Rúben Neves – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

2 minutos de leitura

Rúben Diogo da Silva Neves é um futebolista português, que atualmente defende as cores do Wolverhampton, time da Premier League. Sendo assim, o volante, de 24 anos, nascido em 13 de fevereiro de 1997, percorreu as categorias de base do FC Porto durante toda a sua adolescência, até ser promovido para o elenco principal da equipe, onde ficou até 2017.

Rúben Neves – Início de carreira

Antes de tudo, em 2010, o jogador chegou ao cento de formação de jogadores do Porto. Assim, logo começou a integrar o sub-15 do clube. Em seguida, dois anos depois, Neves estava tendo poucas oportunidades e foi emprestado para o sub-17 do Tondela, equipe portuguesa. Esse foi o primeiro registro de movimentação do jogador no mercado de transferências.

Assim, completou o ciclo de um ano ao novo clube e, ao término do empréstimo, em 2013, retornou para o sub-17 do Porto. Eventualmente, Rúben Neves se destacou na Euro sub-17, chegando até a figurar a seleção ideal do torneio. Alguns rumores começaram a surgir sobre o jogador no mercado da bola, e, dessa forma, o técnico do Porto na época, Julen Lopetegui se interessou pelo jovem. Sendo assim, fez questão de subir Rúben, que estava indo do sub-19 diretamente para o time principal, para participar da pré-temporada.

Trajetória, conquistas e highlights de Rúben Neves

Ao chegar no elenco principal, em 2014, o volante já estabeleceu a quebra de dois recordes logo de cara. Na sua estreia, marcou contra o Marítimo e se tornou o jogador mais jovem a fazer um gol pelo Porto na Primeira Liga. Cinco dias depois, participou do jogo da UEFA Champions League contra o Lille e se tornou o português mais novo a participar de um jogo da competição, batendo o recorde anterior que pertencia a Cristiano Ronaldo.

Então, após se estabelecer nos 11 iniciais do Porto, o jogador se manteve por três anos no plantel da equipe e anotou quatro gols e três assistências em 94 aparições com a camisa dos Dragões. Além disso, o jogador também começou a figurar constantemente com a camisa da seleção portuguesa. Esse fato fez com que o valor do volante aumentasse no mercado de transferências. Sendo assim, os rumores começaram a aparecer novamente.

Enfim, Neves acabou se mudando para a Inglaterra para atuar pelo Wolverhampton, quando o time ainda disputava a EFL Championship, a 2ª divisão inglesa. Foi nesse campeonato que o português conquistou o primeiro título de sua carreira, depois de uma campanha incontestável por parte dos Lobos.

Transferências e Mercado da Bola de Rúben Neves

Como o jogador atuou por apenas dois clubes, foram poucas os rumores envolvendo o volante no mercado da bola. Após chegar ao profissional do Porto, o valor de Rúben Neves no mercado de transferências era de 10 milhões de euros. Em contrapartida, o Wolverhampton ofereceu 17 milhões de euros em 2017 para poder contar com o atleta. Assim, a aposta acabou dando muito certo. O valor atual de Neves no mercado da bola é de 40 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.

Wolverhampton

Após chegar ao clube em 2017, Rúben Neves foi uma peça muito importante para o processo de transição do Wolverhampton até a elite do futebol inglês. Além disso, foi um dos primeiros portugueses a integrar o clube, que, posteriormente, se tornaria um grande palco para jogadores portugueses na Premier League, após a chegada de Nuno Espiríto Santo ao comando técnico.

O volante renovou seu contrato recentemente até o fim de 2024. Esse fato faz com que o jogador não tenha nenhum rumor no mercado da bola. Assim, a tendência é que Neves continue no time inglês pelo menos até o fim dessa temporada.

Portugal

O jogador fez parte do plantel que conquistou o título da UEFA Nations League em 2018 pela seleção portuguesa. Dessa maneira, atualmente é uma presença constante nos 11 iniciais do seu país.

Rafael Miera
Rafael Miera

Me chamo Rafael, tenho 20 anos e estou no começo da minha jornada para me tornar jornalista esportivo. Antes de chegar ao PL Brasil participei de um portal independente, cobrindo jogos do top six da Premier League. Também participo de um podcast com meus colegas de faculdade voltado para o futebol paulista.

Desde pequeno sou apaixonado por esportes, e nos meus textos procuro passar para os leitores o futebol pela minha visão, com emoção e debate andando juntos, e por isso decidi me tornar jornalista.