O Tottenham voltou a campo neste sábado (4) para enfrentar o Newcastle, pela 20ª rodada da Premier League, no Tottenham Hotspur Stadium. A partida acabou em vitória dos Magpies por 2 a 1.
Entre os brasileiros disponíveis, Bruno Guimarães e Joelinton começaram pelo time visitante, enquanto Richarlison esteve de fora por conta de lesão.
Polêmicas de Joelinton
A maior questão da partida veio por conta de lances envolvendo o brasileiro Joelinton. E ele foi crucial para o gol de empate dos Magpiees.
O Tottenham abriu o placar aos três minutos com Solanke, após cruzamento de Pedro Porro, mas viu o Newcastle empatar após Joelinton roubar a bola no ataque e passar para Bruno Guimarães dar a assistência a Gordon.
No entanto, o volante brasileiro interceptou o passe de Gray com a mão. Jogadores e torcedores reclamaram, o lance foi checado pelo VAR, mas o gol não foi anulado.
Nas redes sociais, torcedores dos Spurs ficaram indignados, e até mesmo os telespectadores neutros reclamaram da situação.
— Joelinton com o toque de mão mais óbvio que você vai ver. Além disso, Dan Burn deveria ser expulso por seu toque de mão. Tottenham foi roubado duas vezes — disse um torcedor.
Joelinton with the most obvious handball you will ever see 👀
Also, Dan Burn should have been sent off for handball 🟥
Tottenham have been robbed twice ❌pic.twitter.com/DnssevaD2M
— Lea (@Lea_EFC) January 4, 2025
Arbitragem criminosa hoje. Impressionante.
Muito além do gol roubado. Joeliton já deveria ter recebido dois cartões amarelo.
Bizarro!
— Papo de Tottenham (@papodetottenham) January 4, 2025
Cara, que inacreditável o gol que o juiz deu pro Newcastle. O Joelinton cortou o passe com a MÃO, a bola caiu no pé do Gordon, que empatou. Ridículo. Uma omissão absurda do VAR.
— TB 🇧🇷 (@TottenhamBrasil) January 4, 2025
Críticas ao Tottenham
Para além das polêmicas com arbitragem, o desempenho novamente abaixo do esperado do Tottenham seguiu sendo motivo de críticas.
Em mais uma rodada, o time de Ange Postecoglou esteve “remendado”, com muitas lesões e diversas improvisações.
Os Spurs contaram com um lateral-direito improvisado na esquerda, um volante como zagueiro, um ponta-direita como camisa 10 e o terceiro reserva como titular no gol, por exemplo.
Por conta disso, o treinador mandou a campo contra o Newcastle o elenco mais jovem do Tottenham nos últimos dez anos.
Tottenham, ravaged by injury and illness, name their youngest Premier League starting XI (23y, 336d) since March 2015 (23y, 290d).
Brandon Austin becomes the youngest goalkeeper (25y 362d) to start a PL game for Spurs since Paulo Gazzaniga in November 2017 (25y 307d). pic.twitter.com/RTmzQVC9cT
— Opta Analyst (@OptaAnalyst) January 4, 2025
A média de idade do time titular, de 23 anos e 336 dias, foi a menor da equipe londrina desde março de 2015.
E mais do que os desfalques, houve a cobrança de seguidos momentos de passividade do time — em certo momento, até mesmo o desejo de um “jogador marginal” surgiu na torcida.
Precisamos de um jogador “marginal” no time.
Um cara pra encher o saco do árbitro, fazer pressão e inflamar a torcida em situações como essa.
Nosso elenco é muito bonzinho, fica fácil meter a mão. Ninguém fala nada.
— Papo de Tottenham (@papodetottenham) January 4, 2025