Rúben Dias – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
272
Rúben Dias
Foto destaque: Reprodução/Rúben Dias

Em primeiro lugar, Rúben Dias é um zagueiro português, que atua pelo Manchester City. Assim, o defensor de 24 anos é um dos pilares do sistema defensivo do técnico espanhol Pep Guardiola. Nesse sentido, o camisa 3, confirmando rumores, foi eleito o melhor jogador da última temporada da Premier League. Além disso, contribuiu muito para os Citizens chegarem na final da UEFA Champions League.

Rúben Dias – Início de carreira

Nascido em Amadora, na região metropolitana de Lisboa, Rúben deu os primeiros passos no clube local, o Estrela da Amadora, em 2006. Consequentemente, movimentou o mercado da bola antes do profissional, pois entrou nas categorias de base do Benfica em 2008. Dessa maneira, o zagueiro passou por todas as equipes juvenis dos Encarnados, até subir para a equipe principal em 2017.

Em 7 de março de 2016, o técnico Rui Vitória convocou Dias, de 18 anos, para a eliminatória das oitavas de final da UEFA Champions League, contra o Zenit, após três de seus quatro principais zagueiros não puderam viajar à Rússia.

Na temporada seguinte, ajudou a equipe B a terminar em 4º; a posição mais alta de sempre do clube obtida na 2ª divisão. Também ajudou a equipe de juniores a chegar à final da Liga Juvenil da UEFA 2016/17.

Trajetória, conquistas e highlights de Rúben Dias

A 16 de setembro de 2017, Dias estreou pela primeira equipe num jogo da Primeira Liga contra o Boavista. Após dois meses de exibições impressionantes, incluindo dois jogos contra o Manchester United na Liga dos Campeões, se lesionou e ficou fora por um mês.

Marcou seu primeiro gol pelo Benfica em um jogo da Taça da Liga contra o Vitória de Setúbal, em 29 de dezembro de 2017. Em 3 de fevereiro de 2018, marcou seu primeiro gol na Primeira Liga contra o Rio Ave. Assim, ao final da temporada, foi eleito o melhor jovem jogador da Primeira Liga do ano.

Depois de muitos rumores ligando Dias a uma grande negociação no mercado de transferências com os franceses do Lyon, ele estendeu seu contrato com o Benfica até 2023 no mercado da bola. Logo, em 2 de novembro de 2019, jogou seu 100º jogo pelo clube e marcou o gol inaugural contra o Rio Ave em uma vitória em casa por 2 x 0.

Em 26 de setembro de 2020, marcou o gol de abertura contra o Moreirense em uma vitória por 2 x 0. Depois do jogo, o técnico do clube, Jorge Jesus, admitiu que era provavelmente o seu último jogo pelo clube, já que despertava alto interesse no mercado da bola.

A princípio, o defensor correspondeu as expectativas quando foi promovido para o time A do Glorioso. Em outras palavras, Rúben foi ganhando espaço e se firmou como o principal nome na defesa Encarnada. Assim, contribuiu para o título da Primeira Liga da temporada 2018/19, já levantando rumores de saída no mercado de transferências.

Manchester City

Como consequência, as atuações e o seu estilo de jogo atraíram o interesse do Manchester City, que desembolsou 68 milhões de euros no mercado de transferências, e o argentino Otamendi, para contar com os seus serviços. A transação aconteceu no dia 29 de setembro de 2020.

Do mesmo modo, Rúben Dias caiu como uma luva na zaga dos Citizens e formou uma bela parceria com o inglês John Stones. A solidez defensiva da dupla contribuiu muito para o desempenho da equipe de Pep Guardiola. Nesse meio-tempo, o City conquistou uma Premier League e chegou na inédita final da UEFA Champions League, mas caiu diante do Chelsea.

Transferências e mercado da bola – Rúben Dias

Mesmo com a ótima temporada de estreia, com direito ao prêmio de melhor jogador da Premier League, o zagueiro não está no radar de nenhum clube no mercado da bola. Ademais, o valor de mercado do português, de acordo com o Transfermarkt, é de 75 milhões de euros.