‘Divulgou informação sigilosa’: jornal inglês revela novo episódio da crise Sancho x Ten Hag no Manchester United

5 minutos de leitura

Depois da faísca pública que envolveu o atacante Jadon Sancho e o treinador Erik Ten Hag após a derrota para o Arsenal no último fim de semana, a imprensa inglesa publicou que o desentendimento entre jogador e treinador do Manchester United não é de hoje.

Segundo publicado pelo “Daily Mail”, Ten Hag divulgou no ano passado que Sancho estava passando por problemas de saúde mental quando o United não tinha permissão para fazê-lo. O episódio ocorreu em dezembro de 2022, quando o treinador disse em entrevista coletiva que o inglês ficaria de fora da equipe por fatores “físicos e mentais”.

Ten Hah não usou especificamente o termo “saúde mental” e, de acordo com a imprensa, acreditava que estava sendo solidário ao Sancho durante a sua ausência. Também havia a preocupação de que citar apenas os problemas físicos não justificaria os cinco meses fora da equipe, e que a falta de justificativa criaria “especulações desnecessárias”.

Sancho passou um tempo treinando sozinho na Holanda, com treinadores de confiança de Ten Hag. Mesmo assim, ao que parece, ninguém do clube tinha a autorização para comentar o estado mental do jogador, o que trouxe rusgas internas desde aquele momento.

‘Bode expiatório’ e ‘mentiras’: a crise no United entre Sancho e Ten Hag

A relação entre técnico e atacante foi exposta nesta semana, depois que Sancho não foi relacionado para o clássico contra o Arsenal.

Na entrevista após o jogo, o holandês justificou sua escolha com o desempenho do atacante inglês nos treinamentos.

— Ele não foi relacionado por causa da performance nos treinos. Você tem que alcançar seu maior nível todos os dias no Manchester United. Temos escolhas para montar o ataque, então ele não foi selecionado para o jogo — argumentou Ten Hag.

Mas Sancho não deixou a fala de Ten Hag passar batido. Minutos depois, o inglês postou um comunicado nas suas redes sociais para rebater o treinador.

— Por favor, não acreditem em tudo que vocês leem. Eu não vou permitir que pessoas digam coisas completamente mentirosas, eu fui muito bem nos treinos nessa semana. Acredito que existam outras razões para a escolha que eu não vou detalhar, eu tenho sido um bode expiatório há muito tempo e isso não é justo — publicou Sancho.

O inglês também escreveu que respeita “todas as decisões tomadas pela comissão técnica”, se sente “grato” por estar no elenco e sabe que é “um desafio semanal”. “Continuarei a lutar por esse escudo, não importa o que aconteça“.

Sancho: ‘flop’ no United?

Revelado pelo Manchester City, Jadon Sancho foi contratado por 85 milhões de euros em 2021, quando estava no Borussia Dortmund, mas nunca correspondeu à expectativa em Old Trafford.

O atacante participou de 38 jogos em 2021/22, com apenas cinco gols e três assistências. Já na temporada passada, a primeira sob o comando de Ten Hag, ele fez sete gols e quatro assistências em 41 jogos — apenas 26 deles na Premier League.

Sancho na Premier League pelo Manchester United

  • 2021/22: 29 jogos – 20 como titular
  • 2022/23: 26 jogos – 21 como titular
  • 2023/24 – 3 jogos – 0 como titular

Já na atual temporada, antes de ficar de fora do clássico contra o Arsenal, o atacante entrou no segundo tempo das duas rodadas anteriores. Mas não se envolveu diretamente em nenhum gol.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]