Um dos nomes mais comentados visando a próxima janela de transferências, o técnico do Sporting, Rúben Amorim, já teria aceitado ser o próximo treinador do Liverpool. No entanto, ele foi procurado por outros clubes da Premier League antes — e rejeitou todos.
Segundo o jornal inglês “Mirror”, o português foi considerado e teria recebido contato de quatro clubes ingleses anteriormente: Aston Villa, Chelsea, Tottenham e Manchester United.
Rúben Amorim já rejeitou a Premier League
Antes do Liverpool, o comandante dos Leões manteve contato com clubes ingleses anteriormente, ao menos desde 2022. Segundo o Mirror, Amorim foi candidato ao cargo que hoje é ocupado por Unai Emery no Aston Villa, após a saída de Steven Gerrard.
Na ocasião, o Sporting estava na Champions League e o jovem treinador estava relutante em abandonar o projeto. Principalmente levando em consideração que havia sido campeão português em 2021.
Chelsea e Tottenham também voltaram as atenções ao lusitano no início desta temporada. Ambo ficaram sem treinador depois de campanhas ruins em 2022/23, e acabaram fechando com Mauricio Pochettino e Ange Postecoglou, respectivamente.
Na ocasião, Amorim descartou a possibilidade de assumir algum dos rivais londrinos, em entrevista ao jornal português “Diário de Notícias”:
— Não estou procurando nada. E a propósito, quero valorizar o que tenho e não o que se fala. E isso já foi dito tantas vezes… Eu já disse, tive contatos com outros clubes, o Sporting até sabe, mas sempre quis ficar porque gosto de estar no Sporting.
Depois de um começo de temporada ruim em 2023/24, o Manchester United também começou a cogitar um novo treinador. Amorim esteve entre os cotados para substituir Erik ten Hag na época. Ele não descartou uma possível ida aos Red Devils, mas garantiu que o clube não havia entrado em contato com ele.
As conversas com o Liverpool
Segundo a “Sky Sports” da Alemanha, o comandante do Sporting aceitou um contrato de três anos com os Reds e assumirá o time quando Jürgen Klopp deixar o cargo no final da temporada. O contato, no entanto, ainda não ocorreu entre os clubes.
Amorim, inclusive, se recusou a garantir que permaneceria no Sporting antes da vitória por 2 a 1 sobre o Benfica no último sábado (6). Segundo ele, só terá sequência se for campeão.
— Não, não posso garantir [que eu vou ficar]. Dei a minha palavra e não posso voltar atrás. Se não ganharmos títulos, sairei do Sporting. Ficou claro desde o início, foi a aposta que fiz com os jogadores. Temos que ganhar títulos — disse ele.
Com a vitória, os Leões abriram quatro pontos de vantagem na liderança sobre o próprio Benfica, que é o atual vice-líder. Além disso, o time de Rúben Amorim tem um jogo a menos.
Rúben Amorim no Sporting (2020 – 2024):
- 205 jogos
- 143 vitórias
- 31 derrotas
- 31 empates
- 74,7% de aproveitamento
- 441 gols marcados
- 185 gols sofridos
- 1x Campeonato Português (2021)
- 1x Supercopa de Portugal (2021)
- 2x Copa da Liga de Portugal (2021 e 2022)