Saïd Benrahma: quem é e como joga um dos destaques da Championship?

Argelino vem de duas ótimas temporadas com o Brentford

benrahma
Alex Burstow/Getty Images

Considerado o craque da Championship 2019/2020, o meia-atacante/winger Saïd Benrahma, do Brentford, é, sem dúvidas, um jogador de muito talento. Seus 17 gols e nove assistências em 46 jogos marcaram uma temporada incrível do argelino, especulado clubes como Leeds United e Milan. Na temporada 2018/2019, também já havia se destacado, com 10 gols e 14 assistências em 29 partidas da Championship.

Saïd Benrahma: quem é e como joga um dos destaques da Championship?

A contratação de Saïd Benrahma é a síntese da metodologia imposta no Brentford nos últimos anos. O clube investiu forte na tecnologia para achar os melhores jogadores “escondidos” e pouco valorizados.

O argelino pertenceu ao Nice entre 2013 e 2018, mas foi emprestado quatro vezes (Angers, Angers II, Gazélec Ajaccio e Châteauroux). Sem nunca encantar, foi vendido em julho de 2018 ao Brentford, que monitorava de perto o jogador.

A intensidade da Championship acarretou em câimbras em Benrahma, que precisou se adaptar ao novo estilo. “Levei dois meses para me adaptar. Fiquei bastante chocado quando comecei, pois o ritmo (na França) não é o mesmo”, disse ao The Guardian.

Benrahma não falava inglês quando pisou na Inglaterra e agradece a Neal Maupay, com quem jogou no Nice e no Brentford, no acolhimento no novo país. Desde então, o argelino vem se destacando nos gramados ingleses.

benrahma
Alex Burstow/Getty Images

O que Benrahma pode oferecer?

Atuando na ponta esquerda, o jogador – destro – cria muito por dentro e avança pouco à linha de fundo. Muito rápido e ágil nos movimentos, se desvencilha bem da marcação adversária. É excelente nos passes curtos e também nos cruzamentos.

Além disso, possui ótimo controle de bola, drible rápido e se destaca no 1×1. Também é importante na bola parada, seja nas cobranças de falta, seja em escanteios.

É um jogador que pisa muito na área, o que ajuda a explicar seus altos índices de gols e assistências nas duas últimas temporadas. Aliás, os seus ótimos números não param por aí. Benrahma teve a maior média de chutes (3,8 por jogo) na Championship 2019/2020, além de ter sido o 4º em chances criadas e o 2º em dribles (3 por jogo).

Aliás, já foi comparado a Hatem Ben Arfa, um seus ídolos, e seu conterrâneo Riyad Mahrez.

Leia mais: Por que o Brentford não tem categorias de base desde 2016