A temporada mais goleadora da carreira de Sadio Mané

Senegalês vive grande fase e vem ajudando muito os Reds

0
399
mané

A temporada 2018/2019 tem sido uma das melhores do Liverpool nos últimos anos. Ao lado do Manchester City, os Reds brigam forte pelo título da Premier League e da UEFA Champions League. E toda essa boa fase passa por um dos jogadores do “trio de frente”. Salah? Talvez. Mas, quem faz grande temporada, e muito possivelmente a melhor de sua carreira, é o senegalês Sadio Mané.

Mané tem sido o fator chave do Liverpool nos últimos jogos. Tanto pela Premier League, quanto pela Champions. O senegalês foi peça crucial na classificação para às quartas da competição europeia, e é o jogador mais decisivo do Liverpool no ano de 2019 na Premier League.

Leia mais: o novo perfil dos jogadores africanos na Premier League

Mané tem sido o jogador mais decisivo do Liverpool em 2019. (Divulgação/Premier League)

Chegada à Premier League: números de Mané na Premier League com a camisa do Southampton e Liverpool

Sadio Mané chegou à Premier League na temporada 2014/2015. Na ocasião, o Southampton pagou 23 milhões de euros para contar com o futebol do senegalês. E na sua primeira temporada o camisa 10 dos Reds mostrou o seu cartão de visitas. Atuando com a camisa dos Saints, Mané fez 40 jogos e 13 gols.

Na temporada seguinte, ele conseguiu melhorar os seus números. Em 15/16 foram 43 jogos, 15 gols e nove assistências. No entanto, as suas estatísticas na competição nacional foram bem parecidas se compararmos com o ano anterior. Em 15/16, Mané balançou as redes em 11 oportunidades no Campeonato Inglês.

Após boas temporadas com o Southampton, o Liverpool contratou o senegalês. Junto com Firmino e Coutinho, Mané fez um trio interessante em sua primeira temporada.

No entanto, naquela oportunidade, o jogador atuava pelo lado direito do ataque dos Reds. Hoje, com a saída de Coutinho para o Barcelona, Mané se posiciona no flanco esquerdo do ataque.

Leia mais: Copa da Inglaterra: quem são os maiores campeões do torneio? 

Ao lado de Firmino, Mané e Coutinho fizeram um grande trio com a camisa dos Reds. (Getty Images)

No seu primeiro ano com a camisa dos Reds, o jogador já teve um papel muito significativo. Foram 29 partidas no total, 27 delas na Premier League e 13 gols. O jogador teve uma média aproximadamente de um gol a cada dois jogos.

Em 2017/2018, com a saída de Philippe Coutinho no meio do ano para o Barcelona, o trio do Liverpool foi formado por Firmino, Salah e Mané. E eles foram determinantes para a campanha do clube na UEFA Champions League. A equipe foi vice-campeã, sendo derrotada pelo Real Madrid na grande decisão.

Na ocasião, Mané fez a sua melhor temporada com a camisa dos Reds. O senegalês foi fundamental na Champions League e na Premier League. Além do ótimo rendimento, seus números foram significativos. O camisa 11 entrou em campo em 44 partidas e fez 20 gols. Sendo dez na competição nacional e outros dez na competição europeia.

Mais decisivo e mais goleador, a grande temporada de Mané

Nesta campanha, o camisa 10 tem feito a sua melhor temporada na carreira. São 38 jogos até o momento com 20 gols e quatro assistências. Além disso, ele bateu o seu recorde de gols na Premier League. Em 29 jogos pela competição nacional, Mané balançou as redes em 17 vezes.

Ele é o vice-artilheiro da competição junto com Mohamed Salah, Aubameyang e Harry Kane. Ambos ficam atrás somente do argentino Sergio Agüero, que marcou 18 gols na Premier League.

Vale ressaltar que, ainda restam mais sete jogos da Premier League a serem disputados, e no mínimo, dois duelos contra a equipe do Porto pela UEFA Champions League. Desta forma, Mané tem a grande chance de aumentar ainda mais as suas estatísticas nesta temporada.

E o que nos faz acreditar nisso é o seu atual momento. Nos últimos 11 jogos, o senegalês marcou 11 gols (por todas as competições). Ele tem sido fundamental nos confrontos de Premier League, e foi o grande destaque no duelo da Champions League diante do Bayern de Munique, fazendo dois gols no jogo da volta, na Allianz Arena.

Mané deu show na Allianz Arena e garantiu a classificação do Liverpool. (Divulgação/Liverpool FC)

Médias de gols na temporada e outros números

A ótima campanha de Mané inclui ainda outros recordes. Com o gol marcado diante do Fulham no último dia 17 de março, o camisa 11 dos redes é agora o senegalês com mais gols na Premier League em uma única temporada.

Ele superou o seu compatriota Demba Ba, que em 2011/2012, atuando pelo Newcastle, marcou 16 gols na ocasião. Mané possui 17 e ainda tem mais sete rodadas a disputar.

Além disso, ao lado de Kun Agüero, o atacante do Liverpool é o jogador que mais fez gol em 2019 na Premier League. Os dois balançaram a rede em nove oportunidades.

Outro dado interessante é que o atleta é o atual artilheiro do Liverpool na temporada. No entanto, ele possui a mesma quantidade de gols que Mohamed Salah (20). Porém, Mané leva vantagem na média de gols.

Média de gols por todas as competições:

Mohamed Salah: 0,48 gols/jogo

Sadio Mané: 0,52 gols/jogo

Média de gols na Premier League 2018/2019:

Mohamed Salah: 0,54 gols/jogo.

Sadio Mané: 0,58 gols/jogo