Scott McTominay – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
465
Scott
Foto: Divulgação/Manchester United via Getty Images

Scott Francis McTominay, mais conhecido apenas como Scott McTominay, é um jogador de futebol que atua como meio-campista. O atleta nasceu no dia 7 de dezembro de 1996, em Lancaster, cidade ao norte da Inglaterra. Porém, seu pai é escocês, o que lhe deu a chance de representar a Escócia nas competições internacionais de futebol. Confira tudo sobre a carreira, mercado da bola e rumores do jogador.

Scott McTominay – Início de carreira

A princípio, McTominay, hoje aos 24, chamou a atenção do mercado da bola logo cedo. Pois, foi recrutado para a base do Manchester United com apenas cinco anos de idade, por um olheiro do clube. Scott costumava dividir a camisa 10 com Marcus Rashford. Porém, aos 16 anos, mostrava grande talento no meio-campo e se instalou de forma definitiva nessa parte do gramado. Uma vez que, era nessa posição que o atleta conseguia se sentir mais confortável e útil.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Scott McTominay

Dessa maneira, em julho de 2013, entrou oficialmente no mercado da bola do futebol. McTominay assinou seu primeiro contrato profissional com o United. Porém, não impressionou nessa época, visto que só atuou em 12 jogos entre os anos de 2013 e 2016.

Contudo, seu súbito crescimento chamou atenção do público e do mercado de transferências. Tendo em vista, que no início de 2015 Scott tinha 1,70 metro de altura e após um ano e meio atingiu a marca de 1,93 metro. Já em maio de 2017, o escocês fez sua estreia no time principal do United. Com a camisa 39, o jovem marcou seu primeiro gol pela equipe, em um amistoso na pré-temporada, com o Valerenga.

Descoberto por Mourinho, o jogador agradou o português por sua estatura e obediência tática. Por isso, através de suas atuações, o volante ganhou o prêmio de Jogador Jovem do Manchester United da Temporada 2017/18, o que ainda mais destaque no mercado de transferências.

Nesse período, McTominay deixou a imprensa e os fãs abismados. Isso porque, o jogador outrora “esquecido”, começou a deixar estrelas da equipe no banco. Nesse período, até mesmo Pogba, o reforço mais caro do clube, ficou no banco para que Scott pudesse brilhar no jogo contra o Sevilla na Champions League.

Transferências e Mercado da Bola de Scott McTominay

Assim, até agora, toda a carreira de Scott McTominay foi no clube inglês. Porém, após alguns rumores, só na temporada 2018/19 que o jogador se firmou na equipe principal. Seguindo o legado de Mourinho, Scott também foi peça fundamental no United de Solskjaer. Dessa maneira, em janeiro de 2019, assinou uma extensão de contrato com o clube até 2023.

Em outubro desse mesmo ano, marcou o gol número 2.000 do United na Premier League. Assim, na partida contra o Norwich City. Além disso, já marcou gols importantes pelo clube. Tal como, no clássico de Manchester, em uma vitória por 2 x 0 em cima do rival, o City.

Em junho desse ano, McTominay participou de mais uma movimentação no mercado da bola. já que assinou uma nova extensão de contrato com a equipe. Agora, o jogador será um Red Devil até 2025. O atleta possui 133 jogos pelo clube, e marcou 14 gols. Além disso, é o único da história Premier League a marcar dois gols em apenas três minutos do início da partida. O recorde, foi conquistado na vitória de 6 x 2 sobre o Leeds, na temporada 2020/21.

Scott Mctominay na seleção Escocesa 

Devido a seu talento, muito se foi questionado sobre qual seleção Scott iria representar. Tendo em vista que ele foi nascido em solo inglês. Porém, com pai escocês, existiam rumores de que o jogador tinha possibilidade de jogar pela Escócia também. E foi o que o atleta escolheu, seguindo conselhos de José Mourinho e dos diretores da delegação escocesa.

Em entrevista concedida a BBC, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate afirmou que nem a possibilidade de disputar a Copa do Mundo fez o jovem mudar de ideia. Desse modo, em Março de 2018, McTominay fez sua estreia pela Escócia, na ocasião a equipe perdeu para Costa Rica por 1 x 0.

Além disso, foi peça fundamental para a participação da seleção na Euro 2020. Visto que, a seleção não disputava uma competição importante desde 1998, quando participou da Copa do Mundo. Porém, a seleção escocesa foi eliminada ainda na fase de grupos. Ademais, McTominay nunca marcou gol pela seleção. Mesmo assim, ainda é considerado um ativo valioso no mercado de transferências.