Romelu Lukaku – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
373
Romelu Lukaku
Foto:Divulgação/Chelsea FC

Romelu Menama Lukaku Bolingoli, conhecido como Romelu Lukaku é um jogador de futebol profissional belga. A saber, nasceu no dia 13 de maio de 1993 em Antuérpia, Bélgica. Contudo, atualmente o centroavante joga no Chelsea. Em suma, Lukaku começou a jogar bola aos seis anos no Rupel Boom.

Romelu Lukaku – Início de carreira

Romelu Lukaku começou sua trajetória nos campos aos seis anos de idade. Assim, chegou ao primeiro clube de sua carreira, o Rupel Boom, em 1999. Entretanto, em 2003, o jogador ingressou no time KFC Wintan.

Posteriormente, o atacante teve passagem pelo Lierse, um clube local de sua cidade natal. O qual ele atuou por dois anos de 2004 à 2006.

Entretanto, em 2006, Lukaku era disputado por grandes clubes europeus desde as categorias de base. Contudo, o jogador movimentou o mercado da bola e chegou ao Anderlecht para jogar nas categorias de base.

Todavia, Romelu Lukaku, tornou-se profissional aos 16 anos, quando foi promovido ao time principal do Anderlecht, o maior Bélgica.

Trajetória, conquistas e highlights de Romelu Lukaku

A saber, em 13 de maio de 2009, Lukaku assinou um contrato profissional com o Anderlecht, que durou até 2012. Diante disso, onze dias depois, ele estreou na Primeira Divisão da Bélgica, em 24 de maio de 2009. no play-off do campeonato contra o Standard Liège aos 69 minutos, substituindo o zagueiro Víctor Bernárdez.

Assim, Lukaku tornou-se membro regular do primeiro time do Anderlecht durante a temporada 2009/10. Marcando seu primeiro gol em nível sênior contra Zulte Waregem aos 89 minutos, depois de substituir Kanu, em 28 de agosto de 2009. 

Posteriormente, o atacante terminou a temporada como o melhor marcador da Pro League com 15 gols, enquanto o Anderlecht conquistou seu 30º título belga. Ele também marcou quatro gols durante a corrida do clube aos últimos 16 da UEFA Europa League 2009/10. 

Ademais, durante a temporada 2010/11, Lukaku marcou 20 gols em todas as competições, mas o Anderlecht não conseguiu manter o título da liga apesar de terminar no topo da tabela durante a temporada regular.

Nesse ínterim, Lukaku já agitava o mercado de transferências com vários clubes da Europa interessados no jogador.  Principalmente por ser reconhecido pelo seu porte físico, tendo como principais características o cabeceio e o chute potente de perna esquerda.

Dessa forma, em 6 agosto de 2011, o Chelsea, venceu os rumores e, no mercado de transferências, os Blues venceram a concorrência e o jogador foi anunciado. 

Chelsea

Primeiramente, Lukaku ingressou no Chelsea, clube da Premier League, por uma taxa estimada em cerca de 12 milhões de euros, subindo para 20 milhões de euros em complementos. Ademais, o atleta recebeu a camisa número 18 e assinou um contrato de cinco anos.

Todavia, Romelu Lukaku estreou em Stamford Bridge na vitória por 3 a 1 sobre o Norwich City aos 83 minutos, substituindo Fernando Torres. Ele passou a maior parte da temporada jogando pelas reservas de Fernando Torres e Didier Drogba. 

Lukaku, começou sua primeira partida na Premier League em 13 de maio de 2012, contra o Blackburn Rovers, e se apresentou como um dos melhores jogadores, ajudando na abertura de John Terry. 

No entanto, na temporada 2011/12, Lukaku não fez uma boa campanha. No entanto, na temporada 2013/14, o jogador com as movimentações do mercado da bola, o atacante foi emprestado para o West Bromwich.

Empréstimos 

Entretanto, o jogador movimentou o mercado da bola e, assim, 10 de agosto de 2012, o Chelsea anunciou em seu site que o jovem atacante belga foi emprestado ao West Bromwich para ganhar mais experiência.

No entanto, mesmo sendo reserva em alguns jogos, foi o artilheiro do time na Premier League de 2012/13 com 17 gols. Assim, foi eleito o jogador do ano do time naquela temporada.

Posteriormente, com o fim do empréstimo, Lukaku, jogou duas partidas da Premier League pelo Chelsea no início da temporada 2013/14. O jogador foi suplente na Supercopa da UEFA de 2013, perdendo o pênalti decisivo, quando Manuel Neuer salvou seu chute e , assim o Chelsea perdeu para o Bayern de Munique.

Nesse ínterim, no último dia da janela, em 03 de setembro na temporada 2013/14, Lukaku foi emprestado pelo Chelsea por uma temporada ao Everton. 

Todavia, pelo clube de Liverpool, o jogador teve um bom inicio na Premier League, marcando 7 gols em seus oito primeiros jogos, sendo dois deles marcados contra o Liverpool, no empate de 3 x 3, na 12ª rodada. 

Contudo, Lukaku encontrou a rede quinze vezes em 31 jogos e assim, ajudou o Everton a chegar ao quinto lugar na classificação, com um recorde de 72 pontos na Premier League.

Everton

Primeiramente, diante das boas atuações do atacante pelo Everton. Em 30 de julho de 2014, Lukaku assinou um contrato de cinco anos com os Toffees por uma taxa recorde de 28 milhões de libras e recebeu a camisa número 10. Entretanto, o jogador deixou o Everton em 2017. Todavia, no período de 2013 a 2017, o jogador fez 166 jogos e 87 gols. 

Posteriormente, em 2018, um dos maiores acionistas do Everton, o milionário iraniano Farhad Moshiri, causou polêmica na Inglaterra, segundo o jornal britânico The Guardian, Moshiri disse que o belga não permaneceu no Everton porque foi enfeitiçado por ‘voodoo'.

Em contrapartida, quem não gostou nada da declaração foi o próprio Lukaku, que veio a público algumas horas depois dizer que processaria Moshiri por causa das declarações. 

Manchester United

Contudo, Lukaku agitou o mercado de transferências e se juntou ao Manchester United. Dessa maneira, no dia 10 de julho de 2017, assinou por cinco temporadas com o Manchester United.

Todavia, em sua estreia oficial, marcou o único gol do United na derrota por 2 a 1 para o Real Madrid, pela Supercopa da UEFA. Em sua estreia na Premier League de 2017/18, marcou dois gols na goleada por 4 x 0 sobre o West Ham

No entanto, na temporada 2018/19, estreou na temporada em duelo contra o Leicester, válido pela primeira rodada da Premier League. Ademais, o atleta marcou seu primeiro gol na rodada seguinte em derrota por 3 x 2 frente ao Brighton & Hove. No mais, em 2 de setembro, Lukaku marcou dois gols na vitória por 2 x 0 contra o Burnley.

Contudo, em agosto de 2019, a venda de Lukaku foi apoiada pela imprensa inglesa, com muitas críticas sobre seu sobrepeso e baixo rendimento. Assim, o jogador deixou o Manchester United e seguiu para o futebol italiano.

Inter de Milão

Em 8 de agosto de 2019, foi anunciado como novo jogador da Inter de Milão. Ademais, arcou seu primeiro gol pelos Nerazzurri no dia 26 de agosto, em goleada de 4 x 0 contra o Lecce, na estreia da Serie A de 2019/20.

Todavia, após a temporada 2020/21, o atacante da seleção belga deixou a Inter depois de duas temporadas de sucesso na Itália, tendo marcado 24 gols quando o time de Milão conquistou seu troféu da liga italiana, após 11 anos na última temporada.

Transferências e Mercado da Bola de Romelu Lukaku

Lukaku, é um jogador que está constantemente nos noticiários do mercado da bola e, assim, em 12 de agosto de 2021, retornou ao Chelsea, 10 anos depois, assinando um contrato de cinco anos

Por outro lado, continuou a atrair olhares e vários rumores com seu nome no mercado da bola. Entretanto, mesmo após esses rumores, o jogador chega ao Chelsea para a temporada 2021/22.

Seleção Belga

Romelu Lukaku, integra a Seleção Belga desde a equipe sub-15 em 2008. Entretanto, estreou pela seleção principal em 3 de março de 2010 em partida amistosa contra a Croácia aos 17 anos de idade.

Ademais, posteriormente, no mesmo ano, em 17 de novembro, anotou os dois gols da vitória por 2 x 0 também em amistoso contra a Rússia, os seus primeiros pela seleção.

Contudo, na Copa do Mundo FIFA de 2014 foi decisivo nas oitavas de final contra a Estados Unidos. Substituiu Divock Origi no início da prorrogação, fez a assistência para Kevin De Bruyne abrir o placar. Ademais, ele próprio marcar o segundo e garantir a classificação belga para as quartas de final.

Nesse ínterim, em uma partida amistosa contra o México, no dia 10 de novembro de 2017, Lukaku igualou-se no topo da artilharia com 30 gols ao lado dos compatriotas Bernard Voorhoof e Paul Van Himst, com dois gols no empate de 3 x 3. Lukaku chegou a marca atuando durante sete anos e num total de 64 jogos.

Todavia, no dia 14 de novembro de 2017, em uma partida amistosa contra o Japão, Lukaku marca o gol na vitória de 1 x 0, alcançando a artilharia isolada dos Diabos Vermelhos com 31 gols em 65 jogos.

Copa do Mundo de 2018

Entretanto, no dia 18 de junho de 2018, na estreia da seleção belga na Copa do Mundo, Lukaku marcou dois gols na vitória sobre o Panamá, o primeiro ao receber assistência de Kevin De Bruyne e o segundo ao ser lançado em profundidade por Eden Hazard.

Posteriormente, no segundo jogo, fez mais dois gols e se igualou a Cristiano Ronaldo, na goleada de 5 x 2 da Bélgica em cima da Tunísia.  Assim, em 2019 chegou aos 50 gols pela Seleção, na goleada de 9 x 0 contra San Marino, assegurando a Bélgica na Euro 2020.

Por fim, na Euro 2020, Lukaku jogou pela Seleção da Bélgica, chegando até as quartas-de-final da competição e, assim foram eliminados pela campeã Itália.