Rotherham United – História, Mercado da Bola e Estatisticas

0
139
Rotherham
Foto: Divulgação / Rotherham

Antes de mais nada, Rotherham Football Club, ou apenas Rotherham Unitedé um clube que fica localizado em Rotherham, no condado de South Yorkshire, Inglaterra. O clube foi fundado em 1925 com a fusão entre Rotherham Town e Rotherham CountyRotherham United joga seus jogos em casa no New York Stadium, um estádio com capacidade para 12.004, tendo jogado anteriormente desde a sua fundação no estádio de Millmoor por 101 anos.

Trajetória do Rotherham, fundação, conquistas e ascensão

Desde que ingressou na liga de futebol em 1925, Rotherham passou a maior parte do tempo na Terceira Divisão (League One) e na Segunda Divisão (Championship). Eles nunca jogaram no nível superior do sistema da Liga Inglesa de Futebol (Premier League).

Os Millers participaram da final inaugural da Copa da Liga contra o Aston Villa em 1961, e ganharam o Troféu da Liga de Futebol (Copa disputada por clubes da segunda e terceira divisão inglesa) de 1996. Eles também alcançaram duas promoções separadas em 1999/2001 e 2012/2014.

Rotherham
Foto: Divulgação / Getty Imagens

Chegada do Roonie Moore

Em 1997, logo após o rebaixamento para a terceira divisão, um dos maiores jogadores de todos os tempos do clube Ronnie Moore assumiu o comando do Rotherham United e se tornou o maior e mais bem-sucedido técnico do clube. Moore levou o clube a duas promoções sucessivas da Terceira Divisão para a Primeira Divisão. Ele retornou a Rotherham pela segunda vez em 2009 e levou o clube a Wembley para a Final do Play-Off da Liga Two , embora os Millers tenham perdido por 3 x 2. Na temporada seguinte, Moore deixou o comando do clube após uma série de resultados indiferentes, incluindo uma derrota por 5 x 0 para Chesterfield

Declínio financeiro

Durante a temporada de 2004/05, o clube foi comprado por um grupo liderado por torcedores chamado Millers. No início de 2006, foi anunciado que o clube enfrentaria um futuro incerto, a menos que um financiamento de 140.000 libras pudesse ser encontrado. O problema foi agravado porque Rotherham já havia vendido seu estádio “Milmoor” para Ken Booth em troca de quitar £ 3 milhões em dívidas.

Isso levou ao lançamento de uma campanha “Save Our Millers”, com o objetivo de arrecadar o £ 1 milhão necessário para completar a temporada. Uma intervenção de última hora de um consórcio de empresários locais, oferecendo investimentos e um novo plano de negócios, evitou uma possível falência do clube. Denis Coleman assumiu como presidente do Rotherham United e teve um impacto positivo imediato.

Dias atuais

Na temporada 2014-15, depois de dois acessos sucessivos, passou a disputar a Football League One, que é equivalente a terceira Divisão do Campeonato Inglês. Desde então, o clube vem jogando na segunda e terceira divisão inglesa a cada temporada.

Rivalidades

De acordo com uma pesquisa realizada em agosto de 2019, os torcedores do Rotherham consideram os outros clubes de Yorkshire, Doncaster Rovers, Barnsley, Sheffield Wednesday, Sheffield United e Leeds United seus maiores rivais.

Mercado de transferências do Rotherham 

Apesar do clube ter uma história antiga, certamente os Millers não contam com elencos recheados de jogadores vindo do mercado da bola estrelados em sua história. No entanto, ao longo dos anos, o mercado da bola foi movimentado por algumas figuras que marcaram a trajetória do Rotherham.

Andy Monkhouse

A saber, Andy Monkhouse conseguiu ter uma carreira longa e bem-sucedida como profissional, fazendo mais de 600 partidas. Monkhouse começou sua carreira no Rotherham vindo da academia do clube e foi um jogador importante para eles por várias temporadas, desde sua estreia pelo clube em 1998/99 até sua saída dos Millers no mercado de transferências em 2006. Assim, a campanha mais notável com a camisa do Rotherham para ele foi quando marcou três gols em 30 partidas na temporada 2003/04.

Andy Monkhouse -
Foto: Divulgação / Getty Imagens

Ian Breckin

Enfim, o ex-zagueiro do Rotherham United, disputou 647 jogos na carreira depois de passar pela academia juvenil do Millers. Breckin começou sua carreira com os Millers vindo da academia do clube, chegando ao time principal após assinar um contrato profissional em 1993. O zagueiro faria 132 partidas pelo Rotherham durante um período de quatro anos período com o clube e marcou seis gols durante esse tempo. Dessa forma, o zagueiro acabou sendo vendido para o Chesterfield no mercado de transferências de 1997.

Foto: Divulgação / Transfermarkt

Paul Hurst

Hurst continua sendo uma figura lendária em Rotherham e jogou quase toda sua carreira profissional no clube. Exceto por uma breve passagem pelo Burton Albion, antes de se aposentar do futebol. No geral, Hurst faria 438 jogos pelos Millers, tempo em que também marcou 13 gols.

O jogador de 46 anos chegou ao clube no mercado da bola para os Millers em 1993 e viria a ser uma figura constante para o clube, normalmente no lado esquerdo da defesa. Hurst fez parte da equipe que conquistou o Troféu da Liga de Futebol em 1996, com uma vitória por 2 x 1 na final contra o Shrewsbury Town.

Foto: Divulgação / Ian Smith