Savinho foi anunciado oficialmente como reforço do Manchester City no último dia 18. O brasileiro de 20 anos assinou um contrato que vai até junho de 2029.
O ponta chega à Inglaterra depois de uma ótima temporada pelo Girona, liderando o quesito drible certo do Campeonato Espanhol e contribuindo para a classificação inédita da equipe, que pertence ao Grupo City, para a Champions League.
Mas, como toda transferência, abre-se a discussão de qual será o espaço de Savinho no recheado time do Manchester City, que tem muitos jogadores atuando juntos há bastante tempo e sempre levantando algum troféu.
👏Em entrevista coletiva pré-jogo contra o Celtic nessa segunda-feira (22), o técnico Pep Guardiola já deu um sinal de onde pretende colocar Savinho para jogar.
— O um contra um dele é devastador. Ele pode jogar nos dois lados, ponta esquerda, ponta direita e pode até jogar no meio. Mas precisamos dele mais principalmente na ala. Devemos agradecer ao Girona, fizeram um excelente trabalho — afirmou Guardiola.
O Manchester City acredita no potencial do Savinho e entende que o jogador tem tudo para ser um jogador importante para o time e seleção brasileira. A PL Brasil apurou que, na primeira conversa de Guardiola com Savinho, o treinador disse que gosta do atacante, que o acompanhou muito bem e que tem certeza que será um atleta de alto nível e que, por isso, o pediu para o Manchester City.
— A gente está falando de uma opção feita pelo Pep Guardiola. Ele já errou, faz parte, mas cada ano que passa o Guardiola erra menos, especialmente depois que conhece tão bem o ambiente, as características das competições que o Manchester City joga.
Eu não acho que ele está jogando para a galera e jogando dinheiro para o alto. Ele sabe o que está fazendo, faz sentido. A competição é pesada, mas ele é um cara que estimula muito a competição, que gira muito o elenco e que imagina um jogador para um jogo — opina Mário Marra, comentarista da “ESPN”, à PL Brasil.
Maior desafio de Savinho no Manchester City
O debate em torno do Savinho no Manchester City na imprensa passa muito pelo seu processo de adaptação a um novo país, uma nova língua, clube e liga.
Bernardo Silva, por exemplo, é um jogador “intocável” para Guardiola. Mas em sua primeira temporada com os Citizens, fez apenas 15 jogos como titular na Premier League.
— A Espanha é mais próxima do Brasil, inclusive na comida. Eu sei que o Savinho terá um salário que o dará condição de trazer feijão que acabou de sair do pé do Brasil, mas na prática há adaptação de comida, de temperatura, chuva o tempo inteiro. Tudo isso afeta o humor e ele não pode ficar abatido com fatores externos para perder tempo na competitividade. Acho que demora um pouco, mas vai jogar — destaca Marra.
Em relação à Premier League, Savinho terá que se adaptar à uma liga que exige bastante de comportamentos táticos, o que pode restringir, de certa forma, a liberdade criativa. Algo diferente em relação às ligas holandesa e espanhola, as quais Sávio jogou por PSV e Girona.
É um prazer para nós, como brasileiros, que o término da formação dele seja com Guardiola, porque ele vai adquirir muita cosia para a vida dele, para a seleção brasileira, inclusive. Ele pode ser mais tático, de jogar de primeira, ele é muito jovem, vai adquirir isso. Acho que ele vai adquirir a maturidade de enxergar o momento de jogar de primeira e o de segurar um pouco a bola — continua Marra.
🔵O comentarista da “ESPN” enxerga que jogadores do Manchester City seguram a bola em faixas do campo que é viável, onde não há pressão. Na faixa mais ofensiva, o time de Guardiola é muito preparado para a transição defensiva. Perdeu a bola, está todo mundo ligado.
— Ele vai adquirir essa maturidade. Quem pediu foi o Guardiola, alguma intenção ele tem. A sensação que tenho é que será bom para o Savinho até se ele ficar sem jogar. Ele vai adquirir uma leitura de dinâmica de jogo que poucos têm. Ele vai estudar na principal faculdade do mundo — complementa.
Apesar da pouca idade e de não ser um jogador formado, Savinho se destacou, desde as categorias de base, como um jogador com capacidade de absorção de ideias e de dar resposta dentro de campo fora do comum.
– CityTV: Qual é o seu estilo de jogo? 🤔
– @OficialSavinho: 🇧🇷🎉⚽️
COMPLETO: https://t.co/lTEhICPwkM pic.twitter.com/hLNJtqzdJr
— Manchester City (@ManCityPT) July 19, 2024
🔎Nas categorias de base do Atlético-MG, o ponta sempre atuou em categorias acima de sua idade. Em 2020, ele foi o único jogador nascido em 2009 a ser integrado à equipe principal do Galo, todos os outros já eram três anos mais velhos que ele. Além disso, desde os 15, Sávio é titular das categorias de base da seleção brasileira.
— O Sávio vai crescer muito. O que acho que o City já percebeu é que se trata de um atleta que já vai entregar resultado imediato. Isso está claro, porque ele entregou no PSV e no Girona. Óbvio que é preciso ter paciência com todo jovem jogador numa Premier League, que tem um peso diferente.
Sávio fez isso na Seleção e vai entregar ao City muita qualidade técnica, um poder de decisão elevadíssimo, sabe suportar pressão e vai entregar resultado em um curto espaço de tempo — destaca Filipe Mattos, treinador do Savinho no sub-15 do Atlético em 2019, que hoje trabalha no sub-17 do Coritiba, à PL Brasil.
💪Filipe destacou que, por se tratar de um talento, Savinho precisou se provar em todos os lugares onde jogou, inclusive no time principal do Atlético-MG. Além de adaptação, o treinador destaca o poder de suportar a pressão como fator primordial para Sávio se destacar no Manchester City.
— Eu espero que o Sávio não tenha uma cobrança exagerada sobre ele, que ele consiga desfrutar desse momento que ele vai viver agora, que as coisas aconteçam no tempo dele e se no início não der o resultado imediato, como sempre teve, que ele tenha paciência. Ele trabalhou muito para estar onde ele está, então que ele não permita que os aspectos comportamentais, de pressão, atrapalhem a performance dele — acrescenta.
Disputa por posição
📋Teoricamente, Savinho teria cinco concorrentes a uma posição no time:
- Jack Grealish
- Phil Foden
- Bernardo Silva
- Jérémy Doku
- Oscar Bobb
Entretanto, é possível fazer eliminatórias para a disputa. Mesmo tendo capacidade para tal, Savinho naturalmente não joga pelo centro do campo, onde Phil Foden se encontrou na temporada passada e se tornou o melhor jogador da Premier League de 2023/24. Guardiola mesmo disse que precisa mais do brasileiro pelas alas.
Marra também tira Oscar Bobb da disputa, porque se trata de um jogador que sai da beirada do campo para armar, com característica de jogo curto, com qualidade para carregar a bola e de finalizar dentro da área.
Em toda sua formação no Atlético-MG, Savinho atuou pelo lado direito, onde atua Bernardo Silva. O próprio jogador, em sua entrevista de apresentação, disse que prefere cair por esse canto. Mas, no Girona, ele também se deu muito bel pela ponta esquerda, onde jogam Grealish e Doku.
— Bernardo Silva é um meia pelo lado, meia que vira atacante, que joga em qualquer espaço do campo, inclusive como lateral disfarçado. Ele entra como uma carta diferente, ele tem uma chave para abrir qualquer porta, ele pode jogar em qualquer situação.
Em algumas situações de jogo, contra alguns adversários, se o Savinho concorrer com Bernardo Silva, ele vai perder, porque o Bernardo Silva cairá para o lado direito de uma forma estratégica para abrir o corredor ou segurar, algo estratégico — opina Marra.
“Se entra na disputa direta com Bernardo Silva, ele perdeu, porque o Bernardo Silva é o jogador de confiança, tático, além de toda qualidade e experiência que tem no clube e na competição.”
Agora pensando em Grealish e Doku como concorrentes, Marra crê que Savinho ganha nas características técnicas, mas perde na tática pelo fato de nunca ter trabalhado com Guardiola.
Especificamente em relação a Doku, Savinho perde no quesito velocidade. O belga se dá melhor, inclusive, quando enfrenta uma linha de marcação mais alta, ou seja, contra Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Tottenham e, talvez, Crystal Palace num dia inspirado.
— Se ele entra para velocidade contra o Doku, também ele perdeu. Mas se ele entra para velocidade em curto espaço com controle da bola, ele ganha, porque o Doku normalmente precisará de um espacinho a mais para dar o tapa e cruzar ou chegar até a área.
Num espaço mais curto, jogando contra linha de seis, com marcação em cima, o Savinho se dá melhor, porque ele se dá muito bem com a linha mais baixa e a linha mais alta de marcação.
O ponta que custou 117 milhões de euros (R$ 718 milhões na cotação da época) ao Manchester City caiu de rendimento na última temporada e perdeu espaço na equipe de Guardiola — foi titular em apenas 10 jogos na Premier League.
O ponta inglês é mais um jogador que dependerá da linha de marcação do adversário para ter espaço para conduzir a bola. Na temporada passada, com a vasta ausência de Kevin De Bruyne por lesão, Grealish não recebeu passe com espaço para conduzir a bola.
— Tinha mais jogadores do meio para a frente, então não dava para ele correr com a bola, se não, ele tomava o espaço de alguém. O Grealish gosta do espaço e o Savinho tem uma grande vantagem, que é driblar bem, em velocidade e em espaço curto. Ele consegue driblar ficando no mesmo lugar.
Tirando o adversário dele da ação num corpo ou num drible muito curto e em pequeno espaço ele terá tranquilidade para enxergar o jogo. Talvez, em jogos de seis caras na defesa, são muitos jogos do Manchester City assim — complementa Marra.