Em todo jogo do Borussia Dortmund na Champions League em 2024 volta a discussão sobre quem estava certo na briga entre Jadon Sancho e Erik ten Hag, treinador do Manchester United.
Isso porque o atacante britânico de 24 anos está voando na competição desde que voltou ao Borussia Dortmund. Na Champions League, ele é:
- Líder do time em dribles certos por jogo: 4,2
- Vice-líder em passes decisivos: 1,8
- 3º em assistências esperadas (assistidas): 1
Desde que retornou ao Borussia Dortmund, Sancho marcou três gols e uma assistência. Mas, por outro lado, o Manchester United de Ten Hag também tem tido bom rendimento: 10 vitórias, cinco empates e três derrotas — aproveitamento de 64,8%. Porém, quem acompanha os jogos dos Reds Devils e do time alemão sabe que a comparação vai muito além dos números.
Sancho consegue se destacar em jogos, mesmo não participando efetivamente de nenhum gol. Prova disso é o confronto contra o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira (1º), em que Sancho foi eleito pelos torcedores como o melhor homem em campo, mesmo sem ter estufado as redes ou ter dado assistência.
Atuando na posição que gosta, na ponta-direita, Sancho parecia elétrico o tempo todo e fez “o inferno” para o lateral do PSG, Nuno Mendes. No segundo tempo, ele fez uma linda jogada, driblando o defensor do Paris Saint-Germain e dando uma bola açucarada para Niclas Füllkrug, que perdeu a chance na cara do gol.
Sancho contra o PSG
- Jogador com maior nota do Sofascore: 8,2
- 99 ações com a bola
- 51/58 passes certos (aproveitamento de 88%)
- 3 passes decisivos
- 1 grande chance criada
- 12 dribles certos
- 13 duelos no chão ganhos
- 1 desarme
O Manchester United de Ten Hag, por outro lado, pode até ter um bom aproveitamento desde a saída de Sancho, chegando até a final da Copa da Inglaterra, mas ainda está longe de convencer a torcida e a imprensa.
Ocupando apenas a sexta posição na Premier League, o Manchester United empatou com o vice-lanterna Burnley em casa na última rodada e sua classificação para a final da Copa da Inglaterra foi constrangedora. Abriu 3 a 0, mas deixou o Coventry City, time da segunda divisão inglesa, empatar e por pouco não foi eliminado, já que o quarto gol da equipe da Championship foi anulado pelo VAR.
Muitos acreditam que o tempo de Ten Hag no Manchester United está com dias contados. Mas o treinador insiste em exaltar seu time nas coletivas, algo que tem sido visto com estranheza até por parte da imprensa.
— PL Brasil (@plbrasil1) May 1, 2024
Briga entre Ten Hag e Sancho no United
O Manchester United desembolsou 73 milhões de libras para contratar Sancho do Borussia Dortmund em 2021. Em setembro do ano passado, Ten Hag não colocou o jogador nem no banco na derrota por 3 a 1 para o Arsenal, justificando que o atacante não vinha treinando bem.
Sancho se enfureceu com a fala de Ten Hag e se manifestou em suas redes sociais. O jogador alegou que as declarações do treinador eram falsas e que havia sido usado como “bode expiatório” do Manchester United.
A partir daí, uma série de polêmicas envolvendo os dois de desenvolveram a ponto de Ten Hag “banir” Sancho do time. O Borussia Dortmund se aproveitou da situação e repatriou o jogador. O futuro do atacante ao final da temporada ainda é uma incógnita, assim como a do técnico no Manchester United.
Lembrando que Ten Hag também provocou a saída de Cristiano Ronaldo em novembro de 2022. O treinador suspendeu o atacante depois que ele deixou o jogo contra o Tottenham antes do fim do jogo, o que deixou CR7 irritado a ponto de deixar o clube.