Duelo Liverpool x City? É por isso que Salah pode superar Haaland como melhor da temporada

6 minutos de leitura

Um nome é forte candidato ao título de melhor da temporada: Mohamed Salah. O astro do Liverpool pode superar o artilheiro norueguês Erling Haaland, do Manchester City, por causa de fatores que vão além do gol.

A temporada 2024/2025 tem chances de ser a última de Salah em Anfield, e o atacante continua a manter a consistência e ser um dos líderes dos Reds.

Salah prova que é mais do que um artilheiro

Haaland é, disparado, o candidato a artilheiro da Premier League pelo terceiro ano consecutivo. O atacante tem a impressionante marca de dez gols em oito jogos. No entanto, ser artilheiro pode não ser o suficiente para a eleição de melhor da temporada na Inglaterra, e neste contexto está Salah.

O egípcio tem veias goleadoras e é o principal artilheiro do Liverpool no Campeonato Inglês com cinco gols, empatado com Luis Díaz. Contudo, também é um construtor de jogadas e acumula cinco assistências. O atacante dos Reds só perde nesta estatística para Saka, do Arsenal, que já deu sete passes para gol, e está empatado com Cole Palmer, que também tem cinco.

Somando os números, o camisa onze participou de 10 dos 15 gols que o Liverpool marcou na Premier League.

Além disso, o atacante aprimorou a parte criativa e não tem a responsabilidade de ser o homem-gol do Liverpool pelo ótimo momento de Luis Díaz.

Quando chegou em Anfield, em 2017, Salah era um jogador que se destacava pelas jogadas individuais. No entanto, rapidamente demonstrou o faro de gol. Na temporada passada, entrou para a lista de 10 maiores artilheiros da Premier League e já fez 160 gols na história da competição.

Jota, Salah e Diaz celebram gol pelo Liverpoo
Jota, Salah e Diaz celebram gol pelo Liverpool. Foto: Icon Sport

Salah pode não ter a precisão no cruzamento de Alexander-Arnold ou o lançamento de Martin Odegaard, mas desde 2017, somente Kevin De Bruyne, com 113, tem mais assistências que o astro do Liverpool, com 72.

O egípcio apresentou queda na precisão de dribles, segundo o levantamento o site de dados “OptaJoe”. Na temporada de estreia, foram 14 bem-sucedidos. Nas seis seguintes, foram 13 combinados.

Porém, os números não sugerem declínio. Isso porque o jogador evoluiu na rápida tomada de decisão para distribuir os passes. Ainda segundo o site, desde que chegou ao Liverpool, Salah criou entre 103 e 106 chances de gols para os companheiros de time.

Outro fator que chama a atenção é que a maioria das oportunidades foram com bola rolando. O atleta tem apenas três assistências de cobranças de falta ou escanteios, e a última foi na abertura da temporada 2019/2020.

Salah também já demonstrou habilidades com pé esquerdo e direito. Mais recentemente, no clássico contra o Manchester United, deu uma assistência com cada pé.

A ‘última dança’ com o Liverpool?

Salah está no final do contrato com o Liverpool, assim como os defensores Alexander-Arnold e Van Dijk. A diretoria ainda não deu sinais de uma renovação com o trio, e o egípcio falou sobre o assunto em entrevista à “Sky Sports” depois do jogo contra o United.

— Ninguém no clube falou comigo ainda sobre contratos, então jogarei minha última temporada e verei no final da temporada. Não sei se voltarei, mas, sim, meu último jogo no Old Trafford com o Liverpool. Não depende de mim. Ninguém do clube falou comigo, mas veremos –, disse Salah falou em tom de despedida.

Caso a saída se confirme, um título seria uma ótima maneira de coroar a passagem pelo clube de Merseyside. Manchester City e Arsenal são os principais candidatos à taça da PL, mas o Liverpool faz bom início de temporada e assumiu a ponta da tabela.

Com exceção do jogo para o Nottingham Forest — justamente a única derrota em 2024/2025 –, os Reds jogaram bem todas as partidas e estão em uma mudança importante.

salah pelo liverpool
Salah em ação pelo Liverpool (Foto: IMAGO / Propaganda Photo)

O elenco é praticamente o mesmo do último ano. Chiesa é a única novidade dentro de campo — Mamardashvili só chega na próxima temporada. Ainda assim, há mudança importante: comando técnico. Arne Slot chegou ao Liverpool e já conseguiu implementar o “Slotball”.

O time continua apresentando o forte jogo vertical, característica muito presente com Klopp, mas também tem priorizado a posse de bola. E isso tem dado resultado. Sete vitórias em 11 jogos, 25 gols marcados e somente cinco sofridos na temporada.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.