Seleção: má notícia para Alisson, que não será titular. Weverton ou Ederson, quem deve jogar?

4 minutos de leitura

A seleção brasileira enfrenta Guiné neste sábado (17), às 16h30, no estádio Cornellà-El Prat, na Espanha. O jogo será válido como um amistoso internacional e terá um desfalque para o lado canarinho: Alisson. O goleiro do Liverpool se lesionou e não estará disponível para o confronto. Weverton e Ederson disputam a posição.

Em nota oficial, a CBF confirmou que o goleiro sofreu um trauma no dedo mindinho da mão esquerda durante o treino de sexta-feira (16). A equipe comandada por Ramon Menezes se concentrou e treinou nos últimos dias em Barcelona.

Sem Alisson na seleção: joga Ederson ou Weverton?

O goleiro do Liverpool acordou neste sábado com dores no local, por isso foi confirmado como desfalque por Ramon Menezes. Ele seguirá com o grupo no restante da Data Fifa, apesar de ser baixa.

Alisson foi eleito o melhor jogador do Liverpool em 2022/23 - Foto: Icon Sports
Ederson
Weverton
Seleção
Foto: Icon Sports

O Brasil ainda jogará contra Senegal na terça-feira (20) e ainda não se sabe quais as condições do ex-goleiro do Internacional para essa partida. A delegação brasileira irá para Portugal, onde será disputada a partida, depois do confronto contra Guiné.

Na última partida da Amarelinha, em derrota no amistoso contra Marrocos, no primeiro confronto pós-Copa, o goleiro titular de Ramon Menezes foi Weverton, que também está convocado. Ele disputa a vaga com Ederson, atual campeão da Champions League com o Manchester City.

O jogador do time inglês foi quem mais teve sucesso em defesas ao longo da última edição da Champions League: defendeu 87,5% dos chutes que foram ao seu gol, segundo dados da plataforma de análise “Wyscout”. Ele também passou sete dos 11 jogos na competição sem sofrer gols.

O goleiro do Palmeiras, por sua vez, é o 8º em defesas bem sucedidas no Brasileirão (78,9%) e é apenas o 19º em ações defensivas com sucesso por jogo (0,97). Até o momento, sofreu gols em sete dos 10 jogos da equipe alviverde na competição.

Alisson foi eleito o melhor jogador do Liverpool na temporada. Ele também foi titular nas duas últimas Copas do Mundo. Segundo dados da plataforma “Sofascore”, em 2018, teve taxa de sucesso de 63% nas defesas durante o Mundial e sofreu apenas três gols em cinco jogos – dois deles na eliminação para a Bélgica, nas quartas de final. Na edição do Catar, parou 73% dos chutes que foram ao alvo e tomou dois gols em quatro partidas.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]