‘Xodó’ e pioneiro no Swansea, Ronald sonha em ir do Campeonato Goiano à Premier League

7 minutos de leitura

Em janeiro de 2024, um desconhecido brasileiro, sem chamar muita atenção, chegou à Championship, a segunda divisão inglesa. Era Ronald, atacante de 23 anos, natural de Corumbá-MS, e pronto para desbloquear mais uma fase de seu “Rumo ao Estrelato” particular.

Revelado pelo Corumbaense, o atacante chegou ao País de Gales como o primeiro brasileiro da história do clube. Ser o pioneiro da única seleção pentacampeã do mundo o rendeu muita expectativa e carinho. Desde o primeiro momento, Ronald foi abraçado pelo torcedor dos Cisnes.

Isso é uma coisa muito engraçada. Sou o primeiro brasileiro da história do clube e talvez por isso eu seja um pouco mais tietado aqui. Pela história que o Brasil tem no esporte. Recebo muitas mensagens de torcedores me elogiando, pedindo camisa, e sempre que encontro esses torcedores sou muito bem recebido. É realmente algo muito legal e que me faz me sentir bem por aqui. Só dá vontade de fazer mais e mais por eles.

Em entrevista exclusiva à PL Brasil, Ronald divide a trajetória de quem mudou de vida através do esporte e chegou ao futebol mais desejado do mundo.

Ida ao Swansea foi ‘grata surpresa’ para Ronald

A surpresa da negociação com o Swansea também atingiu Ronald. Ele não esperava. Enquanto se destacava no Estrela da Amadora, modesto time do futebol português, seus empresários trabalhavam para dar o próximo passo na carreira.

O jogador pertencia ao Grêmio Anápolis, da segunda divisão goiana, e estava emprestado em Portugal. Ele foi campeão da elite estadual pelo time em 2021. Sua transferência custou cerca de 2 milhões de euros (R$ 12 milhões) e rendeu R$ 3 milhões ao Atlético-GO, seu ex-time e que possuía uma porcentagem do passe.

Fui pego de surpresa. Meus empresários que cuidaram de tudo. Eu sempre foco no campo e deixo de lado essas coisas. Não sabia o que estava acontecendo, das negociações, eu apenas estava focado no Estrela da Amadora.

A trajetória de Ronald no futebol brasileiro se assemelha a de milhares jogadores. A busca pelo chute certo, pela grande oportunidade. Grêmio Anápolis, Atlético-GO, Guarani… Tentativas de levar o sonho para outro patamar, o que finalmente aconteceu depois de muita luta, como conta o atleta.

–Com certeza. A gente sabe que ser um jogador profissional exige muita dedicação desde criança. Mas esse sempre foi o meu sonho e mesmo após conseguir me profissionalizar, ainda ralei muito para chegar onde cheguei. O nível sobe a cada passo que você dá, mas graças a Deus tive uma ótima criação e cabeça para me manter firme nos meus objetivos. Hoje estou realizando um sonho aqui no Swansea e espero crescer ainda mais pois sou muito novo.

Depois de passar pelo Guarani em 2022, Ronald ingressou no sonho europeu. Ele ajudou o Estrela da Amadora a subir à elite do futebol lusitano com 35 jogos, cinco gols e duas assistências na temporada. O desempenho chamou a atenção de times grandes do futebol brasileiro, mas o Velho Continente era o grande objetivo.

Já sim (recebeu propostas de grandes brasileiros). Prefiro não comentar quais foram para preservar o acordo feito, mas eram clubes de grande expressão. Mas junto com minha família e empresários, optei por seguir crescendo aqui no futebol europeu. Mas não descarto um retorno para o Brasil no futuro.

Ronald Guarani
Ronald oelo Guarani (Foto: Thomas Marostegan/Guarani)

Defender gigantes brasileiros é um de seus planos, assim como alguns dos maiores times do exterior. Ronald está focado no Swansea, mas enxerga com bons olhos vestir outra camisa pesada no futuro.

Olha, com certeza todo jogador sonha em jogar nos maiores do mundo: Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Milan, enfim… Seria mentira se eu falasse que não gostaria que um dia isso acontecesse. A mesma coisa para os grandes clubes brasileiros. Mas hoje meu foco está todo no Swansea que para mim já é o maior clube que atuei na minha carreira até aqui.

Ronald e Swansea, um amor à primeira vista que mira a Premier League como ‘lua de mel’ dos sonhos

Ronald fala do Swansea com um carinho especial… A gratidão pelo clube e pela torcida fica visível em cada frase sobre o assunto. Depois de uma primeira temporada de adaptação que terminou com o 14º lugar, o objetivo é claro: o acesso à Premier League.

Me sinto muito identificado e creio que a próxima temporada será ainda melhor.

Ronald Martins

Com contrato até junho de 2027, o atacante garante permanência para a próxima temporada e está focado em lutar pelo acesso. Segundo ele, o pensamento é coletivo. O Swansea esteve na Premier League pela última vez em 2017/18.

Com certeza. Todo o meu foco está dentro do Swansea e na próxima temporada espero poder contribuir demais para que a gente possa conquistar o acesso para a elite do futebol inglês. O grupo todo está só com esse objetivo na cabeça.

Nos Swans, Ronald joga ao lado de algumas figuras conhecidas. Joe Allen, ex-Liverpool, é o nome mais famoso. O veterano volante é uma referência para o mesclado elenco que o time possui.

Nosso grupo está cheio de atletas com muita qualidade. O Allen, além de um grande jogador, é galês e por isso tem muita identificação com o país. Com certeza, um líder dentro do nosso elenco. Mas nós temos uma mescla de jogadores jovens e experientes e isso é muito agregador para todos.

O começo de Ronald no Swansea foi animador. O sul-mato-grossense disputou a segunda metade da temporada, se adaptou ao clube e deixou sua marca. Ele se tornou titular absoluto.

  • 18 jogos (17 como titular)
  • 3 gols
Ronald Swansea
Ronald em gol na Championship (Foto: Reprodução/Swansea)

O desempenho empolga Ronald e a torcida visando 2024/25. O atleta trata a temporada que fez de forma muito positiva e projeta com otimismo o que vem pela frente.

–Vejo como muito positivo. Me adaptei rapidamente a forma de jogar da equipe, a cidade e com a filosofia aqui do clube. Me sinto muito identificado e creio que a próxima temporada será ainda melhor. Temos elenco para brigar pelo acesso.

De Corumbá para o mundo

Ronald traz consigo as características do futebol brasileiro. É destro e atua como ponta-direita. Leva consigo a mística do “joga bonito”, o que encanta os galeses. Isso vem de uma infância vivida nas ruas, com as brincadeiras e a felicidade eram acompanhadas da preocupação da avó.

Minha infância foi muito incrível. Eu brincava muito com meus amigos não tinha tempo nem hora para voltar para casa. Eram várias crianças no bairro onde moro e isso era incrível para mim. Amava poder estar com eles ali. Minha avó, falecida recentemente, ficava preocupada comigo porque eu ficava na rua brincando. Mas ela via a minha felicidade. Várias vezes eu nem ia para casa pra almoçar e jantar. Minha avó tinha que ir atrás de mim para poder comer.

Adaptado, pronto e nas graças da galera. Ronald inicia mais uma temporada pelo Swansea no dia 10 de agosto, contra o Middlesbrough. Guarde esse nome, pois ele ainda deve ser muito falado no futebol inglês.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.