Scarpa revela fatores decisivos para passagem frustrada na Premier League: ‘Não vou ser hipócrita e…

4 minutos de leitura

Gustavo Scarpa está de volta ao Brasil. O jogador chegou ao Nottingham Forest em 2023, mas disputou poucas partidas em uma passagem discreta pela Europa. O meio-campista foi apresentado nesta segunda-feira (15) pelo Atlético-MG e revelou os fatores para o desempenho abaixo do esperado na Premier League.

Scarpa deixou o Palmeiras em 2022, sendo eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, para defender o Forest. Mesmo com os bons números no Brasil, disputou apenas dez jogos na Inglaterra, sendo dois como titular.

O meio-campista concedeu entrevista na apresentação e revelou que uma série de fatores impediram que repetisse o mesmo desempenho na Inglaterra. “Realmente não tive a minutagem que desejei lá fora, mas, já era”, comenta.

Uma série de fatores: desempenho, escolha de treinador, uma lesão ou outra, nada sério assim. Obviamente, não foi o ano que gostaria na Europa. Era um sonho ir pra lá, sempre deixei claro, mas não vou ser hipócrita e dizer que foi um ano dos sonhos. Realizei meu sonho de jogar a Premier League. Me senti muito realizado jogando na Europa. Não foi o ano que desejava, mas bola para frente.

Scarpa chegou ao Nottingham Forest em um contrato válido por três anos e meio, mas com poucas oportunidades na equipe, foi emprestado ao Olympiacos por uma temporada. Na Grécia, também não ganhou muitas chances e retornou ao Brasil para defender o Atlético-MG em acordo até 2027.

Lesões e opções do treinador afetaram passagem de Scarpa pela Premier League

O primeiro ano de Scarpa na Premier League foi marcado por uma série de problemas do jogador. As lesões perseguiram o brasileiro, que não conseguiu uma sequência de jogos com o Nottingham Forest. Quando esteve em campo, também não brilhou. Além disso, se envolveu em problemas extracampo.

Enfrentando as questões físicas, o meio-campista perdeu espaço na equipe, mesmo após a recuperação e participar dos amistosos da equipe na pré-temporada.

Em agosto de 2023, o então técnico do Forest, Steve Cooper, foi questionado sobre a ausência do brasileiro em entrevista coletiva após a derrota para o Arsenal pela Premier League. “Ele está nesse processo normal de tentar trabalhar para conquistar um lugar no time, e, se tiver oportunidades, aproveitá-las”, comentou o treinador na época.

Scarpa deixou a Inglaterra para defender o Olympiacos por empréstimo, mas o rendimento também foi abaixo do esperado, retornando ao Brasil.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.