Sampdoria: Retrospectiva 2021

Sampdoria: Retrospectiva 2021
Reprodução/Gazzetta Dello Sport; Sampdoria x Hellas Verona

Os torcedores da Sampdoria não tem muito motivos para comemorar na temporada em relação ao Campeonato Italiano, pois o time terminou o ano na 15ª colocação da Serie A 2021/22, estando próximos da zona de rebaixamento e quer recuperar pontos preciosos para subir na tabela do torneio.

Contudo, a equipe está nas oitavas de final, de forma instável, da Copa da Itália. Sendo assim, confira a retrospectiva 2021 da Sampdoria.

Principais contratações

Nesta temporada, a Sampdoria realizou, até agora, 31 contratações, reforçando o elenco com nomes conhecidos de Antonio Candreva e Francesco Caputo.

Entretanto, houve alguns que voltaram depois de um tempo em outros times, empréstimos não foram todos atletas contratados que a equipe gastou este valor, sendo que alguns voltaram de empréstimos ou foram comprados a custo zero.

Antonio Candreva

O experiente jogador italiano veio por empréstimo no ano de 2020 da Inter de Milão. Desta forma, a Sampdoria comprou em definitivo em 2021, o atleta é uma das peças fundamentais da equipe.

O jogador de 34 anos tem papel crucial no time de Roberto D'Aversa e comanda o meio-campo. A experiência contribuiu nas partidas durante o ano de 2021, ele foi o único que atuou em todas as 21 partidas da equipe e é o artilheiro do time, com seis gols marcados. 

Francesco Caputo 

A chegada do atacante foi um ponto importante na temporada e ocorreu no mês de agosto. Desta forma, o jogador veio do Sassuolo e já se destacou logo nos primeiros jogos no novo clube.

No elenco da Sampdoria é o atacante com mais bolas na rede e peça essencial no jogo ofensivo da equipe de Genova. Sendo assim, terá papel importante nos objetivos do time no ano de 2022.

Presidente preso

No início do mês de dezembro de 2021, a Sampdoria foi pega de surpresa com a prisão de Massimo Ferrero, presidente do clube. O mandatário era alvo de uma investigação sobre a falência de quatro empresas, nos seguintes setores: hotelaria, cinema e turismo. Os negócios eram situados no município de Acquappesa. O episódio foi na semana do clássico diante do Genoa

O presidente foi levado para prisão e outras cinco pessoas cumprem prisão domiciliar. Entre elas está a filha do mandatário, Vanessa Ferrero, que é acusada de roubar 740 mil euros de uma das empresas. Massimo Ferrero conseguiu sair da penitenciária de San Vittore, em Milão e hoje está em casa cumprindo a pena.

Sampdoria na Serie A

A saber, a Sampdoria está há três jogos sem perder na temporada pela Série A. No entanto, ocupa a parte abaixo da metade da tabela, com apenas 20 pontos. Desta forma, soma nove pontos de distância para a zona de degola.

Vale destacar que um jogo essencial ocorreu no mês de dezembro, na vitória no Derby della Lanterna com seu maior rival, o Genoa, por 3 x 1. O resultado deu ânimo para a equipe no campeonato e para afastar um pouco a crise depois do escândalo do presidente Massimo Ferrero.

Sampdoria na Coppa Italia

A Sampdoria está nas oitavas de final da Coppa Italia. No entanto, teve jogos duros para chegar até esse ponto no torneio nacional. Sendo assim, na primeira fase enfrentou a Alessandria e venceu por 3 x 2. Na sequência, passou pelo Torino, pelo placar de 2 x 1.

O próximo jogo é diante da Juventus, válido pelas oitavas de final. O duelo promete ser forte e com as equipes buscando avançar para as quartas da Copa. O time terá que repetir a maestria dos outros duelos para continuar na disputa do título nacional.

O que esperar do time no restante da temporada

A equipe deve brigar pelo meio da tabela e tentar  uma vaga na Europa League pelo Campeonato Italiano. Além disso, pode causar surpresa para a poderosa Juventus na Coppa Italia e avançar para as quartas de final. Sendo assim, a disputa promete ser dura e definida nos detalhes.