Rúben Amorim é o novo técnico do Manchester United e será o segundo treinador português da história do clube. O primeiro foi ninguém menos que o “The Special One” (O Especial) José Mourinho.
Mourinho comandou os Red Devils entre 2016 e 2018 e, no período, teve Amorim como “aprendiz” na equipe. O técnico de 39 anos esteve no centro de treinamento de Carrington em abril de 2018 para estagiar com o compatriota.
Na ocasião, Rúben Amorim estudava na Universidade de Lisboa e tinha Mourinho como coordenador e professor no curso de Treinamento de Alta Performance no Futebol. O então iniciante técnico parece ter sido aprovado e caiu nas graças do mentor.
— Gosto dele como pessoa e gosto dele como treinador. Acho que tem condições de treinar em qualquer liga e pode treinar qualquer clube —, destacou Mourinho em uma entrevista coletiva em maio de 2024.
United é o primeiro time estrangeiro do técnico Rúben Amorim
Passados seis anos do “estágio”, o jovem treinador agora retorna ao United com mais bagagem e para assumir a primeira experiência internacional da carreira. O clube de estreia foi o Casa Pia em 2018, e no ano seguinte o técnico acertou com o Braga para comandar o time B.
Meses depois, Amorim foi promovido à equipe principal dos Arsenalistas, onde ficou até março de 2020, quando se transferiu para o Sporting. Na época, o time lidava com jejum de títulos de 18 anos, e o treinador conseguiu colocar a equipe no caminho das taças novamente com dois troféus do Campeonato Português, dois da Taça da Liga de Portugal e um da Supertaça de Portugal em quatro anos.
Back in 2018, Sporting manager Ruben Amorim completed a performance internship under José Mourinho at Man United.
He's now rumoured to be Erik ten Hag's replacement at Old Trafford 🧠 pic.twitter.com/znWSqmaW3B
— Football on TNT Sports (@footballontnt) October 28, 2024
Mourinho acredita que os Red Devils contrataram “o melhor técnico de Portugal”, segundo informações do site “Manchester Evening News”, e já teria apontado que o tradicional esquema 3-5-3, marca do Sporting de Amorim, pode dividir as atenções com o 5-4-1 no futebol inglês.
O atual treinador do Fenerbahçe teria reforçado também que o compatriota não costuma abrir mão das convicções e tem um estilo “intenso” de profundidade no ataque.
A estreia de Rúben Amorim no United está prevista para o dia 24 de novembro, em jogo contra o Ipswich pela Premier League. Até lá, o time será comandado pelo interino Ruud van Nistelrooy.