SC Braga – História, estatísticas e conquistas

SC Braga – História, estatísticas e conquistas
Reprodução/SCB

O Sporting Clube de Braga é um time de Portugal, com 101 anos de muita história. Suas cores vermelha e branca são inconfundíveis em todo o mundo, com diversos títulos dentro do território nacional.

A equipe tem mais de 28 mil sócios e defende suas partidas em seu campo, o Estádio Municipal de Braga. Decerto, o estádio tem capacidade para 30 mil pessoas, desde a reforma para a Euro de 2004.

Portanto, o time fundado por estudantes da cidade, é o representante de uma grande cidade portuguesa. Confira:

Sporting Clube de Braga

Antes de mais nada, o Braga é um dos maiores clubes de Portugal, com grande história e umas das maiores torcidas no país. Sua fundação se dá em janeiro de 1921, quando um grupo de estudantes da cidade de Braga, decidiram fundar um time para a cidade.

Entre a década de 20 e 60, o time patinou entre a segunda divisão e a primeira, até quando conseguiu se firmar, em 1964. A partir daí, o time se firmou como uma força no país.

Trajetória do Braga, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Sporting Clube de Braga é um dos times do Campeonato Português, que pertence as maiores cidade do país. A equipe é a sexta maior vencedora da história do futebol local, com 8 taças da Primeira Liga.

Decerto, são 3 Taças de Portugal, 2 Taças da Liga, 1 Supertaças Cândido de Oliveira e dois Campeonatos da 2ª divisão de Portugal. 

Mercado da Bola do Braga

O Braga já começou a se movimentar na janela. No mercado da bola, veremos quem chegará ao time e quem poderá sair também. Primeiramente, o clube trocou de treinador, com a saída de Carlos Carvalhal e a chegada de Artur Jorge. Confirmados, até agora ninguém chegou.

Por outro lado, o mercado da bola traz as saídas do time. Em confirmação, nenhum jogador se foi. Entretanto, os rumores de uma barca deixando o time é bastante real.

Rumores do SC Braga

Decerto, os rumores param reforçar a equipe são grandes. Os principais nomes são Yan Couto, que já está no time, mas por empréstimo. Portanto, no mercado da bola vermelho e branco, o novo treinador quer jogadores jovens, com o interesse em Costinha, de 21 anos, do Acadêmica, além do lateral-direito Cabral, de 23 anos, que atua no futebol francês.

Por outro lado, os rumores de saída são grandes. Ricardo Horta é o mais provável. O capitão do time tem proposta do Benfica. O mercado da bola do time também traz que jogadores como David Carmo, zagueiro com interesse do Manchester United e Al-Musrati, também na mira do Benfica, podem sair.

Mercado de Transferências do Braga

Em suma, sendo um clube com uma história antiga, vitoriosa e muito bonita, certamente o Braga tiveram alguns jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Dessa forma, separamos cinco nomes no mercado de transferências do clube, com o top 5 de contratações mais caras da história:

Rubén Micael por £3 milhões vindo do Atlético Madrid-ESP

O primeiro no mercado de transferências, o meia português retornava ao seu país, na temporada 2013/14, após jogar no futebol espanhol. Foram dois anos defendendo a equipe, com 87 jogos, 15 gols e 11 assistências.

Abel Ruiz por £8 milhões vindo do Barcelona-ESP

Em suma, o meia espanhol ainda faz parte da equipe, desde que chegou, em 2020. São 89 jogos, com 18 gols e 8 assistências. Na atual época, Abel foi titular em 27 partidas da Primeira Liga, e vem se destacando bem, até chegando em sua seleção nacional.

Galeno por £3,5 milhões do Porto

O meia brasileiro fez parte de um bom time do Braga, durante três anos vestindo a camisa vermelha e branca. O jogador, que veio do Porto, voltou para o time, na janela de janeiro de 2022.

Pelos bracarenses, foram 115 jogos e 25 gols, com 24 assistências e o título da Taça de Portugal em 2020/21.

Matheus por £19 milhões vindo do América Mineiro

Portanto, o brasileiro vai fazendo história com a camisa vermelha e branca. Desde 2014 no time, o jovem brasileiro chegou ao time com 24 anos. Foi reserva, goleiro de copas nacionais, até se firmar junto com os 11 iniciais. É campeão da Taça de Portugal de 20/21.

São 247 jogos e a titularidade absoluta do time até aqui, com as diversas sondagens para se tornar português.

Ricardo Horta por £1,75 milhões vindo do Málaga-ESP

Em suma, o atacante português é o dono do time atualmente. Com 27 anos, é o principal jogador das boas campanhas que o time fez recentemente, defendendo os vermelho e brancos desde 2017. Foram 48 jogos e 22 gols na atual temporada 21/22. No total, são 278 partidas e 91 gols, com 48 assistências.