O técnico Dorival Júnior fez sua primeira convocação da seleção brasileira nesta sexta (1) com novidades não só da Premier League, mas também de outras ligas. Um desses casos foi Savinho, destaque do Girona e que deve atuar no Manchester City na próxima temporada.
A maior revelação do Atlético-MG nos últimos anos, o jovem atacante foi vendido em junho de 2022 ao Grupo City, assinando inicialmente com o Troyes, mas passou por empréstimos ao PSV, da Holanda, e agora ao Girona, da Espanha, vice-líder de LaLiga.
Mesmo que parte da torcida do Atlético lembre da sua jovem promessa, possivelmente o grande público brasileiro pode não ser familiarizado com o jogador de 19 anos. Por isso, a PL Brasil esclarece: quem é Savinho, estreante da Seleção que vai jogar com Pep Guardiola no Manchester City?
De promessa precoce a jovem estrela
Savinho se destacou na base do Galo e recebeu oportunidades no time profissional ainda bem jovem, o que atraiu olhares do Grupo City, que já havia tirado jovens estrelas precocemente do Brasil, como Kayky e Metinho, do Fluminense.
No PSV, o atacante não teve tantas oportunidades e figurou mais no time sub-21. Entre os profissionais, foram oito partidas e duas assistências, mas voltou para ser emprestado a outro time do Grupo, o Girona.
Na atual temporada, o brasileiro é um dos principais responsáveis pelo grande momento do Girona, que liderou LaLiga por diversas rodadas e ainda está no páreo brigando pelo título com o Real Madrid.
Savinho pelo Girona:
- 30 jogos
- 9 gols
- 7 assistências
- 2535 minutos jogados
Titular incontestável, o jovem é o vice artilheiro da equipe e o segundo colocado em assistências — o líder, inclusive, é o compatriota Yan Couto, outro jogador do Grupo City e que foi convocado por Dorival.
Em entrevista exclusiva à PL Brasil, o atacante falou que gostaria de ter passado mais tempo no Atlético-MG e que sente que tem uma “dívida” com o clube — o que, futuramente, deve virar uma volta ao clube:
— Eu tenho essa dívida até hoje e tenho quase certeza que vou voltar um dia para ajudar o Atlético. Eu não tive muita oportunidade de jogar e, quando comecei a jogar mesmo, eu já estava vendido e indo para a Europa. Ficou um gostinho de quero mais. Queria ter tido mais oportunidades antes, que os treinadores que passaram lá tivessem mais confiança em mim.
‘Promoção’ ao Manchester City e sonho da Seleção
Em coluna na PL Brasil, Victor Canedo reforçou a “promoção” que o jovem ponta teve ao ser contratado pelo Manchester City, em negócio fechado no início de fevereiro.
— Não faria sentido ao City assinar com Savinho e emprestá-lo de cara, então darei meu voto de confiança para pelo menos seis meses na Inglaterra. E aí ele terá que concorrer com Grealish e Doku, principalmente. Espaço a ser conquistado – opinou Canedo.
Ainda existe a possibilidade de Savinho voltar ao Girona por empréstimo para a disputa da Champions League, mas a tendência é que ele receba mais chances no time de Pep Guardiola — treinador com quem sonha em trabalhar.
— (Eu e Guardiola) nunca tivemos algum contato, só o vi de perto. Ele contratou o Kayky, que era do Fluminense, Gabriel Jesus, então ele parece se dar bem com brasileiros. É deixar as coisas acontecerem naturalmente que, se Deus quiser, um dia, ele possa me treinar – disse o jovem à PL Brasil.
Seu sonho de defender a Seleção também foi reforçado no papo com a reportagem — à época, ainda era Fernando Diniz o treinador. Agora com Dorival, sua primeira oportunidade é a concretização de um trabalho apoiado, inclusive, por seus futuros companheiros: Vinícius Júnior e Rodrygo, com quem Sávio tem contato na Espanha.
Savinho na Carreira:
- 35 jogos pelo Atlético-MG
- 2 gols
- 963 minutos
- 1x Brasileirão (2021)
- 1x Copa do Brasil (2021)
- 30 jogos pelo Girona
- 16 participações em gols
- 2355 minutos
- 9 jogos pelo PSV sub-21
- 4 participações em gols
- 573 minutos
- 8 jogos pelo PSV
- 2 assistências
- 150 minutos
- 1x Copa da Holanda (2023)
- 1x Supercopa da Holanda (2023)
Com auxílio de Vinícius Júnior em sua trajetória na Espanha e colocando Rodrygo como principal ídolo no futebol, Savinho tem tudo para receber oportunidades no Manchester City e seguir sendo convocado por Dorival Júnior para renovar ainda mais o ataque brasileiro, depois de duas Copas do Mundo com gosto amargo deixado pelos sistemas ofensivos.