Quem é Ruben Amorim, novo técnico do Manchester United? Veja detalhes

6 minutos de leitura

O Manchester United oficializou o acerto com o técnico Rúben Amorim, agora ex-Sporting, para assumir o comando do clube com a saída de Erik ten Hag, demitido na última segunda-feira (28).

O contrato de Amorim com o United é válido até o meio de 2027, mas com opção de renovação, caso metas sejam cumpridas.

A direção do United já havia chegado a um acordo com o treinador e sua comissão técnico. Os entraves ficaram nas negociações entre os dois clubes. Os Red Devils pagaram a multa rescisória de 10 milhões de euros, aproximadamente R$ 61,7 milhões, restando detalhes para a liberação do português.

Amorim não se apresenta imediatamente ao United. Ele chega ao Old Trafford apenas no dia 11 de novembro. Enquanto isso, Ruud Van Nistelrooy segue como técnico interino.

Quem é Rúben Amorim, novo técnico do Manchester United? Carreira, times dirigidos e mais

Amorim é ex-jogador e já defendeu o meio-campo de equipes como Benfica e Braga. Como treinador, começou a carreira no Casa Pia em 2018, e no ano seguinte acertou com os Arsenalistas para comandar o time B.

Meses depois, foi promovido à equipe principal do Braga, onde ficou até março de 2020, quando se transferiu para o Sporting. Na época, o clube lidava com jejum de títulos de 18 anos, e Amorim conseguiu colocar a equipe no caminho das taças novamente. Foram dois troféus do Campeonato Português, dois da Taça da Liga de Portugal e um da Supertaça de Portugal.

O técnico também tem histórico de lançar joias e impulsionar talentos como Viktor Gyökeres e Gonçalo Inácio. O bom desempenho ao longo das temporadas chamou a atenção de outros grandes ingleses, e o português foi vinculado ao Manchester City como a opção mais forte para suceder Pep Guardiola a partir da temporada 2025/26, além de ser especulado como substituto de Jürgen Klopp no ​​Liverpool e ligado ao Chelsea e ao West Ham em outras oportunidades.

Títulos de Rúben Amorim na carreira como técnico

  • Campeonato Português (2020/21 e 2023/24)
  • Copa da Liga de Portugal (2019/20, 2020/21 e 2022/23)
  • Supercopa de Portugal (2021/22)

Rúben Amorim estaria no radar dos Red Devils antes da saída de Ten Hag. No dia 18 de outubro, o jornalista Florian Plettenberg, da emissora “Sky Sports”, havia declarado que o português estava no topo da lista de possíveis substitutos para o holandês.

O treinador foi questionado sobre o interesse do United nas últimas entrevistas coletivas pelo Sporting. Amorim confirmou as negociações entre os clubes, mas desconversou sobre o possível acerta.

— É uma negociação entre dois clubes, que não é fácil. Depois do jogo, vamos ter todas essas clarificações. Aí, a decisão vai ser anunciada. O que gosto da Premier League? De tudo —, afirmou.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.