Jadon Malik Sancho, jovem jogador do Manchester United, nasceu em 25 de março de 2000, em Camberwell, que é um distrito do sul de Londres. Atualmente, no mercado da bola, o inglês possui um valor de 60 milhões de euros.
Sancho – Início de carreira
A carreira no futebol começou aos sete anos de idade, no Watford. Entretanto, o jogador tinha dificuldades para ir aos treinos da equipe. Dessa forma, The Hornets forneceram um lugar para o jovem inglês.
Após alguns anos na categoria de base do Watford, o jovem Sancho já movimentou o mercado de transferência, afinal, o Manchester City pagou 172 mil euros e assinou com o inglês de apenas 14 anos.
Rapidamente ganhou destaque na nova equipe. Jadon mostrava velocidade, qualidade com a bola no pé e ótima decisão nos dribles. Era questão de tempo para receber uma chance no time profissional.
Os anos se passaram, assim, em 2017, durante a pré-temporada do Manchester City, Sancho foi chamado para integrar o elenco profissional. Apesar do grande destaque nas categorias de base, o inglês parecia querer mudar de ares.
Querendo evitar problemas, o Manchester City não demorou para encontrar um time interessado em Sancho. No mercado da bola de 2017, o Borussia Dortmund pagou oito milhões de euros.
A mudança para o clube alemão
O início não foi fácil para o jovem inglês. Com apenas 17 anos, Sancho sofreu com lesões na temporada 2017/18. Dessa maneira, perdeu 12 jogos. A estreia no Borussia Dortmund aconteceu contra o Eintracht Frankfurt.
O 1º gol no profissional ocorreu já no final da época 2017/18, contra o Bayern Leverkusen. Além de balançar as redes, o atleta também deu duas assistências. Com apenas uma temporada, Jadon fez história no clube alemão, afinal, o atleta foi 1º inglês a disputar uma partida da Bundesliga pelo Borussia Dortmund.
A temporada 2018/19 foi marcada pelo recorde que Sancho fez. Em resumo, o atacante foi o 1º jogador nascido na década de 2000 a marcar duas vezes em uma única partida do Campeonato Alemão. Em outubro de 2018, o inglês também venceu o prêmio de melhor atleta da Bundesliga.
Sancho também se tornou titular do Borussia Dortmund. Em 43 jogos, o ponta-direita marcou 13 gols e deu 20 assistências. E essa se tornou a principal característica de Jadon.
Trajetória, conquistas e highlights de Sancho
Após a temporada 2018/19, equipes da Inglaterra estavam interessados em contar com o jogador. Entretanto, no mercado da bola, o time alemão garantiu a permanência do jovem driblador.
A época 2019/20 também foi especial para Sancho. Afinal, o jogador se tornou o principal garçom da equipe, com 20 assistências. Além do drible, velocidade e poder de finalização, Jadon mostrava qualidade no passe e na visão de jogo. Poucos pontas mostravam essa classe.
Essa temporada Sancho marcou o 1º hat-trick da carreira. Na partida contra o Paderborn, pela 18ª rodada do Campeonato Alemão, o inglês balançou as redes em três oportunidades.
O atleta quebrou mais um recorde dentro da Bundesliga sendo o jogador mais jovem a marcar oito gols em uma única temporada do Campeonato Alemão. No mercado de transferência, clubes queriam contratar o inglês. Dessa forma, o Borussia Dortmund renovou o contrato de Sancho.
Com a chegada da temporada 2019/20, Sancho começou a jogar mais na ponta-esquerda, mas não perdeu qualidade. O jogador brilhou, fazendo 38 jogos, com 16 gols e 20 assistências.
Na final da Copa da Alemanha, o inglês balançou as redes em duas oportunidades e deu uma assistência.
Essa também marcou a última temporada de Sancho com a camisa do Borussia Dortmund. Em resumo, participou de 137 partidas, marcou 50 gols e deu 64 assistências. O atleta era o principal nome no mercado de transferência, com diversas equipes interessadas.
No time alemão, o atacante conquistou a Supertaça da Alemanha e a Copa da Alemanha. Em 2021, o Manchester United venceu a batalha no mercado da bola e pagou 85 milhões de euros para assinar com o inglês. Ou seja, Jadon voltava para o país natal.
Transferências e Mercado da Bola de Sancho
Apesar de chegar com apenas 21 anos, Sancho animou muito a torcida do Manchester United. Os fãs queriam ver o mesmo desempenho que mostrou no Borussia Dortmund. A sonhada estreia aconteceu diante do Leeds United, pela 1ª rodada da Premier League 2021/22.
Entretanto, o 1º gol ocorreu contra o Chelsea, apenas na 13ª rodada. O jogador estava se adaptando a um novo futebol, que exigia mais físico.
Com 38 partidas, cinco gols e três assistências, Sancho mostrou dificuldades na nova liga. Apesar disso, os torcedores estavam confiantes para a temporada 2022/23.
Jadon não foi convocado para a Copa do Mundo de 2022 por conta do desempenho no Manchester United. Além disso, Erik ten Hag confirmou que o inglês foi afastado para recuperar a melhor forma física e mental. A última partida de Sancho aconteceu em outubro.
Até o momento, o inglês participou de 52 confrontos, fez oito gols e deu quatro assistências.
Foto/ Divulgação: Manchester United