Rúben Amorim é o novo técnico do Manchester United e chega ao clube após uma era vitoriosa no Sporting. O português assumiu os Leões em março de 2020, poucos meses antes da contratação do brasileiro Bruno Tabata.
O meia-atacante, agora no Internacional, trocou o Portimonense pelo Sporting em setembro daquele ano e foi treinado por Amorim até se transferir para o Palmeiras em agosto de 2022.
O jogador ressalta ser importante para o “mister” de 39 anos assumir o Manchester United e dar esse passo na carreira, embora compreenda que não deva ser fácil para o Sporting substituir o técnico.
Rúben Amorim assumiu o time português em um momento conturbado de 18 anos sem títulos. O comandante lidou com a pressão e não só acabou com o incômodo jejum como também somou cinco troféus entre 2020 e 2024 — com Tabata no elenco em quatro deles.
Títulos de Rúben Amorim na carreira como técnico
- Campeonato Português (2020/21 e 2023/24 – Sporting)
- Copa da Liga de Portugal (2019/20 – Braga, 2020/21 e 2021/22 – Sporting)
- Supercopa de Portugal (2021/22 – Sporting)
— Há muito tempo digo que o mister precisava ser testado em novos desafios, porque acredito que tem qualidade e potencial pra ser um dos melhores técnicos do mundo. O Manchester United talvez seja uma oportunidade gigantesca para isso –.
Como deve ser o Manchester United de Rúben Amorim
Tabata destaca a admiração com Rúben Amorim e os processos adotados. Para ele, a forma de gerir o grupo no dia a dia e a metodologia simplificada são alguns dos ingredientes do sucesso no projeto, assim como ter atletas dispostos a atender suas características de jogo.
O brasileiro até relembra ter sido uma espécie de “coringa” para o treinador e, com base em sua experiência, não acredita que o comandante vá abrir mãos das convicções nos Red Devils.
— Ele tem alguns métodos autorais, dificilmente muda as rotinas durante a semana. Talvez seja até mais detalhista e exigente (no United) pela cobrança e competitividade ser maior–, revela o meia.
— A forma como monta e explica sua maneira de jogar foi, sem dúvidas, o que mais me impactou, por depois, quando levávamos para o jogo, tornar o mesmo simples. Individualmente, não é um treinador que cobra muito, ele é muito atento nos valores coletivos –.
Assim como ocorreu na transferência ao Sporting, Amorim assina com o a equipe inglesa em um momento alvoroçado. Sob o comando de Erik ten Hag, o time somou 11 pontos na Premier League, e ocupa o meio da tabela.
Na Europa League, teve três empates em três jogos. Em todas essas partidas, o United saiu na frente, mas não segurou a vantagem. Além disso, a baixa efetividade ofensiva também tem sido uma dor de cabeça.
O Manchester United tem o terceiro pior ataque do Campeonato Inglês com oito gols. Os dois primeiros são Southampton e Crystal Palace, empatados com seis. Nas grandes chances perdidas, o clube divide a liderança com o Tottenham, ambos com 22.
Dessa forma, a conquista de títulos, embora colaborem com o processo, não garantem a Amorim se manter no cargo. Ten Hag, por exemplo, teve a Copa da Liga Inglesa 2022/23 e a Copa da Inglaterra 2023/24 com os Red Devils, mas não foi sustentado por estas honrarias.
O treinador português, no entanto, já deve ter isso em mente, conforme relata Tabata. O objetivo seria, então, evoluir gradualmente.
— Acredito que ele já tenha uma ideia de conseguir resultados no curto prazo e, ao longo do tempo, se fortalecer. Acho que quer montar uma base forte esse ano para, nos próximos, crescer e evoluir ainda mais —, declara o brasileiro.
Rúben Amorim conhecia a dedo e participou ativamente da montagem do elenco do Sporting nas últimas temporadas. Dessa vez, ele vai herdar um grupo de atletas montado por outros treinadores. Esse será mais um desafio antes da próxima janela de transferências, em janeiro.
— Ele sempre procura saber o perfil dos jogadores antes de trazer para o clube, mas acredito que sua base é a necessária, jogadores profissionais que estão dispostos a cumprir taticamente o que ele pede –.
A estreia de Rúben Amorim no Manchester United está prevista para a 12ª rodada da Premier League, em jogo contra o Ipswich fora de casa no dia 24 de novembro. Até lá, a equipe será comandada de forma interina por Ruud van Nistelrooy.
It's done.
Bem-vindo ao Manchester United, Ruben Amorim 🇵🇹🤝🔴#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) November 1, 2024