Rúben Neves – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
328
Foto: Reprodução/James Baylis-AMA/Getty Images

Rúben Diogo da Silva Neves é um futebolista português, que atualmente defende as cores do Wolverhampton, time da Premier League. Sendo assim, o volante, de 24 anos, nascido em 13 de fevereiro de 1997, percorreu as categorias de base do FC Porto durante toda a sua adolescência, até ser promovido para o elenco principal da equipe, onde ficou até 2017.

Rúben Neves – Início de carreira

Antes de tudo, em 2010, o jogador chegou ao cento de formação de jogadores do Porto. Assim, logo começou a integrar o sub-15 do clube. Em seguida, dois anos depois, Neves estava tendo poucas oportunidades e foi emprestado para o sub-17 do Tondela, equipe portuguesa. Esse foi o primeiro registro de movimentação do jogador no mercado de transferências.

Assim, completou o ciclo de um ano ao novo clube e, ao término do empréstimo, em 2013, retornou para o sub-17 do Porto. Eventualmente, Rúben Neves se destacou na Euro sub-17, chegando até a figurar a seleção ideal do torneio. Alguns rumores começaram a surgir sobre o jogador no mercado da bola, e, dessa forma, o técnico do Porto na época, Julen Lopetegui se interessou pelo jovem. Sendo assim, fez questão de subir Rúben, que estava indo do sub-19 diretamente para o time principal, para participar da pré-temporada.

Trajetória, conquistas e highlights de Rúben Neves

Ao chegar no elenco principal, em 2014, o volante já estabeleceu a quebra de dois recordes logo de cara. Na sua estreia, marcou contra o Marítimo e se tornou o jogador mais jovem a fazer um gol pelo Porto na Primeira Liga. Cinco dias depois, participou do jogo da UEFA Champions League contra o Lille e se tornou o português mais novo a participar de um jogo da competição, batendo o recorde anterior que pertencia a Cristiano Ronaldo.

Então, após se estabelecer nos 11 iniciais do Porto, o jogador se manteve por três anos no plantel da equipe e anotou quatro gols e três assistências em 94 aparições com a camisa dos Dragões. Além disso, o jogador também começou a figurar constantemente com a camisa da seleção portuguesa. Esse fato fez com que o valor do volante aumentasse no mercado de transferências. Sendo assim, os rumores começaram a aparecer novamente.

Enfim, Neves acabou se mudando para a Inglaterra para atuar pelo Wolverhampton, quando o time ainda disputava a EFL Championship, a 2ª divisão inglesa. Foi nesse campeonato que o português conquistou o primeiro título de sua carreira, depois de uma campanha incontestável por parte dos Lobos.

Transferências e Mercado da Bola de Rúben Neves

Como o jogador atuou por apenas dois clubes, foram poucas os rumores envolvendo o volante no mercado da bola. Após chegar ao profissional do Porto, o valor de Rúben Neves no mercado de transferências era de 10 milhões de euros. Em contrapartida, o Wolverhampton ofereceu 17 milhões de euros em 2017 para poder contar com o atleta. Assim, a aposta acabou dando muito certo. O valor atual de Neves no mercado da bola é de 40 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.

Wolverhampton

Após chegar ao clube em 2017, Rúben Neves foi uma peça muito importante para o processo de transição do Wolverhampton até a elite do futebol inglês. Além disso, foi um dos primeiros portugueses a integrar o clube, que, posteriormente, se tornaria um grande palco para jogadores portugueses na Premier League, após a chegada de Nuno Espiríto Santo ao comando técnico.

O volante renovou seu contrato recentemente até o fim de 2024. Esse fato faz com que o jogador não tenha nenhum rumor no mercado da bola. Assim, a tendência é que Neves continue no time inglês pelo menos até o fim dessa temporada.

Portugal

O jogador fez parte do plantel que conquistou o título da UEFA Nations League em 2018 pela seleção portuguesa. Dessa maneira, atualmente é uma presença constante nos 11 iniciais do seu país.