A importância do Exeter City para a seleção brasileira

O primeiro jogo da seleção brasileira teve como adversário um clube inglês desconhecido por muitos até hoje, o Exeter City.

Exeter City
Créditos: Acervo CBF

A seleção brasileira é, há algum tempo, uma das grandes referências quando o assunto é futebol. O início dessa história começou com “ajuda” de um pequeno clube inglês chamado ExeterCity.

A relação do Exeter City com o futebol brasileiro

Antes de encantar o mundo com seu estilo ousado, inovador e irreverente, o Brasil, no início de sua trajetória no futebol, teve como “madrinha” a equipe inglesa, que, ao contrário do badalado selecionado nacional, encontra-se bem longe do glamour e dos holofotes do mundo.

Os primeiros passos do futebol no país foram dados oficialmente no fim do século XIX, sendo os ingleses os principais responsáveis pela difusão do esporte.
Com o passar dos anos, a prática do futebol foi ganhando mais adeptos, rompendo as barreiras entre os estados e, em pouco tempo, as fronteiras do país.

Dessa forma, a adesão ao futebol ocorreu por todo o território nacional e o surgimento de pessoas que se destacaram jogando bola aumentou, proporcionando a formação de equipes mais fortes e que buscavam enfrentar em campo adversários mais qualificados.

O primeiro combinado criado para essas partidas reuniu jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Este selecionado ficou conhecido como a primeira seleção brasileira de futebol. Seu primeiro compromisso foi logo contra uma equipe oriunda da Inglaterra, berço desse esporte.

O Exeter City FC, clube hoje na quarta divisão da Inglaterra, excursionava pela América do Sul. Em julho de 1914, chegou ao Rio de Janeiro com o intuito de promover o futebol.

Brasil 2×0 Exeter City

Assim, em 21 de julho daquele ano, no Estádio das Laranjeiras, a Seleção enfrentou seu primeiro adversário.

O placar desse duelo apontou a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre o Exeter City. O resultado encheu de orgulho todos os admiradores do esporte no país.

Afinal, o adversário era uma equipe profissional da Inglaterra. Enquanto isso, os brasileiros ainda iniciavam sua jornada para se tornar um dos grandes do futebol.

Créditos: Acervo CBF

Créditos: Acervo CBF

Legado do amistoso

Passados mais de 100 anos, a seleção do Brasil é conhecida, respeitada e cultuada no mundo todo.

Já o Exeter City se manteve em um patamar discreto, nunca tendo sido alçado a um clube de ponta na Inglaterra e sempre perambulando pelas divisões inferiores do país.

No entanto, sua importância para o crescimento do futebol no Brasil jamais será questionada ou esquecida pelos admiradores desse esporte, pois foi justamente contra o Exeter City que a seleção cinco vezes campeã do mundo iniciou sua história.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Dezin Pergunta #02 – Estatísticas do futebol inglês

Leia mais Terry Cooke: o ‘aluno esquecido’ da Classe de 92