Seleção Portuguesa oficializa contratação de novo treinador

2 minutos de leitura

Seleção Portuguesa está nos preparativos para iniciar novo ciclo após a disputa da Copa do Mundo 2022. Nesta segunda-feira (9), a Federação Portuguesa de Futebol oficializou a contratação do novo treinador, após muitos rumores da imprensa internacional.

No mundial disputado no Catar, Fernando Santos foi criticado pelos torcedores, principalmente após resultados e desempenhos ruins, além da eliminação para o surpreendente Marrocos. O técnico não resistiu à queda da competição e foi demitido.

Seleção Portuguesa anuncia novo treinador

Depois da Copa do Mundo 2022, com a demissão de Fernando Santos, a imprensa portuguesa especulou muitos nomes para assumir a Seleção Portuguesa. O técnico José Mourinho era o favorito dos torcedores, com Abel Ferreira também sendo citado.

No entanto, nesta segunda-feira (9), a Federação Portuguesa de Futebol anunciou Roberto Martínez como novo treinador da seleção nacional. O espanhol estava livre no mercado, desde que deixou o cargo na Seleção Belga após o mundial no Catar.

O nome de Martínez ganhou forças na imprensas portuguesa nos últimos dias, sendo oficializado pela Federação. A princípio, o contrato é válido até o final da Copa do Mundo 2026, mas terá alguns compromissos importantes ainda em 2023.

Seleção Portuguesa inicia os trabalhos para as eliminatórias da Eurocopa 2024, onde enfrenta LuxemburgoBósniaEslováquiaLiechtenstein, buscando uma vaga na competição continental, que será disputada na Alemanha. Além disso, também dará início ao ciclo do mundial, visando a classificação e campanha histórica na Copa do Mundo 2026.

Na entrevista concedida na apresentação oficial, Martínez agradeceu pela oportunidade e brincou que irá aprender português o mais rápido possível. “Estou muito orgulhoso de poder representar uma das melhores seleções do mundo. Este projeto me causa enorme expectativa. Sei que há grandes objetivos para esta seleção, mas também há uma grande equipe por trás desta seleção”, afirmou o treinador.

O novo técnico da Seleção Portuguesa ganhou destaque no cenário mundial após bom trabalho na Bélgica e uma geração promissora. Iniciou a carreira como treinador do Swansea e depois assinou com o Wigan em 2009. Posteriormente, em 2013, foi anunciado pelo Everton.

Após a disputa da Eurocopa 2016Martínez foi contratado pela Bélgica, chegando até a semifinal na Copa do Mundo 2018, eliminando o Brasil nas quartas de final. No entanto, na Euro 2021, chegou até as quartas de final e no mundial do Catar, foi eliminado na fase de grupos.

Abel Ferreira e José Mourinho eram candidatos para assumir a Seleção Portuguesa

A imprensa portuguesa divulgou diversos nomes para assumir a Seleção Portuguesa, antes mesmo do anúncio oficial da demissão de Fernando Santos. O trabalho do antigo treinador não agradou muitos torcedores, alegando que os jogadores poderiam render mais dentro de campo.

O nome favorito entre os torcedores e a imprensa era José Mourinho. Rumores afirmavam que o treinador português iria manter o cargo na Roma, mas dividindo as funções com a Seleção Portuguesa.

Outro nome citado foi Abel Ferreira. O ótimo trabalho do português no Palmeiras vem sendo destaque no cenário mundial. Além disso, o treinador também é cotado para assumir a Seleção Brasileira, mas afirma que está feliz no Alviverde.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, elogiou o novo treinador e afirmou que Roberto Martínez foi o único técnico que recebeu uma proposta para assumir a Seleção Portuguesa.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.