Sem Sam Kerr, Austrália vence na estreia da Copa do Mundo Feminina com gol de zagueira do Arsenal

4 minutos de leitura

A Austrália venceu a Irlanda por 1 a 0 na segunda partida do dia de abertura da Copa do Mundo Feminina 2023, que aconteceu nesta quinta-feira (20). Jogando em casa, no Accor Stadium, em Sidney, as Matildas superaram a ausência da atacante Samantha Kerr e venceram as europeias com um gol de pênalti, marcado pela capitã Steph Catley.

O primeiro tempo foi morno, com poucas chances criadas dos dois lados. A Irlanda executou bem a estratégia de se fechar contra o time da casa, deixando a Austrália sem espaços para finalizar. As australianas tentaram encontrar o caminho do gol com ligação direta, mas não surtiu efeito.

Foi necessária uma jogada de bola parada para abrir o placar. Aos quatro minutos do segundo tempo, Cooney-Cross lançou a bola na área e Hayley Raso, do Manchester City, subiu, mas foi derrubada por Marissa Sheva. A árbitra brasileira Edna Alves, então, marcou o pênalti. A cobrança foi batida com categoria por Steph Catley, zagueira do Arsenal, colocando a Austrália na frente do placar e garantindo a vitória.

Sam Kerr desfalca Austrália na estreia

Pouco antes da partida, a federação australiana noticiou em suas redes sociais que Samantha Kerr, atacante do Chelsea, desfalcaria a equipe nos dois primeiros jogos da Austrália na Copa.

O comunicado diz que a craque dos Blues lesionou a panturrilha durante os treinos. “A equipe médica das Matildas irá reavaliá-la após nossa segunda partida da fase de grupos”, informa a publicação.

Mesmo não jogando, Sam Kerr assistiu a vitória da sua equipe no banco.

Austrália x Irlanda quebra recorde de público

Além de vencer a partida de estreia em uma Copa do Mundo pela primeira vez em 16 anos, a Austrália tem mais um motivo para se orgulhar.

75.784 pessoas compareceram ao Accor Stadium para assistir a partida contra a Irlanda. É o maior público de todos os tempos em um jogo de futebol feminino no país.

Próximos jogos

Na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Austrália recebe as Super Falcons da Nigéria, na quinta-feira (27), às 7h. Já a Irlanda enfrente o Canadá, na quarta (26), a partir das 9h. Todos os horários são de Brasília.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.