Rúben Vinagre chega ao Everton por empréstimo

O Everton anunciou seu segundo reforço para a temporada, nesta quarta-feira (27). Trata-se do lateral-esquerdo Rúben Vinagre. Em suma, o português, de 23 anos, foi emprestado pelo Sporting até junho de 2023. O acordo prevê a opção de compra, fixada em cerca de 20 milhões de euros.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os Toffees vão arcar com os salários integrais do atleta, avaliados em torno de 800 mil euros mensais. Em síntese, Vinagre chega como opção ao titular Vitaliy Mykolenko, lateral em constante evolução desde que chegou ao Everton no meio da temporada passada.

O português destacou a força da torcida em sua primeira entrevista como jogador dos Toffees, concedida ao canal oficial do clube:

“Lembro-me que Goodison Park é um estádio muito díficil de jogar para os adversários por causa do ambiente. Agora é bom estar ao lado dos torcedores do Everton. Estou ansioso para começar.”

Carreira de Rúben Vinagre

Apesar da pouca idade, Rúben Vinagre já rodou bastante no futebol europeu. Nesse sentido, o lateral foi revelado pelo Mônaco, mas logo foi emprestado ao Wolverhampton, em 2017. Posteriormente, em 2018, os Wolves exerceram a compra do português, após um ano de empréstimo.

Vinagre disputou 70 partidas pelo clube inglês, entre 2017 e 2020. Na sequência, os Wolves decidiram emprestar o jogador ao Olympiacos. Contudo, a passagem pela Grécia durou apenas dois meses. Assim, o lateral retornou à Inglaterra e foi emprestado ao Famalicão, no início de 2021, para disputar o restante do Campeonato Português.

Em sua terra natal, Vinagre atuou como titular em 20 dos 22 jogos que o Famalicão fez até o fim da temporada 2020/21. Então, o desempenho do atleta despertou a atenção do Sporting, campeão português naquele ano. Dessa forma, o Wolverhampton decidiu emprestar o lateral aos Leões até junho de 2022.

Entretanto, Vinagre sofreu com as lesões na temporada passada. Desse modo, ele disputou apenas 18 jogos pelo Sporting em 2021/22. Como o acordo com os Wolves estabelecia a obrigação de compra, o time português teve que desembolsar 10 milhões de euros por 50% do jogador. Agora, o lateral retorna à Premier League para jogar no Everton.

Outras informações do Everton

O Everton está próximo de emprestar o jovem Ellis Simms ao Sunderland, por uma temporada. De acordo com a imprensa local, o negócio está praticamente fechado. Dessa maneira, o atacante, de 21 anos, disputaria a Championship (2ª Divisão Inglesa) para adquirir mais experiência.

Além disso, o clube anunciou a extensão do contrato de Tyler Onyango, até 2025. Todavia, o meia, de 19 anos, foi emprestado ao Burton Albion, por uma temporada. Os Brewers estão na League One (3ª Divisão Inglesa).

Ademais, o Everton segue em busca de reforços. O time só anunciou os defensores James Tarkowski e Rúben Vinagre até o momento. Nomes como Guido Rodríguez, do Betis, e Dwight McNeil, do Burnley, estão no radar dos Toffees.

O Everton volta a campo na próxima sexta-feira (29). Assim, o clube recebe o Dínamo de Kiev, às 15h45 (horário de Brasília). A renda do amistoso será destinada às vítimas da guerra na Ucrânia. Por fim, este será o último teste dos Toffees antes da estreia na Premier League, que ocorre no dia 6 de agosto, diante do Chelsea.