou muito bem e venceu por 3 a 1.
Mas o gol contra de Maguire, em um amistoso, que não mudou em nada a vida dos ingleses, ganhou destaque. Nas manchetes. Nos memes. Nos constantes ataques nas redes sociais. Nos comentários nas TV’s e rádios ingleses.
Uma ridicularização alimentando a outra, gerando milhares de visualizações às custas de um jogador que visivelmente está sentindo, há muito tempo, o peso de tantas críticas. E, no caso da seleção inglesa, elas são extremamente injustas.
A importância de Maguire
Harry Maguire é o melhor e mais importante zagueiro do time desde que Southgate assumiu o comando, em 2016. Foi colocado na seleção da Euro 2020, disputada no Reino Unido. A Inglaterra ficou com o vice-campeonato em Wembley, depois de ser batida pela Itália, nos pênaltis. Maguire fez uma excelente Copa do Mundo de 2018.
O English Team terminou na quarta posição. Antes do mundial do Catar, havia um clamor para que Southgate não convocasse o zagueiro do Manchester United. Seis meses antes do início do torneio, teve o nome vaiado quando foi anunciado no amistoso contra a Costa do Marfim, em pleno estádio de Wembley.
O cara foi vaiado antes de a partida começar!
Mas Maguire não só foi chamado, mas também foi titular em todas as partidas. Fez uma ótima Copa. Até as quartas de final contra a França, muita gente o colocava na seleção da competição. Eram comentários positivos, falando de uma possível recuperação na carreira do zagueiro.
Na época, Patrice Evra, ex-jogador do Manchester United, disse até que os torcedores ingleses deveriam estar envergonhados pelo bullying que fizeram com Maguire antes da competição. Mas aí veio a eliminação, mesmo com a Inglaterra jogando melhor, e ninguém se lembra disso.
A única coisa que não consigo defender é a decisão de Maguire permanecer no Manchester United, mesmo tendo propostas para sair. Optou por ficar em um ambiente que o faz mal, em um clube onde nunca conseguiu ser feliz. A pressão era grande desde o início. Tornou-se o zagueiro mais caro da história do futebol: 80 milhões de libras.
Teve alguns bons momentos. Esteve, por exemplo, na seleção da Europa League 2020/21, ano em que o os Red Devils perderam a final da competição nos pênaltis contra o Villarreal. Mas nunca conseguiu repetir o futebol que apresentava no Leicester, onde foi eleito o melhor jogador do clube na temporada 2017/18.
Foram os seguidos erros, gols contra, cartões bobos e saídas de bola erradas que fizeram o jogador de 30 anos virar alvo de chacotas, na Inglaterra e no mundo. Por que ficar no United? Difícil entender.
É claro que Maguire não é craque. Longe disso. Também é óbvio que ele não tem futebol para jogar em um gigante como o Manchester United. Mas as críticas são desmedidas. Mais pesadas do que deveriam ser. Quase uma perseguição. E isso tem feito muito mal a um cara que só quer jogar e ser feliz. Processo parecido está acontecendo com Richarlison, atacante brasileiro do Tottenham. E este, já falou que vai procurar ajuda de um psicólogo.
Você, que chegou até aqui, já parou para pensar como deve ser difícil olhar para os seus filhos, sua esposa, sabendo que eles estão lendo, vendo e ouvindo milhares e milhares de pessoas tirando sarro de você? Como deve ser difícil ouvir os torcedores do seu próprio país te vaiando antes de uma partida, sendo que você é um dos jogadores mais importantes dos últimos anos da seleção?
Muita gente critica o fato de Southgate continuar convocando o zagueiro. Afirmam que isso só faz mal para ele. Discordo totalmente. Se tem um lugar onde Maguire consegue ser feliz, mesmo com vaias e críticas, é na seleção. E acho muito corajoso um técnico que vem sendo tão questionado ter a coragem de chamar um jogador que ele confia, e sabe que merece estar lá.
Na verdade, acho tudo isso triste. Toda vez que vejo Maguire em campo, torço para que ele termine o jogo ileso, sem nenhuma falha capital. Espero que ainda dê tempo de sair do Manchester United e, em uma nova casa, conseguir mostrar que não é o pior zagueiro do mundo.