‘Salvos por Bellingham’, ingleses definem última chance para Southgate: ‘Tem que sair se…

4 minutos de leitura

No comando da Inglaterra desde 2016, o técnico Gareth Southgate divide opiniões entre os torcedores de seu país. Com um elenco repleto de talentos, especialmente do meio para a frente, o time inglês é considerado um dos favoritos para vencer a Euro 24.

No entanto, nos últimos dois amistosos desta data Fifa, os Three Lions acabaram decepcionando um pouco a torcida que assistiu a derrota para o Brasil e o empate com a Bélgica, em Wembley.

“Salvos pelo BELLingham”

A repercussão inglesa após o empate não foi a maior amostra de confiança. As capas dos jornais britânicos destacaram o gol de Jude Bellingham contra a Bélgica nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo.

Salvos pelo gongo” (em inglês, “Saved by the Bell” (que significa sino/gongo, mas remete ao sobrenome de BELLingham), foi a manchete mais utilizada pelos veículos impressos da Inglaterra.

Diante disso, a reportagem da PL Brasil foi às ruas e pubs de Londres para conversar com alguns torcedores e perguntar a opinião deles sobre Southgate.

Seria Southgate o comandante ideal para a Inglaterra?

Josh, torcedor do Fulham, acha que o treinador da Inglaterra tem que sair se não for campeão da Eurocopa.

— Ele tem talento como treinador, mas com a qualidade e quantidade de bons jogadores que temos, nós deveríamos ganhar mais partidas. Nós fomos péssimos nos últimos jogos e se ele não nos levar ao título da Euro, acho que ele tem que sair.

A defesa é considerada um dos pontos fracos da seleção inglesa e uma escolha de Southgate, em especial, desagrada o torcedor do Chelsea, Jack.

— Eu acho que ele está indo bem, mas recentemente fez escolhas questionáveis como insistir no Maguire. Acredito que a Euro tem que ser seu último torneio no comando da seleção, pois já está há muito tempo no cargo.

Eurocopa
Bellingham é a grande esperança da Inglaterra na Eurocopa (Foto: Icon Sport)

Alguns torcedores desacreditam nas chances da Inglaterra levar o título da Euro com o atual treinador e até apontam quem será a campeã, como Theo, torcedor do Arsenal.

— Ganhando ou perdendo a Euro, Southgate tem que sair. Acredito que a Alemanha vai ser campeã. Acho que só faremos uma boa campanha na Euro se tivermos sorte de pegar adversários mais fracos. Ele foi bem no primeiro ano dele como treinador, mas ele tem que sair.

Outro torcedor dos Gunners, Felix é mais cauteloso e pede paciência com o trabalho do técnico da Inglaterra, mesmo ele estando há oito anos no comando.

Esses últimos amistosos foram tediosos, mas não estou ligando para as críticas feitas a ele. Acho que o ponto chave vai ser ele vencer a Euro ou não. Caso a gente não vença, aí sim eu acredito que devemos começar a questioná-lo e talvez pensar em outro treinador.

Southgate em jogo da Inglaterra (Foto: Icon Sport)

O jovem Jacob, que torce para o Crystal Palace, avalia de forma positiva, mas não quer a permanência do professor Gareth após o torneio europeu.

— Ele foi muito bem nos últimos três torneios que disputamos. Ele tem confiança em seus convocados, mesmo que eles não estejam numa boa fase, como acontece com o Henderson (Ajax). No entanto, acredito que depois da Euro ele tem que sair.

Por último, falamos com Stuart, torcedor do Portsmouth e apaixonado pelo trabalho do comandante dos Three Lions.

— Southgate trouxe união para este país e ele é o melhor treinador que nós temos nos últimos tempos. Eu confio nele, acho que vai ganhar a Euro e depois deixar a seleção.

Rodolfo Morsoletto
Rodolfo Morsoletto

Jornalista com passagens por Terra e OneFootball. Foi repórter setorista do XV de Piracicaba e atualmente é correspondente da PL Brasil em Londres.