Nem Ronaldinho, nem Neymar … ex-Tottenham, Sandro surpreende em escolha de melhor jogador com quem atuou

O volante Sandro, revelado pelo Internacional, teve uma carreira privilegiada. Apesar de nunca ter se destacado como um jogador de elite, o brasileiro teve passagens por seleção brasileira e Tottenham que o fizeram jogar do lado de nomes como Ronaldinho, Neymar, Luka Modric e Harry Kane, quatro das principais referências do esporte na última década.

Sua passagem pelos Spurs foi tema de uma entrevista que ele concedeu ao podcast White & Jordan Show, do veículo britânico “talkSPORT”. Durante o papo, Sandro foi perguntado sobre o melhor jogador com quem atuou, e deu uma resposta surpreendente até para quem acompanhou a sua carreira.

Eu digo para todo mundo que o Bale foi o melhor jogador com quem joguei. Todos apontam que eu joguei com o Ronaldinho, mas o Bale foi um impacto para o futebol em todos os jogos da temporada 2012/13. Achei que ele deveria ter ganho a Bola de Ouro naquele ano porque estava voando — afirmou Sandro.

O brasileiro se refere à última temporada de Gareth Bale com a camisa do Tottenham. O galês jogou no clube de Londres de 2007 a 2013, e na sua temporada derradeira marcou 26 gols e 11 assistências em 44 jogos. Ele foi eleito o melhor jogador da Premier League e vendido para o Real Madrid por 101 milhões de euros, na época a contratação mais cara da história.

Bale ainda teve uma trajetória bem-sucedida no Real, apesar dos problemas de lesões e, mais tarde, desentendimentos com o clube. Ele venceu cinco vezes a Champions League, mais do que qualquer britânico, e foi decisivo com gols em finais. Ao todo, fez 106 gols em 258 partidas, e ainda teve tempo de voltar por empréstimo ao Tottenham por uma temporada, em 2020/21.

De quebra, o veloz ponta canhoto ainda conseguiu levar o País de Gales de volta a uma Copa do Mundo depois de 64 anos, além de participações honrosas na Eurocopa. Mas Bale nunca chegou perto de ser eleito o melhor jogador do mundo. No ano citado por Sandro, ele ficou em 9º lugar na Bola de Ouro — o vencedor foi Cristiano Ronaldo.

O galês ainda foi 6º em 2016 e pegou top 20 do Ballon d'Or em 2014, 2015 e 2018.

Sandro completou mais de 100 partidas pelo Tottenham e se aposentou recentemente

O volante brasileiro nunca chegou aos pés de ter a mesma história de Bale, mas fez relativo sucesso com a camisa do Tottenham. Os Spurs são o clube pelo qual Sandro mais jogou na carreira, com 106 partidas. Ele foi contratado por 10 milhões de euros em 2010 e permaneceu no clube até 2014, sem levantar nenhuma taça.

São mais que o Inter (99) e QPR (36), que fecham o pódio. O brasileiro também vestiu as camisas de West Brom, Antalyaspor, Benevento, Genoa, Udinese, Goiás e B SAD.

Ele ainda disputou 18 jogos com o Brasil, especialmente na época de Mano Menezes — entre eles, a Copa América de 2011 e as Olimpíadas de 2012.

Sandro anunciou a aposentadoria através das suas redes sociais no último dia 8 de setembro, aos 34 anos.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]