‘Brazil Day’: Por que tradicional time inglês vai homenagear a Seleção

7 minutos de leitura

O St James’ Park ficará totalmente brasileiro neste sábado (4). Porém, não se trata da casa do Newcastle, e, sim, do estádio do tradicional Exeter City, time da League One — a terceira divisão inglesa.

A distância entre os estádios homônimos britânicos é de cerca de 500 km. Maior ainda é a longitude de Exeter para o Rio de Janeiro — aproximadamente nove mil km. Porém, o Exeter City vai “transformar” sua casa na Cidade Maravilhosa por um dia no Brazil Takeover Day.

O time inglês foi o primeiro adversário da história da Seleção Brasileira quando fazia uma turnê pela América do Sul em 1914. O clube decidiu celebrar a conexão com o Brasil no duelo contra o Bolton Wanderers às 12h (de Brasília) deste sábado, de forma a marcar o 111º aniversário da partida contra a Canarinha.

A data foi escolhida também por ser o primeiro confronto do Exeter City em casa no ano de 2025. O evento terá comidas e bebidas típicas do nosso país — como caipirinhas para torcedores –, samba ao vivo e todos os ingredientes para levar o verão brasileiro ao inverno inglês, conforme destacou a equipe em comunicado.

Seleção Brasileira x Exeter City

A festa e a união entre Grecians e brasileiros não seria possível sem a decisão do Tottenham de recusar a excursão ao continente sul-americano em 1914. Com a negativa dos Spurs, a Federação Inglesa de Futebol convidou o Exeter para representar a Inglaterra.

Em 21 de julho, o time enfrentou a recém-formada Seleção Brasileira, à época com jogadores do eixo Rio-São Paulo. A partida terminou 2 a 0 para a Amarelinha, com gols de Oswaldo Gomes e Osman.

Em 2014, a equipe fez partida amistosa contra o Fluminense no Rio e até lançou uniforme inspirado no Tricolor Carioca no ano seguinte.

Time do Exeter City no Brasil em amistoso contra o Fluminense em 2014
Time do Exeter City no Brasil em amistoso contra o Fluminense em 2014 (Foto: Richard Wareham/Imago)

Como parte da homenagem no jogo deste sábado, o Exeter City anunciou que haverá venda de produtos temáticos e distribuição de bandeiras brasileiras aos fãs presentes. A equipe incentivou também o uso da cor amarela por parte da torcida e afirmou que figuras importantes do Brasil estarão presentes.

O Exeter está em 13º lugar na League One 2024/25 com 31 pontos. O adversário Bolton, por sua vez, tem 34 e está na 10ª posição.

— Esperamos que os jogadores joguem como o Brasil também —, brincou o clube na nota.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.