O recorde ‘impossível’ de Henry e Haaland que Salah pode bater nesta temporada

5 minutos de leitura

A atual temporada de Mohamed Salah no Liverpool é digna de um favorito a ganhar a Bola de Ouro. O craque egícpio já se tornou o sexto maior artilheiro da era Premier League e o terceiro maior goleador da história dos Reds. Em meio a tantas marcas, Salah pode vir a bater um recorde histórico.

Mais participações em gols em uma temporada da Premier League

Thierry Henry e Erling Haaland ostentam o recorde de 44 participações em gol em uma temporada da liga inglesa, um recorde com 38 rodadas. Essa marca é “dividida” com Alah Shearer e Andrew Cole que contribuíram 47 vezes em gol, mas em edições com 42 rodadas.

Esse é o recorde histórico que pode ser igualado ou até ultrapassado por Salah nesta temporada brilhante pelos Reds. Na edição 2002/2003, Henry desfilou pelos gramados ingleses com a camisa do Arsenal em uma campanha incrível, com 24 gols e 20 assistências.

Já na temporada 2022/2023, Haaland chegou aos mesmos 44 gols, tendo marcado 36 vezes e dado passe para gol em oito oportunidades. Ele bateu inúmeros recordes em sua primeira temporada pelo Manchester City.

A fase incrível de Salah

Salah antes de jogo do Liverpool
O atacante Mohamed Salah acena para a torcida antes de jogo do Liverpool (Foto: Imago)

Salah vive uma grande temporada com a camisa do Liverpool enquanto tem uma novela nos bastidores para decidir seu futuro.

Até aqui, o craque marcou 27 gols e deu 17 assistências em 35 jogos, contando todas as competições. Na Premier League, ele tem 36 participações, balançando as redes 22 vezes e contribuindo com 14 passes decisivos para gol.

Ainda restam 14 jogos para o Liverpool nesta temporada da liga inglesa e o egípcio tem condições de ultrapassar a marca. Os Reds lideram a competição, com 57 pontos, sete a mais que o vice Arsenal.

Recorde de participações

  • Thierry Henry (2002-03) – 44
  • Erling Haaland (2022-23) – 44

*Salah (2024/23) – 36 (até agora)

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]