Sadio Mané – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

3 minutos de leitura

Antes de tudo, Sadio Mané é um ponta-esquerda senegalês, que atualmente joga pelo Bayern de Munique. Nascido em 10 de abril de 1992, é uma das estrelas dos Reds, clube onde conquistou diversos títulos. Além disso, constantemente movimenta o mercado da bola, sendo procurado por outros gigantes europeus.

Sadio Mané

Sadio Mané – Início de carreira

Nascido em Sédhiou, um departamento de Senegal, o jogador sempre perseguiu uma carreira no futebol. Entretanto, seu pai, que era um líder islâmico, o proibia de jogar.

Assim, após a morte de seu pai, Mané fugiu de sua vila e foi para Dakar, capital de seu país, onde entrou na Génération Foot, uma associação de futebol fundada em 2000. Sadio deu seus primeiros passos no futebol neste clube em 2009.

Consequentemente, em 2011, Sadio Mané chegou no Metz, da França, clube que tinha parceria com a associação e, enfim, fez sua estreia como profissional em janeiro de 2012. Na época, estava com 19 anos.

Mané fez 19 jogos em sua primeira temporada na liga, 12 como titular, e marcou um gol na derrota por 2 x 5 para o Guingamp, no Stade Saint-Symphorien, em 4 de maio. O Metz foi rebaixado para o Championnat National no final da temporada.

Durante sua passagem pelo Metz, foi companheiro de Kalidou Koulibaly, que na época não tinha passaporte senegalês e jogava futebol internacional pela Seleção Francesa Sub-20.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Sadio Mané

Depois de estrear pelo Metz em agosto, Mané foi para o Red Bull Salzburg-AUT. Sendo destaque do time entre 2012 e 2014, o jogador conquistou o Campeonato Austríaco e a Copa da Áustria nesse período. Entretanto, no fim de agosto de 2014, depois de rumores no mercado de transferências, forçou sua saída do clube.

Por 11.8 milhões de euros, Mané se transferiu para a Premier League ao assinar um contrato de quatro anos com o Southampton. Foi onde se tornou o dono do hat-trick mais rápido da liga, ao marcar três vezes em 2 minutos e 56 segundos em uma goleada por 6 x 1 contra o Aston Villa, em 2015.

Além disso, foi artilheiro dos Saints na temporada 2015/16, com 15 gols. Assim, depois de duas temporadas pela equipe inglesa, chamou atenção no mercado da bola e, após rumores, concretizou sua ida para o Liverpool.

Liverpool

Então, após brilhar pelo Southampton, agitando o mercado de transferências, Sadio Mané continuou na Premier League, assinando um contrato de cinco anos com o poderoso Liverpool, por 34 milhões de euros. Logo em sua primeira temporada pelos Reds, marcou 13 gols e recebeu o prêmio de melhor jogador da equipe na temporada.

Mané ajudou o Liverpool a chegar em duas finais seguidas da Liga dos Campeões. Na UEFA Champions League de 2018, se tornou o primeiro senegalês a marcar em uma final da competição, mesmo perdendo. Entretanto, venceu a edição 2018/19, na qual sofreu um pênalti que resultou no primeiro gol da vitória de 2 x 0 sobre o Tottenham na final.

Da mesma forma, durante a temporada 2018/19, recebeu a Chuteira de Ouro da Premier League, ao ser artilheiro do campeonato junto dos também africanos Mohamed Salah (egípcio) e Pierre-Emerick Aubameyang (gabonês).

Já em 2020, Mané foi um dos responsáveis por tirar os Reds da seca de 30 anos e conquistar a Premier League 2019/20. E, além disso, virou novamente um dos alvos de outros clubes da Europa no mercado da bola.

Seleção Senegalesa

Primeiramente, Sadio Mané participou das Olimpíadas de Londres em 2012 pelo Senegal. Estava também na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, na qual a seleção foi eliminada ainda na fase de grupos. Além disso, mais recentemente, chegou na final da Copa Africana de Nações 2019, perdendo para a Argélia, de Riyad Mahrez.

Dessa forma, como prêmios individuais, Mané também possui as conquistas de Melhor Jogador Africano de 2019 e Jogador Senegalês do ano de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=E2Ye4vgfZ5I

Transferências e mercado da bola – Sadio Mané

Liverpool foi para a final da Champions League 2021/22 e perdeu para o Real Madrid. Mas, uma semana antes, Sadio Mané avisou ao clube que, independente do resultado, ele sairia do clube. Assim, desejava ser negociado na janela de transferências.

Assim, na janela de transferências de verão europeu na temporada 2022/23 o Liverpool deu início ao leilão do passe de Sadio Mané. E venceu o lance do Bayern de Munique, que pagou 35 milhões de euros pelo craque camisa 10 senegalês. Assim, ele deu início a uma nova fase em sua carreira, igualmente desafiadora.

Vitor Bastos
Vitor Bastos