O Manchester United oficializou o acerto com o técnico Rúben Amorim, agora ex-Sporting, para assumir o comando do clube com a saída de Erik ten Hag, demitido na última segunda-feira (28).
O contrato de Amorim com o United é válido até o meio de 2027, mas com opção de renovação, caso metas sejam cumpridas.
A direção do United já havia chegado a um acordo com o treinador e sua comissão técnico. Os entraves ficaram nas negociações entre os dois clubes. Os Red Devils pagaram a multa rescisória de 10 milhões de euros, aproximadamente R$ 61,7 milhões, restando detalhes para a liberação do português.
Amorim não se apresenta imediatamente ao United. Ele chega ao Old Trafford apenas no dia 11 de novembro. Enquanto isso, Ruud Van Nistelrooy segue como técnico interino.
🚨 OFICIAL: RÚBEN AMORIM É ANUNCIADO PELO MANCHESTER UNITED
Uma nova era começa em Old Trafford. Que baita contratação, hein? pic.twitter.com/xYTAzM5C8D
— PL Brasil (@plbrasil1) November 1, 2024
Quem é Rúben Amorim, novo técnico do Manchester United? Carreira, times dirigidos e mais
Amorim é ex-jogador e já defendeu o meio-campo de equipes como Benfica e Braga. Como treinador, começou a carreira no Casa Pia em 2018, e no ano seguinte acertou com os Arsenalistas para comandar o time B.
Meses depois, foi promovido à equipe principal do Braga, onde ficou até março de 2020, quando se transferiu para o Sporting. Na época, o clube lidava com jejum de títulos de 18 anos, e Amorim conseguiu colocar a equipe no caminho das taças novamente. Foram dois troféus do Campeonato Português, dois da Taça da Liga de Portugal e um da Supertaça de Portugal.
O técnico também tem histórico de lançar joias e impulsionar talentos como Viktor Gyökeres e Gonçalo Inácio. O bom desempenho ao longo das temporadas chamou a atenção de outros grandes ingleses, e o português foi vinculado ao Manchester City como a opção mais forte para suceder Pep Guardiola a partir da temporada 2025/26, além de ser especulado como substituto de Jürgen Klopp no Liverpool e ligado ao Chelsea e ao West Ham em outras oportunidades.
Títulos de Rúben Amorim na carreira como técnico
- Campeonato Português (2020/21 e 2023/24)
- Copa da Liga de Portugal (2019/20, 2020/21 e 2022/23)
- Supercopa de Portugal (2021/22)
Rúben Amorim estaria no radar dos Red Devils antes da saída de Ten Hag. No dia 18 de outubro, o jornalista Florian Plettenberg, da emissora “Sky Sports”, havia declarado que o português estava no topo da lista de possíveis substitutos para o holandês.
O treinador foi questionado sobre o interesse do United nas últimas entrevistas coletivas pelo Sporting. Amorim confirmou as negociações entre os clubes, mas desconversou sobre o possível acerta.
— É uma negociação entre dois clubes, que não é fácil. Depois do jogo, vamos ter todas essas clarificações. Aí, a decisão vai ser anunciada. O que gosto da Premier League? De tudo —, afirmou.