Salah, De Bruyne e brasileiros: Liga Saudita quer tirar astros da Premier League no auge

5 minutos de leitura

A Liga Saudita Profissional (SPL) traça planos ambiciosos no mercado. A ideia é que esse seja um destino irresistível para os maiores talentos do futebol mundial. Segundo o jornal inglês “Telegraph”, o objetivo agora é tirar astros do futebol europeu no seu auge, não apenas os mais velhos.

A Premier League tem alguns dos nomes cobiçados pelos clubes sauditas. Mohamed Salah tem sido monitorado há meses, assim como Kevin De Bruyne. Recentemente, brasileiros como Alisson e Ederson também passaram a ser sondados.

O plano da Liga Saudita

O objetivo principal é atrair jogadores excepcionais ainda no melhor momento de suas carreiras, como tentaram com Kylian Mbappé, em uma oferta recorde de mais de 300 milhões de euros no ano passado.

Michael Emenalo, diretor executivo de futebol da SPL, revelou ao “Telegraph” que a liga almeja criar um “produto absolutamente top”, capaz de competir com as principais ligas europeias:

— É um produto especial, um ambiente especial para se fazer parte, e você precisa ser excepcional para estar nele. Os jogadores que recrutamos serão avaliados rigorosamente para garantir que atendam aos nossos altos padrões de excelência.

De Bruyne, do Manchester City, é alvo da Liga Saudita
De Bruyne, do Manchester City, é alvo da Liga Saudita (Foto: IconSports)

Emenalo ressalta que, para a próxima janela de transferências, a prioridade será investir em jogadores que ainda tenham seus melhores anos pela frente. “Se houver a oportunidade de gastar significativamente em alguém que acreditamos que trará exatamente o que precisamos, então faremos isso”, declara o diretor.

Isso ocorreu no ano passado com Gabri Veiga. O jovem espanhol foi destaque do Celta de Vigo aos 21 anos e, em meio a rumores envolvendo grandes clubes do futebol europeu, decidiu se transferir para o Al-Ahli — que já havia contratado Roberto Firmino.

— Agora, sempre que surgir uma oportunidade e um desses tipos de jogadores que você mencionou estiver disponível, nós competiremos por eles — disse.

Os alvos da Premier League e brasileiros

Até o momento, a Liga Saudita conseguiu trazer grandes nomes como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Neymar, mas todos em etapas mais maduras de suas carreiras.

Salah, por exemplo, alvo de uma oferta de 150 milhões de libras do Al-Ittihad no ano passado, é visto como um jogador que se encaixa no perfil desejado pela SPL. Já De Bruyne, com contrato a terminar no Manchester City em 2025, pode ser um alvo mais difícil, mas a liga não descarta a possibilidade de contratá-lo.

Ederson Manchester City
Ederson pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Além de nomes já conhecidos, os clubes sauditas também demonstram interesse em jogadores como Casemiro e Bruno Fernandes do Manchester United, Alisson do Liverpool e Ederson do City.

A expectativa é que a liga continue investindo pesado para reforçar seus elencos e se consolidar como uma das principais competições do futebol mundial.

Foram gastos 767 milhões de libras na contratação de 94 jogadores estrangeiros no verão passado. Emenalo, por outro lado, diz que a ideia é fechar menos negócios nesta janela, mas que o foco será mais profissional:

— Os clubes serão solicitados a se concentrarem em construir um produto de qualidade em campo. Queremos trazer jogadores para melhorar a liga, mas também queremos desenvolver nossos próprios jogadores.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]