‘Herói’ brasileiro é colocado à frente de Salah na disputa pelo prêmio de ‘Jogador do Ano’

7 minutos de leitura

A campanha 2025/26 de Mohamed Salah é notória. São 54 participações em gols — 32 bolas na rede e 22 assistências — em 43 partidas disputadas no Liverpool, e a importância de suas contribuições o colocam como favorito ao prêmio de “Jogador do Ano” da temporada inglesa.

Porém, o jornalista Andy Dunn mencionou um brasileiro como candidato que “mereceria” superar o egípcio e conquistar a honraria.

Bruno Guimarães, descrito pelo jornalista como “herói de Wembley” por causa da atuação na final da Copa da Liga Inglesa com o Newcastle, chamou a atenção de Dunn por aspectos que vão além do desempenho nas quatro linhas.

— Quando membros da Football Writers Association (Associação de Jornalistas de Futebol da Inglaterra) são chamados a votar no Jogador do Ano, pedem para que eles considerem quem “por preceito e exemplo” foi o melhor jogador. Por mais sensacional que Salah tem sido, é por isso que eu estou extremamente tentado a votar em Bruno Guimarães no final da temporada — escreveu Andy Dunn em artigo no jornal “Mirror”.

“Ele não tem sido o jogador de mais destaque no futebol inglês, e provavelmente não é o maior destaque do Newcastle na temporada, mas a maneira como ele liderou o time na final da Copa da Liga e a maneira como ele falou depois da partida refletiu comprometimento com os torcedores e amor pela comunidade”, explicou.

A conquista do Newcastle de Bruno Guimarães sobre o Liverpool de Salah na Copa da Liga

O brasileiro, capitão da equipe, ficou muito emocionado com o título do Newcastle após superar o Liverpool por 2 a 1 e se mostrou realizado por ficar marcado na história do clube. Ele se declarou aos Magpies nas redes sociais.

Fizemos história. Estou muito orgulhoso por fazer parte deste grupo. Torcedores, vocês desempenharam um papel fundamental. Foram maravilhosos para nós. (…) Se isso é um sonho, nunca me acordem. (…) Sou ambicioso desde meu primeiro dia no clube, dizendo que queria colocar meu nome na história do clube e ganhar algo com o time, e me sinto realizado por ter conseguido isso –, escreveu o meia.

Bruno exaltar os torcedores e ter compartilhado o momento de levantar o troféu com Kieran Trippier e Jamaal Lascelles também foram atitudes enfatizadas por Dunn na análise.

O brasileiro exemplificou tudo o que é especial na relação entre torcedores e jogadores de futebol. E, embora ele não tenha chance de ser nomeado o “Jogador do Ano”, seria um vencedor merecedor –, concluiu o jornalista.

Bruno Guimarães e Joelinton celebram título do Newcastle
Bruno Guimarães e Joelinton celebram título do Newcastle (Foto: Sebastian Frej/Imago)
Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.