4º interessado! Após ficar no Santos, Marcos Leonardo aparece na mira de outro clube da Premier League

A novela Marcos Leonardo foi uma das mais movimentadas da última janela de transferências. O camisa 9 do Santos, que foi o principal jogador da seleção brasileira no Mundial sub-20 em junho último, foi especulado em Lazio, Roma, West Ham, Nottingham Forest, Chelsea e outros clubes do futebol europeu.

Mesmo assim, o atacante não saiu da Vila Belmiro. O Santos não aceitou as propostas que chegaram pelo jogador por conta da pressão pelo mau desempenho no Brasileirão e do dinheiro levantado pelas vendas de Ângelo Gabriel e Deivid Washington ao Chelsea — por 15 e 16 milhões de euros, respectivamente.

A apuração da “Trivela” mostrou que Marcos Leonardo estava disposto a deixar o Peixe na última janela e se sentiu decepcionado pelas negociações não terem avançado. Mas tudo indica que o jogador de 20 anos deve ter outra oportunidade em breve.

Isso porque o site “90min” divulgou que a promessa brasileira está na mira do Brentford. A equipe da Premier League vai buscar um substituto para o artilheiro Ivan Toney, que deve sair em janeiro de 2024 — quando abre a próxima janela e acaba a suspensão do atacante por envolvimento com apostas esportivas.

Marcos Leonardo está na quarta temporada como profissional. Em 2023, até o momento, são 17 gols e 4 assistências em 36 jogos com a camisa do Santos.

Concorrentes de Marcos Leonardo, promessa do Santos

Mas o santista não é o único na lista de alvos dos Bees. Segundo a mesma publicação, o Brentford também teria interesse no dinamarquês Jonas Wind, de 24 anos, que já marcou seis gols em cinco jogos pelo Wolfsburg na atual Bundesliga.

Outro nome cotado é o grego Vandelis Pavlidis, também de 24 anos, que é outro com um bom início de temporada — já soma seis gols em quatro jogos pelo clube holandês AZ Alkmaar.

O “90min” pontuou que são estilos diferentes de centroavante. Wind e Pavlidis são descritos como “camisas 9 tradicionais” pela altura e força física, enquanto Marcos Leonardo é ressaltado como um atacante mais baixo, “comparado à lenda santista Neymar“.

A PL Brasil ouviu de fontes ligadas a um clube da Premier League que o atacante é observado pelo  Forest e outros times da liga, mas ainda desperta algumas ressalvas referentes às demandas técnicas, táticas e físicas do estilo de jogo da elite inglesa.

Toney deve sair do Brentford

Recentemente, o treinador do Brentford, Thomas Frank, declarou que o clube está aberto a aceitar propostas por Toney “pelo preço certo” ao programa Monday Night Football da “Sky Sports” inglesa. Chelsea e Arsenal apareceram como os interessados recentes de mais destaque.

Eu acho que todos os clubes do mundo, fora cinco ou seis, são clubes vendedores. Nós somos um clube vendedor. Eu acho que se os jogadores se desenvolveram bem e provaram ser bons o bastante para os melhores clubes, acho que é o momento certo para vendê-los pelo preço certo. Isso se aplica a Toney — disse Frank.

O treinador ainda garantiu que o atacante marcaria mais de 20 gols numa temporada por um time de elite e, por isso, demanda que o preço por ele também seja alto, embora não tenha especificado.

Eu não vejo muitos camisas 9 melhores que ele no mundo. Tem boa finalização e boa mentalidade. No mercado de hoje, o preço por volantes já é alto e todos sabem que atacantes custam mais. Então acho que ele será bem caro — pontuou o técnico.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]