Mohamed Salah é um dos principais destaques do Liverpool na temporada. O egípcio de 32 anos tem 16 gols e 11 assistências em 17 partidas na Premier League 2024/25 e soma marcas importantes superadas.
A mais recente delas foi quebrada na vitória por 2 a 1 sobre o Leicester, quando o atacante se tornou o quarto jogador a mais contribuir com gols por um único time na história da Premier League (250).
Por que Salah vai ‘tirar’ reinado de Thierry Henry
O ex-meia inglês Danny Murphy, que já passou por Liverpool, Tottenham e Fulham, acredita que Salah tem tudo para desbancar a lenda Thierry Henry e assumir o posto de “rei” da Premier League ao fim da temporada.
Os Reds são líderes isolados da competição com seis pontos de vantagem para o segundo colocado Arsenal — e um jogo a menos. O time treinado por Arne Slot também está no topo da classificação da Champions League com 100% de aproveitamento.
Os resultados deixam Salah e companhia como favoritos aos principais títulos da temporada, e o egípcio pode ainda subir no ranking de maiores artilheiros de todos os tempos do futebol inglês.
— Quase todas as pesquisas colocam Thierry Henry em primeiro lugar (entre os maiores da PL) e eu entendo o porquê. Por duas décadas, ele ficou no trono sem oposição, mas 2025 pode ser um ano decisivo. Se Salah conseguir fazer o que eu acho que ele fará, vai ultrapassar Henry —, analisou o ex-jogador em artigo no “Daily Mail”.
Murphy reforça que a importância do atacante vai além de números. Ao contrário de Henry, que era centroavante, o camisa 11 do Liverpool joga mais como ponta, de modo a tornar seu desempenho ainda mais surpreendente.
— Salah está conseguindo tudo isso jogando aberto. Não é como se ele fosse centroavante e o time preparasse tudo para ele. Henry era um centroavante que caia pela esquerda. Salah é o oposto. Ele começa pela direita e vai entrando na área conforme surge a oportunidade —, disse.
Mesmo com tanto prestígio, o jogador tem contrato apenas até junho de 2025 e segue com o futuro indefinido no Liverpool. A diretoria já propôs um novo vínculo, mas não houve definição de acordo.
A boa notícia para os torcedores é que Mohamed Salah já manifestou o desejo de permanecer no clube em diversas oportunidades. Além disso, o atacante é uma das peças fundamentais no esquema de Slot e deve ser titular no jogo contra o West Ham neste domingo (29), às 14h15 (de Brasília), no London Stadium, pela Premier League.
Salah está a dois gols de superar sua temporada passada inteira de Premier League.
Já superou em assistências.
Temporada colossal sob Arne Slot. Melhor do mundo? pic.twitter.com/2t5Raiw6ZQ
— PL Brasil (@plbrasil1) December 27, 2024