O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, não poderá contar com Bukayo Saka no amistoso entre Inglaterra e Brasil, que será disputado no sábado (23). O craque do Arsenal foi cortado por questões físicas, e agora uma vaga se abre na escalação do time titular dos ingleses. Opções não faltam para o ataque.
Quem será o substituto de Saka na Inglaterra? Southgate tem pelo menos seis alternativas ofensivas para preencher a lacuna deixada pelo astro de 22 anos. O comandante pode optar por manter o 4-3-3 como esquema tático e escalar um outro ponta de origem, mas também tem a possibilidade de mudar o estilo de jogo oportunizando uma peça de diferente posição.
Rashford é a opção mais provável, mas Inglaterra tem outras opções para a vaga de Saka
A escalação prevista da seleção inglesa para o duelo contra o Brasil tem Rice, Bellingham e Maddison pelo meio, com Foden e Kane liderando as possibilidades no ataque. Resta uma vaga que deve ser preenchida, pragmaticamente, por outro ponta.
Por hierarquia na seleção, Rashford é o substituto natural de Saka neste momento. O atacante do Manchester United está na seleção desde 2016 e já acumula convocações para edições de Eurocopa e Copa do Mundo. Sua temporada no clube não é das melhores, mas ele ainda é um homem de confiança de Southgate.
Com a entrada de Rashford, a tendência é que Foden deixe a ponta-esquerda para o camisa 10 dos Red Devils e jogue pelo lado direito, que seria ocupado por Saka.
Existem outros nomes que podem pintar na escalação como surpresas. Primeiro, Jarrod Bowen, que atua com Lucas Paquetá no West Ham. Ele tem 18 gols na temporada e vive grande momento. Joga preferencialmente pela direita, o que manteria a estrutura tática da equipe inglesa.
Anthony Gordon e Cole Palmer correm por fora. O jovem do Newcastle vive sua primeira convocação pela Inglaterra e é uma opção para a ponta-esquerda. Por sua vez, o destaque do Chelsea está pela segunda vez com o English Team e não é necessariamente um ponta, mas pode oferecer versatilidade ao time de Southagate.
Gareth Southgate tem peças para mudar o esquema tático
Se quiser sair de seu conservadorismo habitual e surpreender Dorival Júnior, o técnico da Inglaterra tem armas para isso. Kane é dúvida por questão física, mas será titular se nada der errado. Com isso, outros dois centroavantes ficarão à disposição no banco de reservas: Ivan Toney e Ollie Watkins.
Os dois são destaques da Premier League e só não atuam como mais frequência na seleção porque o astro do Bayern é fura da curva. Mas nada impede de que atuem juntos. Southagate poderia escalar Toney ou Watkins como referência no ataque, com Kane por trás, atuando no papel de segundo atacante.
Outra alternativa seria reforçar o meio com Connor Gallagher ou Jordan Henderson ao lado de Bellingham e Rice. Dessa maneira, Maddison e Foden formariam o setor ofensivo junto com Harry Kane, em uma estratégia mais conservadora e equilibrada.