Savinho estreia e Ederson defende pênalti em título do Manchester City sobre o United

5 minutos de leitura

Manchester City e Manchester United abriram a temporada do futebol inglês com a disputa da Supercopa da Inglaterra, a Community Shield. A partida terminou com com vitória dos Citizens, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Entre os brasileiros disponíveis, Ederson e Casemiro foram titulares por City e United, respectivamente. Savinho e Antony começaram no banco — o jovem do City entrou no segundo tempo.

Os problemas no Manchester United

O time de Erik ten Hag se movimentou no mercado, mas nenhum de seus reforços começou o jogo. O jovem zagueiro Yoro está machucado e Zirkzee começou no banco.

Sem Hojlund e com seu novo atacante fora do time titular, os Red Devils jogaram com Mason Mount e Bruno Fernandes alternando como falsos noves. Apesar das boas possibilidades que isso levou no meio, deixou buracos no ataque.

Erik Ten Hag, técnico do Manchester United
Erik Ten Hag, técnico do Manchester United (Foto: Imago/Visionhaus)

O maior exemplo disso foi quando Amad Diallo chegou à linha de fundo e, ao fazer o passe de retorno para dentro da área, viu a bola passar na frente de Mount — que, sem sua visão de centroavante, pouco fez.

A defesa com Maguire e Evans foi outro ponto negativo — a dificuldade da dupla de progredir a bola com passes e conduções. Os erros da dupla levaram a roubadas de bola dos Citizens perto da área de Onana e rendeu chances perigosas ao adversário.

Evans, por exemplo, também perdeu a última cobrança dos pênaltis, que levou ao título do time de Guardiola.

Nem tudo foi ruim

Os Red Devils foram melhores no segundo tempo e tiveram mais oportunidades. Casemiro foi um ponto de destaque no início, principalmente por ajudar a criação de superioridade numérica nos meio-espaços.

Garnacho marcou o único gol do United em tempo regulamentar (Foto: Icon Sport)
Garnacho marcou o único gol do United em tempo regulamentar (Foto: Icon Sport)

Foi a partir desse tipo de jogada que Diallo criou a chance não aproveitada por Mount e ele mesmo criou suas chances de finalização. Rashford também foi o ponto final de uma criação de jogadas.

E na etapa final, Ten Hag priorizou jogadas de velocidade e teve mais efetividade. Rashford perdeu um gol cara a cara com Ederson e Garnacho fez o primeiro gol do jogo dessa forma.

Estreia de Savinho com Manchester City lento

O time de Guardiola naturalmente dominou a posse de bola, mas não teve grandes oportunidades a partir de suas próprias criações. As melhores chances foram através de erros do United.

Ao todo foram apenas nove finalizações dos Citizens e oito do United, representando como foi uma partida equilibrada. Savinho entrou de maneira positiva e ajudou no primeiro gol do City.

Savinho fez sua etsreia pelo Manchester City na Supercopa da Inglaterra contra o United
Savinho fez sua estreia pelo Manchester City na Supercopa da Inglaterra contra o United (Foto: Icon sport)

Entrando no lugar de Doku, destaque na primeira etapa, o brasileiro jogou pelo lado esquerdo e foi bem nos quase 30 minutos em que atuou no fim do jogo. Foram quatro dribles e quatro cruzamentos tentados.

Ele participou na jogada que resultou no cruzamento para Bernardo Silva marcar de cabeça no fim do jogo e levar a partida aos pênaltis. Apesar disso, foi um jogo sem muita criatividade do time de Guardiola.

O City ainda jogou sem alguns de seus principais atletas, e a ausência de Rodri, por exemplo, fez com que o time tivesse dificuldades ao defender o entrelinhas.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]