Sem Xabi Alonso, plataforma lista dos 10 técnicos mais ‘compatíveis’ com a vaga de Klopp

4 minutos de leitura

Desde o anúncio feito por Jürgen Klopp de que esta será sua última temporada no comando do Liverpool, só se fala em uma coisa em Anfield: quem será o novo técnico dos Reds?

A plataforma TransferRoom, na qual agentes, diretores e jogadores profissionais fazem negociações no mercado da bola numa lógica parecida com a de aplicativos de relacionamento, realizou um levantamento com os 10 técnicos mais “compatíveis” para ser o sucessor do alemão em Merseyside.

Os 10 técnicos mais ‘compatíveis’ com a vaga de Klopp

Apesar de Xabi Alonso ser um dos principais nomes citados pela imprensa inglesa para ocupar a vaga, o treinador que está se destacando no Bayer Leverkusen não apareceu no ranking.

A primeira posição é ocupada por Luciano Spalletti, da seleção italiana. Em seguida, aparecem Zinédine Zidane (sem clube) e Luis Enrique, do PSG.

#TécnicoTaxa de compatibilidade
1Luciano Spalletti (Itália)93%
2Zinédine Zidane (Sem clube)92%
3Luis Enrique (PSG)92%
4Julen Lopetegui (Sem clube)89%
5Carlo Ancelotti (Real Madrid)88%
6Ernesto Valverde (Athletic Bilbao)88%
7Hansi Flick (Sem clube)84%
8Thomas Tuchel (Bayern de Munique)82%
9Julian Nagelsmann (Alemanha)82%
10Sérgio Conceição (Porto)81%
Fonte: TransferRoom Suitability Score

Como funciona o ranking de compatibilidade da TransferRoom?

Em contato com a PL Brasil, a assessoria da plataforma informou que o “Suitability Score” (Ranking de Compatibilidade, em tradução livre) mostra “o quão adequado um treinador é para o elenco atual do clube”. São levados em consideração três critérios:

  1. Classificação média da equipe dos clubes que dirigiram;
  2. Quão semelhantes são seu estilo de jogo e formação;
  3. Experiência na liga e no país.

De acordo com a plataforma, essa pontuação pode ser usada pelos clubes como uma forma de encontrar novos treinadores evitando erros que podem custar caro no futuro.

E Xabi Alonso?

A reportagem questionou sobre a pontuação do técnico do Bayer Leverkusen no ranking da plataforma. A assessoria não respondeu em que posição Xabi se encontra, mas informou que ele possui 66% de compatibilidade com o Liverpool, dentro dos critérios usados.

— A pontuação de compatibilidade do técnico principal do Bayer Leverkusen para o time atual do Liverpool é de 66%, normalmente favorecendo um 3-4-3 e uma abordagem mais equilibrada sem posse de bola, em vez da pressão alta do 4-3-3 configurado por Klopp.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.