Como Thiago Silva foi de ‘chorão’ a lenda do Chelsea e da Premier League

6 minutos de leitura

Thiago Silva é autor de algumas palavras emocionantes que ouvi no final de janeiro, em uma entrevista que fiz com ele no Centro de Treinamento do Chelsea.

“Hoje, alguns falam no Brasil que eu sou o chorão, por causa da Copa de 2014. Eles não vêem o quanto eu fui forte. Já briguei contra a tuberculose e quase morri. Isso me fez muito forte. E o choro não é situação de pessoa fraca, e sim de pessoa corajosa. Eu sempre fui muito corajoso na minha vida”.

Três meses depois, o zagueiro de 39 anos aparece mais uma vez com lágrimas nos olhos: ”Infelizmente, tudo tem um início, um meio e um fim. É uma paixão sem explicação. Tenho só que agradecer”.

Em um vídeo de pouco mais de quatro minutos, o jogador brasileiro anunciou oficialmente o que todos já sabiam. Ele não irá continuar no Chelsea ao final da temporada. De novo, não teve vergonha nenhuma em mostrar a emoção que sente ao deixar o clube que aprendeu a respeitar e amar.

No dia 25 de janeiro, conversei com torcedores do clube londrino em frente ao Wembley, antes da final da Copa da Liga Inglesa. Perguntei para quatro pessoas o que eles achavam do Thiago Silva.

Todos utilizaram a mesma palavra: “Lenda”.

Tentei então me aprofundar no assunto, perguntando porque ele é adorado dessa maneira. Algumas respostas: “Por tudo que ele fez por aqui, a mentalidade, o carisma. É impossível não amá-lo”.

“Ele é uma lenda por toda a experiência que tem, e a maneira como liderou e manteve o time junto, unido em momentos difíceis. Ele foi como se fosse uma cola que manteve tudo junto”. “O que ele fez pela gente é incrível. Ganhou a Champions League, a Supercopa da Europa. Além disso, ajudou muito os outros zagueiros, que aprenderam com ele todos os dias”.

Fiz questão de colocar esses trechos de entrevistas, tanto do jogador quanto dos torcedores, para deixar bem claro o tamanho que Thiago Silva tem no Chelsea. Um cara que chegou em 2020, até de maneira surpreendente.

Thiago Silva Chelsea
Thiago Silva comemorando gol pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Tinha 35 anos e de repente estava indo para a liga mais difícil e intensa do mundo. Como ele mesmo disse na entrevista de três meses atrás: “Não imaginava que ficaria mais de um ano no Chelsea, até porque meu contrato era de apenas uma temporada. Mas aí o clube optou por renovar por mais um ano. E mais um. E mais um”.

Pois é, foram quatro anos de Thiago Silva no Chelsea.

O maior feito, é claro, o título da Champions League, como titular absoluto. Aliás, é incrível perceber que daquele time que começou a grande decisão contra o Manchester City, em 29 de maio de 2021, apenas três jogadores permanecem até hoje no clube: Reece James, revelado pelo Chelsea mas que passa muito mais tempo no departamento médico que em campo, Ben Chilwell, que também sofre com seguidas lesões, e o Thiago Silva.

De lá pra cá, o dono do clube mudou, uma reestruturação que eu nunca havia visto no futebol aconteceu, nomes como Mason Mount, Kai Havertz, Timo Werner, Kanté, Jorginho, Azpilicueta, Rudiger e Mendy, destaques da campanha na Liga dos Campeões, foram dispensados, mas o zagueiro brasileiro permaneceu. E ficou porque era vital para esse processo de renovação.

Thiago Silva
(Foto: Icon Sport)

Thiago Silva é um profissional como poucos.

Para se recuperar depois das partidas, usa uma câmara hiperbárica, que ele mesmo comprou e tem em casa. Além de cuidar da parte física, a verdade é que trata-se de um zagueiro EXCEPCIONAL. Possui uma técnica rara para os jogadores da posição.

Não é dos mais velozes, mas supera isso com um senso de posicionamento incrível e uma inteligência, leitura de jogo, muito acima da média. Só por isso conseguiu ficar quatro temporadas inteiras jogando em alto nível no Chelsea. É tão bom, que agora, aos 39 anos, tinha muito torcedor querendo que ele renovasse o contrato por mais 12 meses.

É até irritante sempre ter que falar isso, mas é simplesmente inacreditável que tem gente no Brasil que não percebe o quão bom esse cara é. Reconhecimento que ele tem na Itália, França e Inglaterra. É ídolo no Milan, no PSG e no Chelsea. “Tem muita gente que gosta de mim no Brasil, mas acredito sim que sou mais respeitado na Europa”, disse Thiago Silva no papo que tivemos no começo do ano.

Ele é tão bom que conseguiu se destacar fazendo o caminho inverso da enorme maioria dos jogadores. Geralmente, aos 35 anos, eles estão saindo do competitivo futebol inglês para uma liga onde a intensidade não é tão grande.

Pois Thiago Silva chegou aos 35, se destacou, e aos 39 ainda é melhor do que muito jovem. Trata-se de um verdadeiro CRAQUE da posição. E fica uma certeza: qualquer que seja o próximo destino, o zagueiro vai mais uma vez se destacar.

Renato Senise
Renato Senise

Renato Senise é correspondente em Londres desde 2016. São mais de cinco temporadas cobrindo Premier League e Champions League. No currículo, duas Copas do Mundo “in loco”, além de entrevistas com nomes como Pep Guardiola, José Mourinho, Juergen Klopp, Marcelo Bielsa, Neymar, Kevin De Bruyne e Harry Kane.