Manchester City e Manchester United abriram a temporada do futebol inglês com a disputa da Supercopa da Inglaterra, a Community Shield. A partida terminou com com vitória dos Citizens, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
Entre os brasileiros disponíveis, Ederson e Casemiro foram titulares por City e United, respectivamente. Savinho e Antony começaram no banco — o jovem do City entrou no segundo tempo.
Os problemas no Manchester United
O time de Erik ten Hag se movimentou no mercado, mas nenhum de seus reforços começou o jogo. O jovem zagueiro Yoro está machucado e Zirkzee começou no banco.
Sem Hojlund e com seu novo atacante fora do time titular, os Red Devils jogaram com Mason Mount e Bruno Fernandes alternando como falsos noves. Apesar das boas possibilidades que isso levou no meio, deixou buracos no ataque.
O maior exemplo disso foi quando Amad Diallo chegou à linha de fundo e, ao fazer o passe de retorno para dentro da área, viu a bola passar na frente de Mount — que, sem sua visão de centroavante, pouco fez.
A defesa com Maguire e Evans foi outro ponto negativo — a dificuldade da dupla de progredir a bola com passes e conduções. Os erros da dupla levaram a roubadas de bola dos Citizens perto da área de Onana e rendeu chances perigosas ao adversário.
Evans, por exemplo, também perdeu a última cobrança dos pênaltis, que levou ao título do time de Guardiola.
Nem tudo foi ruim
Os Red Devils foram melhores no segundo tempo e tiveram mais oportunidades. Casemiro foi um ponto de destaque no início, principalmente por ajudar a criação de superioridade numérica nos meio-espaços.
Foi a partir desse tipo de jogada que Diallo criou a chance não aproveitada por Mount e ele mesmo criou suas chances de finalização. Rashford também foi o ponto final de uma criação de jogadas.
E na etapa final, Ten Hag priorizou jogadas de velocidade e teve mais efetividade. Rashford perdeu um gol cara a cara com Ederson e Garnacho fez o primeiro gol do jogo dessa forma.
Estreia de Savinho com Manchester City lento
O time de Guardiola naturalmente dominou a posse de bola, mas não teve grandes oportunidades a partir de suas próprias criações. As melhores chances foram através de erros do United.
Ao todo foram apenas nove finalizações dos Citizens e oito do United, representando como foi uma partida equilibrada. Savinho entrou de maneira positiva e ajudou no primeiro gol do City.
Entrando no lugar de Doku, destaque na primeira etapa, o brasileiro jogou pelo lado esquerdo e foi bem nos quase 30 minutos em que atuou no fim do jogo. Foram quatro dribles e quatro cruzamentos tentados.
Ele participou na jogada que resultou no cruzamento para Bernardo Silva marcar de cabeça no fim do jogo e levar a partida aos pênaltis. Apesar disso, foi um jogo sem muita criatividade do time de Guardiola.
O City ainda jogou sem alguns de seus principais atletas, e a ausência de Rodri, por exemplo, fez com que o time tivesse dificuldades ao defender o entrelinhas.