Histórico da Seleção Francesa nas Copas do Mundo

3 minutos de leitura

França está na seleta lista de maiores campeões da Copa do Mundo, com dois títulos está acima de InglaterraEspanha, e empatada com Argentina Uruguai. Portanto, no artigo de hoje da Premier League Brasil confira a história da Seleção Francesa nas Copas do Mundo ao longo do tempo.

Os títulos da Seleção Francesa nas Copas do Mundo

Seleção Francesa nas Copas do Mundo
França levanta a taça da Copa do Mundo 2018 (Foto: Divulgação / FIFA).

Seleção Francesa nas Copas do Mundo teve dois momentos muito especiais, que foi quando conquistaram a glória máxima do futebol. A primeira vez foi em 1998 quando ganharam em casa. E a segunda, e última vez, foi em 2018 na Rússia. Vamos começar pela última edição, que é a mais recente.

2018

França é a atual campeã da Copa do Mundo, já que conquistou o título em 2018, a última edição do torneio. Na oportunidade eles fizeram uma grande campanha, passando no Grupo C em primeiro lugar com sete pontos. A saber, a Seleção Francesa estreou com vitória por 2 x 1 sobre a Austrália. Em seguida, bateu o Peru por 1 x 0. No fim da primeira fase, empatou por 0 x 0 com a Dinamarca.

Nas oitavas de final, tiveram um embate emocionante com a Argentina que havia passado de fase com muita dificuldade. Assim, com grande atuação de Mbappé, a França passou de fase ao ganhar por 4 x 3. Nas quartas de final passaram com facilidade pelo Uruguai ao ganhar de 2 x 0.

Chegando nas semifinais, um duelo duro contra a ótima seleção da Bélgica. Mas a França conseguiu passar. Venceram o duelo por 1 x 0 com gol de Samuel Umtiti no segundo tempo do jogo.

Na final, mais um jogão. O adversário era a surpreendente Croácia, que havia eliminado a Inglaterra na semifinal. Mas a França se impôs na decisão no Estádio Lujniki e ganhou de 4 x 2. Os gols da Seleção Francesa foram de GriezmannPogbaMbappéMandzukic (contra). Assim Les Blues conseguiram seu bi-campeonato.

Dentre os jogadores premiados da Seleção FrancesaAntoine Griezmann recebeu a chuteira de prata por ter sido o vice-artilheiro. Ele também ganhou a Bola de Bronze, por ser o terceiro melhor jogador da Copa do Mundo. Por fim, Mbappé foi o melhor jogador jovem da edição.

1998

Seleção Francesa nas Copas do Mundo
Seleção Francesa levanta a taça da Copa do Mundo 1998 (Foto: Divulgação / FFF).

Outra edição importantíssima para a história da Seleção Francesa nas Copas do Mundo é a de 1998. Foi a volta do mundial à França após 60 anos (a última em solo francês havia sido em 1938). Assim, o time entrava com gana de ser campeão, e conseguiu.

Diferente do tradicional, a anfitriã Seleção Francesa ficou no Grupo C (e não no A) da Copa do Mundo 1998. Assim, eles passaram em 1º lugar, com nove pontos e 100% de aproveitamento. A estreia no Velodrome foi com goleada de 3 x 0 sobre a África do Sul. Em seguida, aplicou 4 x 0 na Arábia Saudita. Para fechar, venceu a Dinamarca por 2 x 1 na 3ª rodada.

Nas oitavas de final, a França teve dificuldades contra o Paraguai, mas venceu por um 1 x 0 na prorrogação com o gol de ouro. Em seguida, já nas quartas de final, a Seleção Francesa ficou no 0 x 0 com a Itália, em um duelo dificílimo. Mas venceram nos pênaltis por 4 x 3.

Na semifinal da Copa do Mundo, o adversário foi a surpreendente Croácia, que decidiria uma final com os franceses 20 anos depois. Na época a França também levou a melhor, e ganhou por 2 x 0.

Na decisão, a França encarou a fortíssima seleção do Brasil, que era a atual campeã na época. Antes da partida, os brasileiros se preocuparam com o craque Ronaldo que havia passado mal. Mas ele foi a campo assim mesmo. E a Seleção Francesa fez a festa. Venceram por 3 x 0 diante de 80 mil pessoas no Stade de France e foram campeões.

De fato, essa foi a primeira vez que a taça ia para as mãos da Seleção Francesa nas Copas do Mundo.

Fracassos da Seleção Francesa nas Copas do Mundo

Seleção Francesa nas Copas do Mundo
Zidane perde a paciência e dá cabeçada em Materazzi na final da Copa do Mundo 2006(Foto: Divulgação / Reuters).

Antes dos anos 80, a França não tinha tanta tradição. Assim, o melhor resultado havia sido um terceiro lugar em 1958. Portanto a história da Seleção Francesa nas Copas do Mundo coleciona uma série de fracassos (até mesmo depois de 80).

  • Não se classificou: 1950, 1962, 1970, 1974, 1990 e 1994.
  • Caiu na fase de grupos: 1930, 1934, 1954, 1966, 1978, 2002 e 2010.
  • Eliminada na segunda fase: 1938.
  • Eliminada nas quartas de final: 2014.
  • 4º lugar: 1982.
  • 3º lugar: 1958 e 1986.
  • Vice: 2006
Caian Oliveira
Caian Oliveira

Jornalista. Coordenador especialista em palpites, prognósticos e conteúdo para SEO da PL Brasil.