Com Barcelona de olho, Savinho pode jogar no Manchester City?

6 minutos de leitura

O brasileiro com mais participações em gols na temporada europeia não é quem você pensa. Emprestado ao Girona, clube integrante do Grupo City, Savinho tem liderado o time em uma campanha surpreendente no início de LALIGA. O destaque em terras espanholas faz voltar à tona a dúvida se o jovem pode ser aproveitado pelo Manchester City, principal time da empresa.

Savinho tem apenas 19 anos e foi revelado pelo Atlético-MG. Mesmo sem tantas oportunidades e ainda muito jovem, o meia-atacante sempre foi tratado como um diamante do Galo e viveu bons momentos no time profissional do Alvinegro. Ciente da qualidade, o Grupo City executou sua contratação em 2022, por 6,5 milhões de euros.

Savinho, Grupo City e os exemplos de compatriotas

Todo jovem contratado pelo conglomerado sonha em defender o Manchester City, mas muitos sequer passam perto do clube inglês. Quando deixou o Galo, Savinho foi inscrito pelo Troyes, que também é do grupo, mas logo foi cedido ao PSV Eindhoven. Na Holanda, teve certa dificuldade e não engrenou. Foram oito jogos e nenhum gol marcado.

Agora, no Girona, ele começou a mostrar seu valor. O caminho, de certa forma, é parecido com o de Douglas Luiz, brasileiro de maior sucesso do Grupo City. O volante deixou o Vasco e assinou diretamente com os Citizens e foi repassado ao clube espanhol. Lá, conseguiu se adaptar ao futebol europeu e se destacou a ponto de voltar à Premier League para jogar pelo Aston Villa. Mesmo com o destaque, o meio-campista não conseguiu receber oportunidades no Manchester City.

O brasileiro Douglas foi contratado sob a expectativa de se desenvolver no Manchester City, em 2017 - Foto: Twitter @ManCity
O brasileiro Douglas foi contratado sob a expectativa de se desenvolver no Manchester City, em 2017 (Foto: @ManCity)

Assim também foi a trajetória de Vini Souza. Ele foi contratado pelo Lommel, time do Grupo City na Bélgica, e conseguiu se firmar pelo Espanyol. O ex-Flamengo nunca foi aproveitado pelo Manchester City, mas utilizou as dependências do clube enquanto acertava transferência para o Sheffield United. Desde 2017, 12 jovens brasileiros foram comprados pela empresa.

Os exemplos mostram que o Grupo City não se preocupa necessariamente em integrar as jovens promessas ao elenco do Manchester City, isso porque Guardiola costuma preferir planteis mais curtos e o clube tem poderio financeiro para contratar estrelas já prontas.

Savinho pode voltar ao Manchester City?

Apesar do histórico desfavorável, retornar ao Manchester City está nos planos de Savinho. A PL Brasil apurou com uma peça ativa na venda do jogador as intenções do clube inglês no ato da compra. Segundo a fonte, houve todo um projeto de carreira desenhado para que o brasileiro atue um dia pelo Manchester City. No entanto, a mudança de maneira alguma ocorreria nesta temporada. Uma saída do Girona, por hora, está descartada.

Isso aí vai depender muito do homem (Guardiola) lá, não tem como falar. Vai depender se o Sávio chegar no nível que eles querem –, afirmou a fonte.

O sonho do novo craque é chegar ao Etihad Stadium. Em entrevista ao site “365 Scores”, Savinho relembrou o período de negociações e tem otimismo para vestir a camisa do atual campeão da Champions League. A contratação contou com o aval de Pep Guardiola.

Claro. Um dos meus maiores objetivos quando tive a promessa é chegar ao Manchester City. Deus sabe o que faz. Se Deus quiser, um dia vou ter a oportunidade –, destacou.

Savinho não pertence ao Manchester City. Ele está sob contrato com o Troyes, da França. Dessa maneira, caso o gigante inglês se interesse pelo brasileiro, terá de mesmo que simbolicamente, comprá-lo do coirmão francês.

O grande início de Savinho pelo Girona

Se não for utilizado pelo City, o meia-atacante pode pelo menos usar o grupo como trampolim para se desenvolver e se firmar no futebol europeu, como o exemplo de Douglas Luiz. Segundo o que a PL Brasil ouviu do staff do jogador, ele já despertou interesse de outros clubes, entre eles o Barcelona.

A busca de times por Savinho não é à toa. O jovem tem brilhado no começo da temporada e é um dos motivos que levou o Girona à liderança de La Liga, superando os gigantes Real Madrid e Barcelona. Já são seis participações diretas em gols do ex-Galo em La Liga. Até o momento, nenhum outro brasileiro teve mais interferência em gols nas principais ligas europeias.

  • 7 jogos
  • 2 gols
  • 4 assistências (1º de La Liga)
  • 18 dribles bem sucedidos (2º de La Liga)
  • 4 grandes chances criadas (4º de La Liga)

Arisco e driblador, Savinho atua predominantemente pela ponta-esquerda e não tem medo de enfrentar seus defensores adversários, independentemente de quem eles sejam. No Manchester City ou não, fato é que uma nova estrela brasileira está nascendo com um futuro muito promissor.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.